Exercícios sobre o pronome relativo “quem”
Assinale a sentença incorreta:
a) O homem perdeu a esposa, a quem tanto amava.
b) Ficou decepcionado com o amigo, a quem admirava.
c) O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala.
d) Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
e) Este é Chico, meu cachorro, a quem considero como fiel escudeiro.
Alternativa “d”. Quando o pronome relativo “quem” surgir na oração com emprego absoluto, isto é, sem fazer referência ao antecendente, a vírgula não deverá ser empregada entre o “quem” e o segundo verbo com o qual o pronome concordará = Quem com ferro fere com ferro será ferido.
Sobre o pronome relativo quem, estão corretas as seguintes proposições:
I. O pronome relativo “quem” só não será precedido de preposição quando ele exercer função de sujeito da oração. Nessa situação, ele terá o mesmo valor de o que, a que, os que, as que, aquele que, aquela que, aqueles que, aquelas que.
II. O pronome relativo “quem”, ao contrário dos demais pronomes, não estabelece ligação com o termo antecedente. O “quem” possui valor absoluto e, dessa maneira, não precisa retomar uma palavra expressa anteriormente.
III. O pronome relativo “quem” se refere a um termo – que pode ser um substantivo ou pronome –, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.
IV. O pronome relativo sempre será precedido de uma preposição (exceto quando for sujeito da oração), inclusive quando exercer função de objeto direto. Nessa situação, teremos o chamado objeto direto preposicionado.
V. O pronome relativo “quem” deve ser empregado apenas quando fizer referência a pessoas. Para coisas personificadas, prefira o pronome demonstrativo “isto”.
a) I, III, IV.
b) II e V.
c) II, III e V.
d) I e IV.
e) Todas estão corretas.
Alternativa “a”. O pronome “quem”, assim como os demais pronomes relativos, exerce a função sintática de retomar um termo expresso anteriormente na oração, chamado de “antecedente”. Além disso, o pronome relativo “quem” pode ser empregado para fazer referência a pessoas e coisas personificadas.
Assinale a única alternativa em que o uso do pronome relativo “quem” esteja correto.
a) Ela é minha principal funcionária, sem quem não consigo me organizar.
b) Estes são meus livros, com quem posso estudar e aprender.
c) Amigos são verdadeiros anjos, com quem podemos sempre contar.
d) A moça quem vi ontem no shopping estuda na minha faculdade.
Alternativa “c”. Na alternativa “a”, a expressão “sem quem”, responsável pelo efeito de cacofonia, deve ser substituída pela expressão equivalente “sem a qual”. Na alternativa “b”, o pronome relativo “quem” está retomando um antecedente que faz referência um um objeto, livros, contrariando a regra que determina o uso do “quem” apenas quando esse fizer referência a pessoas ou coisas personificadas. Na alternativa “d”, o pronome relativo “quem” exige a preposição “a”, atuando como objeto direto preposicionado: A moça a quem vi ontem no shopping estuda na minha faculdade.
Empregue o pronome relativo acompanhado ou não de preposição:
I. O rapaz _______ falei estuda na mesma sala que você.
II. O homem perdeu a esposa, a _______ tanto amava.
III. Foi ela _______ me trouxe presentes.
IV. Ele _______ me avisou sobre o concurso.
V. As pessoas _______ trabalho são agradáveis.
Na ordem, devem ser empregados:
a) com quem – quem – quem – a quem – de quem.
b) de quem – qual – a que – quem – cujo.
c) quem – a quem – quem – quem – com quem.
d) sobre o qual – quem – a que – que – com as quais.
e) de quem – a quem – quem – quem – com quem.
Alternativa “e”.