Exercícios sobre locução adjetiva
Nesta lista de exercícios, você testará seus conhecimentos sobre locuções adjetivas e sobre a flexão de adjetivos com questões conceituais e práticas sobre esse tema.
Publicado por: Guilherme VianaQuestões
-
Questão 1
A respeito da locução adjetiva, assinale a alternativa correta.
A) É uma expressão formada por duas ou mais palavras que exercem valor de adjetivo.
B) É uma palavra invariável que modifica o sentido de um verbo.
C) É toda expressão formada por verbo e por substantivo.
D) É um termo que substitui o substantivo na frase.
E) É sempre formada por apenas uma palavra derivada de substantivo.
Alternativa A.
A alternativa A está correta, pois a locução adjetiva é uma expressão com duas ou mais palavras que funciona como um adjetivo, caracterizando um substantivo na oração em que se encontra.
A alternativa B está errada, pois essa definição corresponde ao advérbio, que modifica verbo, adjetivo ou outro advérbio, e não à locução adjetiva.
A alternativa C está errada, pois a locução adjetiva pode ser formada por preposição + substantivo ou preposição + advérbio, e não necessariamente por toda expressão formada por verbo e por substantivo.
A alternativa D está errada, pois quem substitui o substantivo é, em geral, o pronome, e não a locução adjetiva.
A alternativa E está errada, pois a locução adjetiva não é formada por uma só palavra, já que o que a caracteriza é ser composta por mais de uma palavra.
-
Questão 2
Qual alternativa apresenta corretamente a diferença entre adjetivo e locução adjetiva?
A) O adjetivo e a locução adjetiva são sempre classes gramaticais idênticas, sem diferença de estrutura.
B) O adjetivo é sempre formado por preposição, enquanto a locução adjetiva nunca apresenta preposição.
C) O adjetivo é formado por uma palavra, enquanto a locução adjetiva é formada por duas ou mais palavras com valor de adjetivo.
D) A locução adjetiva só aparece em linguagem informal, enquanto o adjetivo só aparece em linguagem formal.
E) O adjetivo nomeia seres, enquanto a locução adjetiva indica ação.
Alternativa C.
A alternativa A está errada, pois há semelhança de função entre adjetivo e locução adjetiva, mas há diferença de estrutura: o adjetivo é uma palavra sozinha, enquanto a locução adjetiva é uma expressão.
A alternativa B está errada, pois o adjetivo costuma ser uma só palavra, e a locução adjetiva, em muitos casos, pode apresentar preposição.
A alternativa C está certa, pois o adjetivo é uma palavra que caracteriza outro termo na oração, e a locução adjetiva é formada por duas ou mais palavras que equivalem a um adjetivo.
A alternativa D está errada, pois tanto adjetivos quanto locuções adjetivas podem aparecer em diferentes contextos de uso, formais ou informais.
A alternativa E está errada, pois quem nomeia seres é o substantivo, e quem indica ação é o verbo.
-
Questão 3
Sobre a formação da locução adjetiva, assinale a alternativa correta.
A) Ela é formada, em geral, pela combinação de substantivo e de verbo.
B) Ela é formada, em geral, pela combinação de preposição com substantivo ou com advérbio.
C) Ela é formada apenas por pronome e por adjetivo.
D) Ela é formada exclusivamente por duas preposições.
E) Ela é formada somente por advérbios terminados em “-mente”.
Alternativa B.
A alternativa A está errada, pois substantivo + verbo não corresponde à formação típica da locução adjetiva.
A alternativa B está correta, pois a locução adjetiva costuma ser formada por preposição + substantivo ou preposição + advérbio.
A alternativa C está errada, pois pronome e adjetivo não constituem a estrutura regular da locução adjetiva.
A alternativa D está errada, pois duas preposições juntas não formam, por si só, uma locução adjetiva.
A alternativa E está errada, pois advérbios terminados em “-mente” são apenas um tipo de advérbio e não definem a estrutura da locução adjetiva.
-
Questão 4
(Ibade)
O IMPACTO DA TECNOLOGIA EM NOSSAS VIDAS
Vivemos o ápice da influência tecnológica no mundo e não tem como negar. Estamos conectados o tempo todo, seja pelo celular ou computador. O impacto da tecnologia em nossas vidas é extremamente visível. Mas, isso é algo bom ou ruim?
A tecnologia facilita muito a nossa rotina e é um ótimo entretenimento. Com apenas uns cliques, compartilhamos coisas pessoais, entramos em contato com aquele parente distante, descobrimos uma nova música e assistimos a vários episódios de determinada série, mesmo off-line.
Conseguimos armazenar milhares de músicas na palma de nossas mãos, temos televisões com a maior definição de imagem existente, guardamos todos os tipos de fotos e documentos pessoais na nuvem e podemos acessá-los a qualquer hora e em qualquer lugar.
Há alguns anos, não tínhamos o hábito de olhar o celular assim que acordávamos, ou passar a noite inteira em claro vagando pelas redes sociais. Hoje em dia, se uma tragédia acontecer há milhares de quilômetros de distância de onde estamos, sabemos instantaneamente. A tecnologia modificou completamente nosso cotidiano, trazendo muitos benefícios e alguns malefícios também.
O lado ruim é que estamos tão ligados nas nossas vidas on-line, que esquecemos de manter o contato off-line. Não prestamos mais atenção no mundo a nossa volta, não conversamos mais pessoalmente.
Por recebermos tantas informações o tempo todo, tornamo-nos mais desatentos. Parece que não podemos ficar sem encontrar coisas novas, é um pecado deixar o celular de lado, ficamos dependentes dessa conexão.
Outros pontos ruins são os problemas de visão que foram desenvolvidos nos últimos anos por ficar muito tempo vendo a tela do celular e os problemas de audição por ouvir coisas muito altas no fone de ouvido.
A obesidade também é um fator que vem encadeando essas mudanças de hábito. As pessoas ficam a maior parte de seu tempo sentadas, por conta da comodidade de comprar on-line, não precisam mais ir até a loja, nem sair para pedir o almoço, pois existem vários aplicativos para isso.
Segundo a OMS, o sedentarismo está presente em 23% dos adultos; já nos mais jovens, esse índice é de 81%. Consequência direta do uso de videogames, celulares e computadores.
É importante ter um planejamento de quantas horas por dia você vai dedicar à tecnologia, para não perder o foco e a produtividade. Apesar de ser algo incrível, ela também pode trazer consequências sérias e permanentes a nossa saúde. Como todas as outras coisas, ela deve ser apreciada com moderação.
Disponível em: https://www.madeinweb.com.br/o-impacto-da-tecnologia-em-nossas -vidas/Adaptado
"A obesidade também é um fator que vem encadeando essas mudanças de hábito".
A expressão destacada, morfologicamente é um(a):
A) Aposto explicativo.
B) Adjetivo preposicionado.
C) Locução adjetiva.
D) Locução adverbial.
E) Locução verbal.
Alternativa C.
A alternativa A está errada, pois aposto é um termo que explica, resume ou especifica outro substantivo, o que não é o caso da expressão destacada.
A alternativa B está errada, pois não é uma palavra apenas, mas duas em conjunto exercendo a função de adjetivo. Assim, não é um adjetivo.
A alternativa C está correta, pois o termo “de hábito” tem função de adjetivo, qualificando “mudanças”. Por ser composto de uma preposição e de um adjetivo, é uma locução adjetiva.
A alternativa D está errada, pois a locução adverbial exerce valor de advérbio, não sendo o caso da expressão destacada.
A alternativa E está errada, pois a locução verbal exerce valor de verbo, e não de adjetivo, como no caso da expressão destacada.
-
Questão 5
(Fundatec)

No trecho “as necessidades do momento” (l. 24), temos uma locução adjetiva que poderia ser substituída pelo adjetivo momentâneo. Assinale a alternativa que apresenta o par INCORRETO de locução adjetiva e adjetivo que tenham o mesmo sentido.
A) De boca – bucal.
B) De anjo – angelical.
C) De aluno – docente.
D) De cidade – urbano.
E) De campo – rural.
Alternativa C.
A alternativa C deve ser assinalada, pois apresenta o par INCORRETO, conforme pedido no enunciado. “Docente” é um termo relativo a “professor”. O termo esperado para “de aluno” seria “discente”.
As alternativas A, B, D e E não devem ser assinaladas, pois apresentam pares corretos entre locução adjetiva e adjetivo.
-
Questão 6
(Ameosc)
Amazônia e Pantanal têm piores queimadas das últimas duas décadas, alerta agência europeia
A Amazônia e o Pantanal, dois dos mais importantes biomas brasileiros, sofrem as piores queimadas dos últimos 20 anos.
Essa é a principal conclusão de um novo relatório publicado pelo Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus (Cams, na sigla em inglês), uma agência que integra o programa espacial da União Europeia.
De acordo com os dados, divulgados no domingo (22/9), as emissões de carbono nessas duas regiões estão "consistentemente acima da média" — e chegam até a superar os recordes observados desde o início dos registros.
Ainda segundo o estudo do Cams, os incêndios florestais são o principal fator por trás desse aumento das emissões.
A agência calcula que, entre 1º de janeiro e 19 de setembro de 2024, o Brasil emitiu 183 megatoneladas de carbono na atmosfera.
Esse número é similar ao observado em 2007, ano em que o país teve o recorde na emissão de gases relacionados ao aquecimento do planeta e às mudanças climáticas.
Das emissões registradas em 2024, 65 megatoneladas de carbono — ou um terço do total acumulado no ano todo — foram parar na atmosfera somente em setembro, quando as queimadas se intensificaram e geraram grande preocupação nacional e internacional.
(https://www.bbc.com/portuguese/articles/cr5423pgvd9o)
"A Amazônia e o Pantanal, dois dos mais importantes biomas brasileiros, sofrem as piores queimadas dos últimos 20 anos." O adjetivo destacado pode ser substituído pela locução adjetiva 'do Brasil'.
Identifique abaixo a opção em que o adjetivo não foi substituído corretamente pela locução adjetiva.
A) Chá vesperal = chá da tarde.
B) Armas bélicas = armas de guerra.
C) Tônico capilar = tônico de cabelo.
D) Chuva estival = chuva de estiagem.
Alternativa D.
A alternativa D deve ser assinalada, pois apresenta um par INCORRETO, como foi solicitado no enunciado. “Estival” significa “relativo ao verão”. Já “de estiagem” remete ao período de seca, e não ao verão em si.
As alternativas A, B e C não devem ser assinaladas, pois apresentam pares corretos entre adjetivo e locução adjetiva.
-
Questão 7
(IDCAP) Locução adjetiva é a união de dois ou mais vocábulos que equivalem a um único adjetivo. Houve substituição da locução adjetiva pelo respectivo adjetivo, EXCETO:
A) Olhos de águia = olhos aquilinos.
B) Pão com manteiga = pão amanteigado.
C) Sonho de ouro = sonho áureo.
D) Prejuízo sem recuperação = prejuízo recuperável.
E) Raios de sol = raio solares.
Alternativa D.
A alternativa D deve ser assinalada, pois apresenta o par INCORRETO, como foi solicitado no enunciado. “Sem recuperação” significa o oposto de “recuperável”, sendo “sem recuperação” a locução adjetiva de “irrecuperável”.
As alternativas A, B, C e E não devem ser assinaladas, pois apresentam pares corretos entre locução adjetiva e adjetivo.
-
Questão 8
(IDCAP, 2023) Assinale a alternativa em que a locução adjetiva não corresponde ao adjetivo:
A) De cidade - citadino.
B) De virgem - viperino.
C) De chuva - pluvial.
D) De filho - filial.
E) Do campo - rural.
Alternativa B.
A alternativa B deve ser assinalada, pois apresenta o par INCORRETO, conforme pedido no enunciado. “Viperino” é aquilo que é “relativo à víbora”. O adjetivo para a locução “de virgem” seria “virginal”.
As alternativas A, C, D e E não devem ser assinaladas, pois apresentam pares corretos entre locução adjetiva e adjetivo.
-
Questão 9
(FGV) As frases a seguir mostram uma locução adjetiva introduzida pela preposição sem; assinale a opção em que a substituição dessa locução por um adjetivo de valor equivalente foi feita de forma adequada.
A) Cartas sem autoria declarada são sempre mal recebidas / desautorizadas.
B) Os poços sem água são de pouca serventia para a lavoura / áridos.
C) Foram deixados muitos problemas sem solução / insolúveis.
D) O governo tomou muitas atitudes sem nexo / desconexas.
E) Com os fogos de artifício, o campo ficou sem visão / invisível.
Alternativa C.
A alternativa A está incorreta, pois “desautorizadas” significa “sem autorização”, e não “sem autoria declarada”.
A alternativa B está incorreta, pois “árido” é um adjetivo que qualifica terreno, clima ou região secos, mas não é sinônimo de “sem água”.
A alternativa C está correta, pois “insolúveis” é o adjetivo equivalente da locução “sem solução”.
A alternativa D está incorreta, pois “desconexas” remete à falta de conexão ou encadeamento, e não à locução “sem nexo”.
A alternativa E está incorreta, pois “invisível” é o que não pode ser visto, o que é diferente da locução “sem visão”.
-
Questão 10
(Instituto Consulplan, 2021)
Poluição visual: entenda seus impactos
Poluição visual é o excesso de elementos visuais criados pelo homem que são espalhados, geralmente, em grandes cidades e que promovem certo desconforto visual e espacial. Esse tipo de poluição pode ser causado por anúncios, propagandas, placas, postes, fios elétricos, lixo, torres de telefone, entre outros.
A poluição visual, que atua junto com a poluição luminosa, está muito presente nos grandes centros urbanos por conta da enorme quantidade de anúncios publicitários e sua não harmonia com o ambiente, desviando exageradamente a atenção dos habitantes.
Além dos danos estéticos, este tipo de poluição pode ser perigoso para motoristas e outras pessoas. Um prédio feito de vidro pode refletir a luz do sol, criando uma poluição visual que obstrui a visão de quem guia veículos nas vias. Também os anúncios publicitários situados perto de malhas viárias podem distrair os motoristas enquanto dirigem, causando acidentes.
Problemas como estresse e desconforto visual também estão relacionados com a poluição visual. Um estudo recente da Universidade A&M, do Texas, nos EUA, demonstrou como a poluição visual está relacionada a esses problemas. Depois de ter realizado situações estressantes, as pessoas estudadas utilizaram dois tipos de avenidas: uma em direção ao interior com poucos ou nenhum anúncio publicitário e a outra cheia de anúncios e demais elementos que são causas de poluição visual. Os níveis de estresse diminuíram rapidamente nos indivíduos que utilizaram o primeiro tipo de avenida, enquanto permaneceu alta naqueles que utilizaram o segundo tipo.
Outros danos negativos do excesso de anúncios publicitários são o incentivo ao consumo, que pode gerar problemas, como obesidade, tabagismo, alcoolismo e o aumento de geração de resíduos (seja por conta do anúncio em si ou do descarte dos produtos oferecidos pela publicidade). [...]
Aqui no Brasil é fácil perceber o impacto da poluição visual em épocas de eleições. Além do estresse e do incômodo gerados pela propaganda eleitoral, o peso ambiental da distribuição de panfletos com o número dos candidatos (o famoso “santinho”) é imenso. [...]
Para inibir ou controlar esse tipo de poluição, uma possibilidade é criação de leis regulamentando o uso de anúncios publicitários, que são os principais causadores desse tipo de dano. Em São Paulo e em algumas outras cidades, houve a implantação de regulamentações, que ordenam a paisagem do município e visam equilibrar os elementos que compõem a paisagem urbana, restringindo a publicidade externa como outdoors, faixas, cartazes e totens.
(Poluição visual: entenda seus impactos. Texto adaptado. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/2738-poluicao-visual. Acesso em: 20/01/2019.)
Em qual das orações, a locução adjetiva NÃO corresponde ao adjetivo informado?
A) Ele tem uma cabeça de velho. (senil)
B) Maria exerce um trabalho de mestre. (magistral)
C) O índice de chuva aumentou nos últimos dias. (fluvial)
D) Meu filho amanheceu com dor de garganta hoje. (gutural)
Alternativa C.
A alternativa C deve ser assinalada, pois apresenta o par INCORRETO, como foi solicitado no enunciado. O adjetivo “fluvial” corresponde à locução “de rio”. O adjetivo para a locução “de chuva” seria “pluvial”.
As alternativas A, B e D não devem ser assinaladas, pois apresentam pares corretos entre locução adjetiva e adjetivo.
-
Questão 11
(FGV) Assinale a opção que relaciona de modo incorreto o adjetivo à locução adjetiva destacada.
A) Pessoas que não se contentavam com o que tinham - descontentes.
B) Uma ferida que não se apagava - indelével.
C) Havia algo em sua imagem que não se podia distinguir - indistinguível.
D) Tinha a característica de alguém que não se irrita com facilidade – irascível.
E) Água e álcool são elementos que não se misturam - imiscíveis.
Alternativa D.
A alternativa D deve ser assinalada, pois apresenta o par INCORRETO, como solicitado no enunciado. O adjetivo “irascível” significa justamente “que se irrita com facilidade”.
As alternativas A, B, C e E não devem ser assinaladas, pois apresentam pares corretos entre locução adjetiva e adjetivo.
-
Questão 12
(Ibade)
EU ME DEMITO: fenômeno da grande resignação chega ao Brasil.
Camuflados por uma fila de 13 milhões de desempregados, brasileiros pedem demissão em ritmo recorde: meio milhão por mês.
Por Marcelo Soares | Edição: Tássia Kastner
11/02/2022
Pedir demissão no meio de uma crise econômica e sanitária parece aquele tipo de luxo reservado a trabalhadores ricos de países desenvolvidos. Todo mês, mais de 4 milhões de americanos passaram a deixar seus empregos voluntariamente, num fenômeno que ganhou nome próprio: Great Resignation (“grande resignação”).
Trata-se de um exército de trabalhadores urbanos, majoritariamente jovens – com menos de 30 anos – e do setor de serviços. Fica mais fácil para quem mora em um país cujo índice de desemprego é virtualmente zero: lá a desocupação está em 3,9%. É o oposto do cenário brasileiro. Aqui, 13 milhões estão em busca de trabalho, e a taxa de desemprego, ainda que em queda, continua acima dos dois dígitos, ao redor de 13%.
E, mesmo assim, o Brasil também vive sua grande resignação. Todos os meses, quase 500 mil trabalhadores jogam seus crachás pela janela e dão fim ao emprego que tinham – sem levar nenhuma vantagem além de sair da empresa, pois essa modalidade de demissão não libera o FGTS. É o dobro do registrado nos anos anteriores à pandemia, de acordo com o estudo encomendado pela Você S/A ao estúdio de inteligência de dados Lagom Data.
A Lagom analisou quase 188 milhões de registros de movimentações trabalhistas do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), entre 2016 e novembro de 2021, dado mais recente disponível na conclusão desta reportagem.
E os números mostram que Brasil e EUA viveram um movimento semelhante: antes de 2020, havia uma certa estabilidade no número de pedidos de demissão voluntária. Logo após o início da pandemia, trabalhadores se seguraram nos seus empregos – até porque as empresas estavam demitindo a rodo à medida que fechavam as portas de forma temporária ou definitiva. Mas tão logo a fase aguda da crise passou, trabalhadores decidiram assumir as rédeas de suas carreiras e deram adeus a seus chefes.
É tanta gente pedindo as contas no Brasil que, em um ano, os pedidos de demissão representam uma rotatividade de 15% nas vagas com carteira. O número total é ainda maior, já que o estudo foi feito com base exclusivamente nos desligamentos a pedido. Existem ainda as demissões por comum acordo, autorizadas pela reforma trabalhista de 2017 – e essas não ficam contabilizadas como voluntárias.
Os dados oficiais são apenas numéricos. Não registram os motivos que levam tanta gente a pedir demissão. Para entender melhor o que se passa, ouvimos especialistas – e também trabalhadores que decidiram pedir as contas em meio à nossa “grande resignação”.
Dá para resumir em três pontos o que leva uma pessoa a se demitir: ganhar um salário melhor, mudar-se para um ambiente de trabalho mais saudável e dar um upgrade na qualidade de vida. Os três pontos não são excludentes. Mas essas motivações são mais frequentes quando existem mais vagas disponíveis do que gente para trabalhar. E Ana Cristina Limongi-França, professora de economia da FEA/USP e da FIA, detectou foi o seguinte: o advento do home office deu uma força para quem sonha com mais dinheiro ou mais tempo livre, mesmo que numa realidade de desemprego em alta.
“Houve mais oportunidades de trabalho [remoto] especialmente no setor de serviços e atendimento”, diz Ana Cristina. Ela é coautora de um estudo sobre o impacto da qualidade de vida no trabalho, e como esse fator leva a pedidos de demissão.
[...]
Proporcionalmente, a atividade com maior volume de saídas voluntárias foi o telemarketing, em que o número de pedidos de demissão representa 18,7% do total de vagas formais ao final de 2020. […]
https://vocesa.abril.com.br/economia
“[...] uma certa estabilidade no número de pedidos de demissão voluntária.” 5º§
A palavra sublinhada na frase acima corresponde à locução “de boa vontade”. Marque a alternativa em que a locução adjetiva não corresponde ao adjetivo destacado.
A) A energia eólica é um tipo de energia renovável. (de vento)
B) Foi construído um esgoto pluvial naquele povoado. (relativo à chuva)
C) As fake news enganam o eleitor incauto. (sem cautela)
D) Aquela empresa tem um projeto inédito de inclusão. (sem editor)
E) Foi encontrado material bélico naquela estação de trem. (de guerra)
Alternativa D.
A alternativa D deve ser assinalada, pois apresenta o par INCORRETO, como solicitado no enunciado. O adjetivo “inédito” não significa “sem editor”, e sim “sem publicação”.
As alternativas A, B, C e E não devem ser assinaladas, pois apresentam pares corretos entre adjetivo e locução adjetiva.