Exercícios sobre o descobrimento da América
A respeito da chegada dos espanhóis à América em 1492, selecione a alternativa FALSA:
a) A expedição de Colombo foi financiada pelo Reino de Castela (Espanha), depois que venceu a guerra contra Granada.
b) Os termos da recompensa de Colombo foram assinados nas Capitulações de Santa Fé.
c) Cristóvão Colombo fundou um aldeamento chamado La Isabela.
d) A expedição espanhola marcou a primeira vez que os europeus estiveram na América.
e) Colombo acreditou por toda a vida que tinha chegado à Ásia.
Letra D. A expedição espanhola não foi a primeira expedição europeia que chegou à América. A primeira vez que os europeus chegaram ao continente foi no final do século X, por volta do ano 1000. Nesse momento, uma expedição de vikings, liderada por Leif Eriksson, chegou à região de Terra Nova, atual Canadá, e formou um aldeamento que acabou abandonado.
A chegada dos espanhóis à América e as notícias do feito da expedição de Colombo chamaram a atenção de Portugal, país vizinho que, havia décadas, dedicava-se à expedição marítima. Uma série de negociações pela divisão das terras encontradas foram feitas e chegou-se a um acordo conhecido como:
a) Tratado de Madrid
b) Tratado de Tordesilhas
c) Tratado de Badajoz
d) Tratado das Alcáçovas
e) Tratado de Santo Ildefonso
Letra B. O Tratado de Tordesilhas foi realizado no dia 7 de junho de 1494, em Tordesilhas, Espanha. O acordo foi assinado entre o Reino de Castela (Espanha) e o de Portugal e definiu a divisão das novas terras. Nesse acordo foi estipulado que, a 370 léguas do arquipélago de Cabo Verde, uma linha imaginária seria traçada, dividindo as terras que seriam espanholas e portuguesas no novo território encontrado por Colombo.
Na década de 1480, Colombo esteve em Portugal em busca de financiamento para a sua expedição, mas foi rejeitado pelo rei português d. João II. Qual fator explica a rejeição portuguesa:
a) falta de interesse em explorar o oeste, uma vez que a prioridade era contornar a costa da África.
b) os portugueses temiam que Colombo fosse um espião genovês.
c) a falta de empenho religioso de Colombo para sua expedição.
d) Colombo tinha problemas pessoais com membros da família Avis.
e) Nenhuma das respostas anteriores.
Letra A. Portugal foi a grande pioneira das Grandes Navegações e tinha interesse pela navegação atlântica, porém esse interesse restringia-se em navegar pela costa africana, onde Portugal abriu inúmeras feitorias para manter contato com diferentes povos africanos. Além disso, os portugueses sabiam que, contornando-se o sul do litoral africano, seria possível alcançar a Índia.
Qual foi o primeiro lugar na América a que a expedição de Colombo chegou:
a) Hispaniola
b) México
c) Jamaica
d) Trinidad
e) Guanahani
Letra E. A expedição de Colombo chegou à América no dia 12 de outubro de 1492. As três embarcações alcançaram a ilha de Guanahani, que fica na atual Bahamas, e existe uma hipótese levantada pelos historiadores recentemente de que a ilha onde Colombo chegou primeiro seja a Watling’s Island. De toda forma, não é possível saber geograficamente se essa hipótese está correta. Os nativos chamavam a ilha de Guanahani, e Colombo renomeou-a como San Salvador.
A expedição espanhola que chegou à América em 1492 foi comandada por:
a) Pedro Álvares Cabral.
b) Américo Vespúcio.
c) Fernão Dias.
d) Vasco da Gama.
e) Cristóvão Colombo.
Letra E. A expedição que saiu da Espanha em 3 de agosto de 1492 e era formada por três embarcações (Pínta, Niña e Santa María) estava sob a liderança do navegante genovês Cristóvão Colombo.
A chegada dos espanhóis ao continente americano fez parte de um importante contexto histórico:
a) Reformas Religiosas.
b) Renascimento Comercial.
c) Revolução Industrial.
d) Grandes Navegações.
e) Crise do século XIV.
Letra D. A chegada dos espanhóis à América, popular e erroneamente conhecida como “descobrimento da América”, esteve inserida no contexto das Grandes Navegações, a exploração do oceano realizada pelos europeus a partir do século XV. Para saber mais, clique aqui.
A chegada espanhola na América marcou o início dos esforços europeus de colonização do continente americano. Qual das alternativas NÃO corresponde a um dos vice-reinos fundados pelos espanhóis na América?
a) Peru.
b) Rio da Prata.
c) Cuba.
d) Nova Espanha.
e) Nova Granada.
Letra C. Entre as alternativas citadas, a única que não menciona um vice-reino foi Cuba, uma vez que essa região era parte da Capitania-Geral de Cuba.
Em 1519, os espanhóis enviaram uma expedição para explorar o México, e o líder dessa expedição, Hernán Cortés, foi o responsável por conquistar:
a) maias.
b) toltecas.
c) astecas.
d) incas.
e) aimarás.
Letra C. Hernán Cortés foi o espanhol responsável pela expedição que conquistou o Império Asteca. O processo de conquista liderado por Cortés se estendeu de 1519 a 1521, sendo finalizado com a conquista da capital asteca, a cidade de Tenochtitlán.
As Grandes Navegações foram o processo que permitiu aos europeus chegar à América no final do século XV. Os pioneiros nesse processo foram:
a) Espanha.
b) Portugal.
c) França.
d) Países Baixos.
e) Inglaterra.
Letra B. O país pioneiro no processo de Grandes Navegações foi Portugal, por reunir as condições necessárias para lançar-se nesse empreendimento. Portugal possuía estabilidade política e econômica, território formado, conhecimento náutico e desenvolvimento comercial.
Na sociedade colonial que se formou na América Espanhola, os chapetones foram:
a) espanhóis que detinham os principais cargos nas colônias espanholas.
b) descendentes de espanhóis que atuavam somente na mineração.
c) mestiços que eram livres.
d) indígenas que eram cooptados para trabalhar na encomienda.
e) escravos.
Letra A. Na sociedade colonial da América Espanhola, os chapetones eram espanhóis que viviam na América e que gozavam de grande prestígio social, ocupando os cargos mais importantes e, por isso, possuindo uma boa condição econômica. Os chapetones eram também proprietários de grandes fazendas e minas.
Quando os espanhóis chegaram ao território inca na década de 1530, encontraram o império em:
a) em guerra contra os seus vizinhos mapuches.
b) em estado de guerra civil após a morte do último imperador, chamado Huayna Capac.
c) no auge do seu poder, sob a autoridade de Pachacuti.
d) enfrentando revolta de camponeses que estavam insatisfeitos com a mita.
Letra B. Quando Francisco Pizarro, líder da expedição espanhola, chegou ao território inca, em 1532, encontrou o império dividido em uma guerra civil. Esse conflito era travado por Atahualpa e Huáscar, filhos do último imperador, que disputavam o poder entre si.
Padre espanhol que esteve presente na América durante o período da colonização espanhola, ficando famoso por ter denunciado abertamente a violência espanhola contra os indígenas. Estamos falando de:
a) Bartolomé de las Casas.
b) Álvar Núñez Cabeza de Vaca.
c) Francisco Pizarro.
d) Juan Ponde de León.
e) Juan Rodríguez de Fonseca.
Letra A. Bartolomé de las Casas foi um padre espanhol que atuou no processo de conversão dos indígenas durante a colonização espanhola da América. Ele ficou marcado por denunciar a violência dos espanhóis, atuando sempre em defesa dos direitos dos indígenas e defendendo uma colonização pacífica.