Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Constituição dos EUA

Exercícios de História da América

A Constituição dos EUA continua em vigor desde sua promulgação em 1787. Verifique o que você sabe sobre este documento através de uma lista de exercícios. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

Em qual ideal filosófico desenvolvido na Europa Ocidental no século XVIII foi inspirada a elaboração da Constituição dos EUA.

  1. Iluminismo.
  2. Socialismo.
  3. Escolástica.
  4. Idealismo.
  5. Materialismo.
questão 2

Qual o objetivo principal da Carta Constitucional dos EUA ter sido elaborada com poucos artigos?

questão 3

A Constituição dos EUA ficou também famosa por ter sido pouco alterada em mais de 200 anos de vigência, contabilizando apenas vinte e sete emendas constitucionais (até 2013). Dentre as emendas à Constituição aprovadas pelo Congresso estadunidense, qual das indicadas abaixo foi revogada:

  1. emenda do voto feminino.
  2. emenda da Lei Seca.
  3. emenda do fim da escravidão.
  4. emenda de proibição de confissão sob tortura.
questão 4

Compare as Constituições dos EUA e do Brasil, apontando as principais diferenças entre ambas.

respostas
Questão 1

Letra a. A constituição dos EUA foi a primeira a se basear nos ideais Iluministas.

Voltar a questão
Questão 2

O objetivo principal era garantir um equilíbrio entre as duas forças políticas que atuaram no processo de independência, os federalistas e os republicanos. Os primeiros pregavam o fortalecimento do poder central para garantir a união dos estados; já os segundos acreditavam que era necessária a autonomia dos estados frente ao poder central. O equilíbrio foi conseguido com um número pequeno de artigos que garantiria, em linhas gerais, o funcionamento do poder central e as condições para a união dos estados, relegando para os parlamentos estaduais as normatizações de caráter mais específico.

Voltar a questão
Questão 3

Letra b. A emenda sobre a Lei Seca foi revogada nos EUA na década de 1930, liberando novamente o comércio de bebidas alcóolicas.

Voltar a questão
Questão 4

A primeira diferença a se referir é o fato de nos EUA ter havido apenas uma constituição em vigor desde que o país declarou sua independência, ao contrário do Brasil que, desde 1824, elaborou oito constituições diferentes. Outro ponto a se destacar é que a constituição estadunidense é enxuta, com poucos artigos, garantindo um caráter funcional e estável a ela, ao contrário da Constituição brasileira promulgada em 1988, extremamente extensa e constantemente alterada através de emendas constitucionais.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola