Exercícios sobre período simples e composto
Esta lista de exercícios sobre período simples e composto vai testar seus conhecimentos sobre o tema e a revisar, também, o que você aprendeu sobre coordenação e subordinação.
Publicado por: Warley SouzaQuestões
-
Questão 1
(Fumarc)
Nos períodos compostos, podemos ter uma oração subordinada substantiva subjetiva
que funciona como sujeito da oração principal.
Indique a opção que comprova a afirmação acima.
A) É importante preservar a Floresta Amazônica.
B) Espero que você volte logo.
C) O prédio que estava condenado foi demolido ontem.
D) Temos convicção de que você será aprovado.
Alternativa A.
Justificativa:
A oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo “preservar a Floresta Amazônica” exerce função do sujeito da oração principal “É importante”. No mais, temos oração subordinada objetiva direta (alternativa B), oração subordinada adjetiva restritiva (alternativa C) e oração subordinada objetiva indireta (alternativa D).
-
Questão 2
(Facape)
Em defesa dos adjetivos
Muitas vezes nos mandam cortar nossos adjetivos. O bom estilo, conforme dizem, sobrevive perfeitamente sem eles; bastariam o resistente arco dos substantivos e a flecha
dinâmica e onipresente dos verbos. Contudo, um mundo sem adjetivos é triste como um hospital no domingo. A luz azul se infiltra pelas janelas frias, as lâmpadas fluorescentes emitem um murmúrio débil.
Substantivos e verbos bastam apenas a soldados e líderes de países totalitários. Pois o adjetivo é o imprescindível avalista da individualidade de pessoas e coisas. Vejo uma pilha de melões na bancada de uma quitanda. Para um adversário dos adjetivos, não há dificuldade: “Melões estão empilhados na bancada da quitanda”. Todavia um dos melões é pálido como a tez de Talleyrand quando discursou no Congresso de Viena; outro é verde, imaturo, cheio de arrogância juvenil; outro ainda tem faces encovadas e está perdido num silêncio profundo e fúnebre, como se não suportasse a saudade dos campos da Provença. [...].
ZAGAJEWSKI, Adam. Piauí. N. 52, jan. 2011. p. 47.
A periodização é um recurso discursivo importante na construção do texto escrito em prosa. No primeiro parágrafo do texto, existe(m):
A) Um período.
B) Cinco períodos.
C) Dois períodos.
D) Três períodos.
E) Quatro períodos.
Alternativa E.
Justificativa:
Período 1: “Muitas [...] adjetivos”.
Período 2: “O bom estilo, [...] dos verbos”.
Período 3: “Contudo, [...] no domingo”.
Período 4: “A luz azul [...] murmúrio débil”.
-
Questão 3
(UFLA)
Como e por que evitar o desperdício
Um terço de toda a comida produzida no mundo vai para o lixo. Há perdas no campo, no transporte, no armazenamento e no processo culinário. Por outro lado, 870 milhões de pessoas vivem na insegurança alimentar. Todos os dias, uma de cada oito vai dormir com fome. Reduzir o desperdício pode mudar essa equação, porque o problema da fome não é a falta de alimento. É a falta de gestão pública e privada. Cada um pode fazer sua parte para uma balança mais justa.
Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/como-evitar-desperdicio-seguranca-alimentar-bons-fluidos-752309.shtml (Fragmento). Acesso em 20/05/2016.
Releia o trecho:
“Reduzir o desperdício pode mudar essa equação, porque o problema da fome não é a falta de alimento. É a falta de gestão pública e privada. Cada um pode fazer sua parte para uma balança mais justa.”
Para estabelecer uma relação direta entre os períodos, pode-se substituir o ponto-final entre eles pelos seguintes conectores, respectivamente:
A) mas; assim.
B) porém; embora.
C) mas também; desse modo.
D) e também; por conseguinte.
Alternativa A.
Justificativa:
A substituição sugerida: “Reduzir o desperdício pode mudar essa equação, porque o problema da fome não é a falta de alimento, mas a falta de gestão pública e privada, assim cada um pode fazer sua parte para uma balança mais justa.”
-
Questão 4
(Unimontes)
Trabalhar e sofrer
“O trabalho enobrece” é uma dessas frases feitas que a gente repete sem refletir no que significam, feito reza automatizada. Outra é “A quem Deus ama, ele faz sofrer”, que fala de uma divindade cruel, fria, que não mereceria uma vela acesa sequer. Sinto muito: nem sempre trabalhar nos torna mais nobres, nem sempre a dor nos deixa mais justos, mais generosos. O tempo para contemplação da arte e da natureza, ou curtição dos afetos, por exemplo, deve enobrecer bem mais. Ser feliz, viver com alguma harmonia, há de nos tornar melhores do que a desgraça. A ilusão de que o trabalho e o sofrimento nos aperfeiçoam é uma ideia que deve ser reavaliada e certamente desmascarada.
[...]
E, se o luxo desse tempo existe, eu o emprego para ser, para viver, ou para correr atrás de mais um trabalho a fim de pagar dívidas nem sempre necessárias? Ou apenas não me sinto bem ficando sem atividade, tenho de me agitar sem vontade, rir sem alegria, gritar sem entusiasmo, correr na esteira além do indispensável para me manter sadio, vagar pelos shoppings quando nada tenho a fazer ali e já comprei todo o possível — muito mais do que preciso, no maior número de prestações que me ofereceram? E, quando tenho momentos de alegria, curto isso ou me preocupo: algo deve estar errado?
Servos de uma culpa generalizada, fabricamos caprichosamente cada elo do círculo infernal da nossa infelicidade e alienação. Essas frases feitas, das quais aqui citei só duas, podem parecer banais. Até rimos delas, quando alguém nos leva a refletir a respeito. Mas na verdade são instrumento de dominação de mentes: sofra e não se queixe, não se poupe, não se dê folga, mate-se trabalhando, seja humilde, seja pobre, sofrer é nosso destino, darás à luz com dor — e todo o resto da tola e desumana lavagem cerebral de muitos séculos, que a gente em geral nem questiona mais.
Lya Luft, Veja, 20/1/2010.
“E, se o luxo desse tempo existe, eu o emprego para ser, para viver, ou para correr atrás de mais um trabalho a fim de pagar dívidas nem sempre necessárias?”
Sobre a construção sintática do período acima e as relações sintático-semânticas entre as orações que o compõem, estão corretas todas as afirmativas abaixo, EXCETO
A) a oração “E [...] eu o emprego” classifica-se como principal.
B) a oração iniciada por “se” exprime um fato hipotético.
C) trata-se de um período composto por subordinação, apenas.
D) quatro orações do período exprimem finalidade em relação à sua principal.
Alternativa C.
Justificativa:
Existe coordenação entre as seguintes orações: “eu o emprego para ser”, “eu o emprego para viver”, “ou eu o emprego para correr atrás de mais um trabalho”.
-
Questão 5
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
( ) O período simples possui apenas uma oração.
( ) O período simples possui apenas um verbo ou uma locução verbal.
( ) O período simples é uma frase sem verbo.
A sequência correta é:
A) V, V, F.
B) F, V, V.
C) V, F, F.
D) V, F, V.
E) F, V, F.
Alternativa A.
Justificativa:
A oração é uma frase com verbo. Já o período é formado por uma ou mais orações. O período simples possui apenas um verbo ou locução verbal, ou seja, apenas uma oração. Todo período apresenta verbo.
-
Questão 6
Analise estas afirmações:
I. O período composto é formado por duas ou mais orações.
II. Existe apenas período composto por subordinação.
III. Existe apenas período composto por coordenação.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I, II e III.
-
Questão 7
Assinale a alternativa que apresenta um período simples.
A) Vi algo suspeito e chamei o detetive.
B) Lembrei que você não estava aqui.
C) O pequeno colibri visitou-nos hoje.
D) Trabalhou para comprar um computador.
E) Muita atenção, Astrogildo!
Alternativa C.
Justificativa:
O período simples apresenta apenas um verbo ou uma locução verbal. Portanto, são períodos compostos: “Vi algo suspeito e chamei o detetive”, “Lembrei que você não estava aqui” e “Trabalhou para comprar um computador”. Já “Muita atenção, Astrogildo” é apenas uma frase, pois não possui verbo.
-
Questão 8
Assinale a alternativa que apresenta um período composto.
A) Linda viajava todo mês de agosto.
B) Venha comigo ou fique em casa.
C) O professor explicou a matéria.
D) Com vinte anos, leu cinco romances de Machado de Assis.
E) Assistiu ao filme A cor púrpura na casa de sua tia Loreta.
Alternativa B.
Justificativa:
O período composto apresenta dois ou mais verbos. Portanto, são períodos simples: “Linda viajava todo mês de agosto”, “O professor explicou a matéria”, “Com vinte anos, leu cinco romances de Machado de Assis” e “Assistiu ao filme A cor púrpura na casa de sua tia Loreta”.
-
Questão 9
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
( ) O período composto possui apenas uma oração.
( ) O período composto por subordinação apresenta oração principal.
( ) O período composto por coordenação pode ou não apresentar conjunção.
A sequência correta é:
A) V, V, F.
B) F, V, V.
C) V, F, F.
D) V, F, V.
E) F, V, F.
Alternativa B.
Justificativa:
O período composto possui duas ou mais orações. Se for composto por subordinação, apresenta oração principal e oração subordinada à principal. O período composto por coordenação pode ou não apresentar conjunção. As orações coordenadas assindéticas não apresentam conjunção, já as orações coordenadas sindéticas possuem conjunção.
-
Questão 10
Analise este enunciado:
Alice foi à prefeitura e descobriu que seu ex-amigo trabalhava lá.
Esse período pode ser assim classificado:
A) período composto por coordenação, apenas.
B) período composto por subordinação, apenas.
C) período simples com oração intercalada.
D) período composto por coordenação e subordinação.
E) Período simples de caráter sindético e adversativo.
Alternativa D.
Justificativa:
O período é composto, pois apresenta três orações: “Alice foi à prefeitura” (oração coordenada); “e descobriu” (oração coordenada aditiva em relação à anterior e principal em relação à posterior); e “que seu ex-amigo trabalhava lá” (oração subordinada substantiva objetiva direta em relação à oração principal “e descobriu”). Desse modo, temos um período composto por coordenação e subordinação ao mesmo tempo.
-
Questão 11
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
( ) O período pode ser composto por orações subordinadas substantivas, adjetivas ou adverbiais.
( ) O período pode ser composto por orações coordenadas assindéticas ou sindéticas.
( ) O período simples é composto por uma oração absoluta.
A sequência correta é:
A) V, V, F.
B) F, V, V.
C) V, F, F.
D) V, V, V.
E) F, V, F.
Alternativa D.
Justificativa:
As orações subordinadas que compõem um período composto podem substantivas, adjetivas ou adverbiais. As orações coordenadas que compõem um período composto podem ser assindéticas (sem conjunção) ou sindéticas (com conjunção). Por fim, o período simples é composto por apenas uma oração, chamada de oração absoluta.
-
Questão 12
Quincas Borba calou-se de exausto, e sentou-se ofegante. Rubião acudiu, levando-lhe água e pedindo que se deitasse para descansar; mas o enfermo, após alguns minutos, respondeu que não era nada. Perdera o costume de fazer discursos, é o que era. E, afastando com o gesto a pessoa de Rubião, a fim de poder encará-la sem esforço, empreendeu uma brilhante descrição do mundo e suas excelências. Misturou ideias próprias e alheias, imagens de toda sorte, idílicas, épicas, a tal ponto que Rubião perguntava a si mesmo como é que um homem, que ia morrer dali a dias, podia tratar tão galantemente aqueles negócios.
MACHADO DE ASSIS. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
Após ler o parágrafo acima, extraído do romance Quincas Borba, de Machado de Assis, analise estas afirmações:
I. O fragmento possui cinco períodos.
II. O primeiro período do fragmento é composto por coordenação.
III. O excerto apresenta, pelo menos, um período simples.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
A) I apenas.
B) II apenas.
C) III apenas.
D) I e II apenas.
E) I, II e III.
Alternativa D.
Justificativa:
O trecho do romance possui os seguintes períodos: “Quincas Borba [...] ofegante” (período 1); “Rubião acudiu, [...] não era nada” (período 2); “Perdera [...], é o que era” (período 3); “E, afastando [...] e suas excelências” (período 4); e “Misturou ideias [...] galantemente aqueles negócios” (período 5).
O período 1 (“Quincas Borba calou-se de exausto, e sentou-se ofegante”) apresenta orações coordenadas, sendo coordenada sindética aditiva “e sentou-se ofegante”. No excerto, não há período simples, todos são compostos, ou seja, apresentam mais de uma oração.