Exercícios sobre tempos e modos verbais

Esta lista de exercícios sobre tempos e modos verbais ajudará você a praticar tudo o que aprendeu sobre as flexões dos verbos em diferentes situações.

Publicado por: Guilherme Viana

Questões

  1. Questão 1

    Sobre a noção geral de tempo verbal, é correto afirmar que:

    A) o tempo verbal indica apenas a modalidade do processo verbal.

    B) o tempo verbal se relaciona exclusivamente com a continuidade da ação.

    C) o tempo verbal situa o processo em relação ao momento da fala.

    D) o tempo verbal determina a transitividade do verbo na oração.

    E) o tempo verbal marca a voz verbal (ativa, passiva, reflexiva).

  2. Questão 2

    O modo indicativo se caracteriza por:

    A) expressar ordem, pedido ou conselho.

    B) expressar certeza ou precisão sobre o processo verbal.

    C) expressar dúvida ou possibilidade da ação do verbo.

    D) indicar sequência de ações hipotéticas.

    E) excluir qualquer relação com a realidade empírica.

  3. Questão 3

    O modo subjuntivo é empregado em situações que envolvem:

    a) fatos percebidos como incertos, hipotéticos ou dependentes de condição.

    b) fatos verificados e plenamente assegurados pelo falante.

    c) fatos apresentados como obrigação inquestionável.

    d) fatos anteriores a outros fatos passados.

    e) fatos com aspecto durativo e habitual.

  4. Questão 4

    A principal diferença entre o infinitivo pessoal e o impessoal é que:

    A) o infinitivo pessoal aparece apenas em locuções verbais, enquanto o pessoal aparece apenas isoladamente.

    b) o infinitivo pessoal apresenta marcas de pessoa e número, enquanto o impessoal permanece invariável, sem referência ao sujeito.

    c) o infinitivo pessoal indica necessariamente uma ação futura, enquanto o pessoal indica necessariamente uma ação passada.

    d) o infinitivo pessoal exige obrigatoriamente preposição, enquanto o impessoal não pode ser preposicionado.

    e) o infinitivo pessoal é utilizado apenas no modo imperativo, enquanto o impessoal pertence aos modos indicativo e subjuntivo.

  5. Questão 5

    Leia a frase: “Se eu tivesse mais tempo, viajaria para o interior.”.

    O verbo destacado está empregado para indicar:

    A) passado concluído.

    B) hábito do presente.

    C) presente com valor de ordem.

    D) futuro visto a partir de passado hipotético.

    E) anterioridade em relação a outro passado.

  6. Questão 6

    Leia a frase: “Ele garantiu que resolvera tudo antes da reunião.”.

    O verbo destacado expressa:

    A) passado pontual e concluído.

    B) ação passada após outra ação no passado.

    C) ação habitual.

    D) projeção de futuro a partir do presente.

    E) anterioridade em relação a outro fato passado.

  7. Questão 7

    Leia a frase: “Talvez ele consiga terminar o relatório hoje.”.

    O verbo destacado está no modo:

    A) indicativo, expressando certeza.

    B) subjuntivo, expressando hipótese.

    C) imperativo, expressando ordem.

    D) indicativo, expressando hábito.

    E) imperativo, expressando proibição.

  8. Questão 8

    Assinale a frase em que o presente é usado com valor de futuro próximo.

    A) Eu sempre acordo cedo.

    B) A cidade cresce rapidamente.

    C) Eu leio todos os dias.

    D) Falo isso porque te respeito.

    E) Sábado eu encontro você no centro.

  9. Questão 9

    (IBFC, 2025)

    Analise o texto e responda à questão.

    Texto I

    Bordado em branco (fragmento)

    Querida tia Liduína,

    Hoje é um dia péssimo, como a senhora sabe. Setembro é, invariavelmente, um mês em que sinto meu corpo doer. Em meus pés, tenho dores que, imagino, parecem dores de quando pregos são martelados contra a carne. Minha cabeça lateja e, se o seu interior pudesse ser visto, certamente pareceria com o asfalto quente que se mexe e dança em contato com as altas temperaturas. Esse mês é tão ruim.

    Estou sentada no alpendre, esperando pelo vento.

    Mamãe diz que é perda de tempo esse meu sentimentalismo com as cartas, mas não há outra maneira de falar com a senhora, então eu trouxe a mesa do meu quarto para fora e também um tamborete que papai arranjou.

    Todos andam afastados de mim nos últimos meses. Ando pela casa com meu caderno muito junto ao corpo, protegendo suas folhas, porque sei que me julgam. Querem ler o que lhe conto ou querem que eu pare de uma vez por todas, mas não posso. A senhora é a única que compreende, o que é a maior ironia de todas. [...]

    (ARRAES, Jarid. Redemoinho em dia quente. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019, p. 49)

    Em “Mamãe diz que é perda de tempo esse meu sentimentalismo com as cartas” (3º§), a flexão do verbo em destaque indica uma ação:

    A) realizada de forma, relativamente, recorrente.

    B) ocorrida em um momento pontual do passado.

    C) desenvolvida apenas no momento da enunciação.

    D) futura, mas programada em um passado próximo.

  10. Questão 10

    (FUNCERN, 2025, adaptada)

    Leia o trecho do texto “No dia em que o gato falou”, de Millôr Fernandes, e responda à questão a seguir.

    Era uma vez uma dama gentil e senil que tinha um gato siamês. Gato de raça, de bom-tom, de filiação, de ânimo cristão. Lindo gato, gato terno, amigo, pertencente a uma classe quase extinta de antigos deuses egípcios. Esse gato só faltava falar. Manso e inteligente, seu olhar era humano. Mas falar, não falava. E sua dona, triste, todo dia passava uma ou duas horas, repetindo sílabas e palavras para ele, na esperança de que um dia aquela inteligência que via em seu olhar explodisse em sons compreensivos e claros. Mas nada!

    A dama gentil e senil era, naturalmente, incapaz de compreender o fenômeno. Tanto mais que ali mesmo à sua frente, preso a um poleiro de ferro, estava um outro ser, também animal, inferior até ao gato, pois era somente uma pobre ave, mas que falava! Falava mesmo, muito mais do que devia. Um papagaio, que falava pelas tripas do Judas. Curiosa natureza, pensava a mulher, que fazia um gato quase humano, sem fala, e um papagaio cretino mas parlapatão. E quanto mais meditava mais tempo gastava com o gato no colo, tentando métodos, repetindo sílabas, redobrando cuidados para ver se conseguia que seu miado virasse fala.

    [...]

    No segundo parágrafo, há a presença dominante de verbos no pretérito

    A) perfeito do indicativo.

    B) perfeito do subjuntivo.

    C) imperfeito do indicativo.

    D) imperfeito do subjuntivo.

    E) mais que perfeito do indicativo.

  11. Questão 11

    (Enem, 2015)

    Anúncio de uma copiadora em exercícios sobre tempos e modos verbais.

    A rapidez é destacada como uma das qualidades do serviço anunciado, funcionando como estratégia de persuasão em relação ao consumidor do mercado gráfico. O recurso da linguagem verbal que contribui para esse destaque é o emprego

    A) do termo “fácil" no início do anúncio, com foco no processo.

    B) de adjetivos que valorizam a nitidez da impressão.

    C) das formas verbais no futuro e no pretérito, em sequência.

    D) da expressão intensificadora “menos do que" associada à qualidade.

    E) da locução “do mundo" associada a “melhor", que quantifica a ação.

  12. Questão 12

    (Enem, 2014)

    E-mail no ambiente de trabalho

    T C., consultor e palestrante de assuntos ligados ao mercado de trabalho, alerta que a objetividade, a organização da mensagem, sua coerência e ortografia são pontos de atenção fundamentais para uma comunicação virtual eficaz. E, para evitar que erros e falta de atenção resultem em saias justas e situações constrangedoras, confira cinco dicas para usar o e-mail com bom senso e organização: 1. Responda às mensagens imediatamente após recebê-las. 2. Programe sua assinatura automática em todas as respostas e encaminhamentos. 3. Ao final do dia, exclua as mensagens sem importância e arquive as demais em pastas previamente definidas. 4. Utilize o recurso de “confirmação de leitura” somente quando necessário. 5. Evite mensagens do tipo “corrente”.

    Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 30jul. 2012 (fragmento)

    O texto apresenta algumas sugestões para o leitor. Esse caráter instrucional é atribuído, principalmente, pelo emprego

    A) do modo verbal imperativo, como em “responda” e “programe”.

    B) das marcas de qualificação do especialista, como “consultor” e “palestrante”.

    C) de termos específicos do discurso no mundo virtual.

    D) de argumentos favoráveis à comunicação eficaz.

    E) da palavra “dica” no desenvolvimento do texto.