Exercícios sobre o uso da vírgula nas orações coordenadas
Leia, reflita e analise as orações coordenadas abaixo em que a vírgula se encontra separando-as. Feito isso, sua tarefa consistirá em apontar se realmente o uso de tal ocorrência se encontra de acordo com o padrão formal da linguagem, ou não, justificando sua resposta.
a- João é querido por todos, e seu irmão se mostra muito simpático com as pessoas com quem convive.
b- Chegou, sentou, começou a fazer as atividades.
c – Ou começa a estudar, ou sairá mal nas avaliações.
d- Beatriz é bonita, e educada.
e – Sorri, e bate palmas, e cumprimenta a todos ali presentes.
a – Uso da vírgula demarcado de forma correta, haja vista se tratar de orações cujos sujeitos são distintos.
b – Vírgula utilizada de forma correta, pois em se tratando de orações coordenadas assindéticas, tal ocorrência se torna perfeitamente aplicável.
c – Por se tratar de orações coordenadas alternativas, a vírgula, necessariamente, deve se fazer presente.
d- Uso da vírgula aplicado de forma inadequada, visto que por se tratar de orações coordenadas aditivas, a ocorrência em questão não deveria se manifestar.
e – Aplicada de forma correta, a vírgula tende a se manifestar em virtude da ocorrência linguística se demarcar por um polissíndeto.
(PUC – Campinas) Observe as frases:
I – Ele foi, logo eu não fui.
II –O menino, disse ele, não vai.
III – Deus, que é pai, não nos abandona.
IV – Saindo ele e os demais, os meninos ficarão sós.
Assinale a afirmativa correta:
a – ( ) em I há erro de pontuação.
b- ( ) em II e III as vírgulas podem ser retiradas sem que haja erro.
c – ( ) Na I, se se mudar a vírgula de posição, muda-se o sentido da frase.
d – ( ) na II, faltam dois pontos depois de disse.
e – n.d.a
a – Alternativa incoerente em se tratando do padrão formal da linguagem, visto que por se tratar de uma oração coordenada sindética conclusiva, a vírgula se faz necessária.
b – Afirmação que não condiz com o enunciado em questão, haja vista se tratar de orações intercaladas, o uso da vírgula se faz necessário.
c – Alternativa adequada ao enunciado, portanto a indicada, pois se houver a mudança do referido sinal de pontuação, o sentido se tornará alterado.
d – Alternativa inadequada, haja vista que por se tratar de um discurso indireto, o uso da vírgula se encontra perfeitamente adequado. No caso, os dois pontos, somente se aplicariam a um discurso direto.
e – Alternativa incoerente, haja vista já estar demarcada a alternativa adequada ao enunciado, representada pela letra “c”.
Aponte os dois casos de orações constituídas pelo conectivo “e” que, necessariamente, devem ser demarcados pelo uso da vírgula.
A vírgula deve estar presente somente nos casos em que as orações se constituírem de sujeitos diferentes e nos casos relacionados a uma figura de linguagem denominada polissíndeto, em que o uso da vírgula depois do conectivo “e” possui um caráter estilístico.
Classifique as orações a seguir:
a) Ou aprimore sua competência profissional, ou ficarás para trás.
b) Não pude comparecer ao aniversário, porém enviei o presente.
c) Marcos gosta de estudar e trabalhar.
d) Não iremos ao cinema, pois está chovendo bastante.
e) Não compareci à aula, porque estava doente.
a) Ou aprimore sua competência profissional, ou ficarás para trás.
Oração coordenada sindética alternativa.
b) Não pude comparecer ao aniversário, porém enviei o presente.
Oração coordenada sindética adversativa.
c) Marcos gosta de estudar e trabalhar.
Oração coordenada sindética aditiva
d) Não iremos ao cinema, pois está chovendo bastante.
Oração coordenada sindética explicativa
e) Não compareci à aula, porque estava doente.
Oração coordenada sindética explicativa