Topo
pesquisar

Exercícios sobre guerrilhas na América Latina

Exercícios de História da América

A lista de exercícios sobre guerrilhas na América Latina permite aprofundar o conhecimento sobre esse importante fenômeno social do século XX. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(UFPE) Sobre a Revolução Cubana, é incorreto afirmar que:

a) Fidel Castro comandou um ataque ao Quartel de Moncada em 1953, sendo preso e só anistiado em 1955.

b) Do México, Fidel Castro organizou junto com Che Guevara uma invasão a Cuba em 1956.

c) Em Cuba governava o ditador Fulgência Batista, que sem nenhum apoio dos EUA lutou contra os revolucionários cubanos.

d) Fidel Castro e Che Guevara organizaram nas montanhas de Sierra Maestra um movimento guerrilheiro que cresceu rapidamente.

e) Em 1959, Fidel Castro implantou um regime político baseado no nacionalismo e na expropriação de terras dos proprietários estrangeiros.

questão 2

(Cesgranrio-RJ) As tensões na América Central, no final dos anos 1970, podem ser exemplificadas através da:

a) Revolução no Haiti de 1979, quando a Frente de Libertação Nacional, aliada às minorias negras, coloca no poder os representantes dos setores militares nacionalistas, e da Revolução Hondurenha.

b) Revolução Nicaraguense de 1978 e da Guerra Civil Salvadorenha de 1980, que coloca no poder, sob a tutela da URSS, os partidários da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional.

c) Revolução Nicaraguense de 1978, que coloca a Frente Sandinista de Libertação Nacional no poder após a queda de Somoza, e da Guerra Civil Salvadorenha de 1980.

d) Revolução Cubana que institucionaliza o socialismo após a derrota de Fulgêncio Batista e da Revolução Nicaraguense.

e) Revolução Cubana que promove a implantação do socialismo na América Latina através do mito Che Guevara e da Revolução Antilhana.

questão 3

 “'Tínhamos nos tornado estrangeiros em nosso próprio país': essa fórmula, a história a encontrou várias vezes, palavra por palavra. Foi dita primeiramente por Gandhi, depois por Pham Quynh, um dos conselheiros de Bao Dai, em 1945, quando os japoneses comunicaram que se substituíram à administração francesa. Foi proferida também pelos árabes na Argélia, por volta de 1952: como os vietnamitas, eles já não gozavam das liberdades fundamentais. Ouvimo-la igualmente entre os mexicanos-americanos no Novo México, no Arizona, etc., tratados por Washington como estrangeiros imigrados, quando na verdade estavam em sua terra de um lado e outro da fronteira demarcada em 1848, no momento em que os norte-americanos anexaram as três ex-províncias mexicanas. Ouvimo-la hoje na América Central.”

FERRO, Marc. História das Colonizações: das Conquistas às Independências, Séculos XIII a XX. São Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 274.

O trecho acima citado permite perceber o sentimento dos povos colonizados frente a seus dominadores, o que teria motivado a luta de inúmeros movimentos chamados de libertação nacional, inclusive na América Latina no século XX. A tática de guerrilha foi utilizada em muitos momentos dessas lutas, tendo como uma de suas características:

a) o foquismo, que consistia no combate em focos revolucionários a partir de algumas regiões urbanas ou rurais, sendo vista a luta armada como única forma de combater os regimes a que se opunham.

b) a luta de massas, através da qual os movimentos armavam um enorme contingente populacional para enfrentar os regimes que pretendiam combater.

c) a mescla da luta armada com a luta parlamentar, já que havia um pouco de liberdade política nos países em que ocorreram esse tipo de luta, sendo utilizado o parlamento como espaço de propaganda política.

d) o foquismo, que consistia em criar focos de insubordinação no seio das Forças Armadas com o objetivo de desmantelar as estruturas militares oficiais para a tomada do poder.

questão 4

"O conjunto épico das operações militares em nossa frente será escrito por massas de índios famintos, de lavradores sem terras, de trabalhadores explorados. Será escrito pelas massas progressivas, os honestos e brilhantes intelectuais que são abundantes em nossa extensa sofredora terra da América Latina."

Discurso de Ernesto “Che” Guevara na Assembleia das Nações Unidas, em 1964.

O discurso de “Che” Guevara enuncia os principais componentes dos setores sociais que deveriam se levantar contra a opressão e também se organizar para alcançar seus objetivos. Umas das formas de organização preconizadas e realizadas na América Latina foram as guerrilhas, urbanas e rurais. Sobre esse assunto, analise o quadro abaixo e indique a questão que apresenta a correlação correta entre os grupos guerrilheiros e os países em que eles lutaram.

1) Frente Sandinista de Libertação Nacional a) Brasil
2) Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional b) Peru
3) Aliança Libertadora Nacional c) Nicarágua
4) Sendero Luminoso d) El Salvador

a) 1-c; 2-d; 3-a; 4-b.

d) 1-d; 2-a; 3-b; 4-c.

c) 1-d; 2-c; 3-b; 4-a.

d) 1-a; 2-d; 3-b; 4-c.

questão 5

A imagem abaixo é um selo com representações de Simon Bolívar e de Augusto Sandino, considerados heróis na Nicarágua.

Selo nicaraguense com Simon Bolívar e Augusto Sandino.*
Selo nicaraguense com Simon Bolívar e Augusto Sandino.*

* Crédito da Imagem: Boris 15 e Shutterstock.com

Os dois são considerados heróis nacionais por terem participado, respectivamente:

a) da independência do país e da Frente Sandinista de Libertação Nacional.

b) da luta contra a dominação dos EUA e da Frente Sandinista de Libertação Nacional.

c) da independência de países localizados apenas na América do Sul e contra as elites aliadas à Inglaterra.

d) das lutas de independência da América espanhola e da guerrilha que lutou contra a elite ligada aos EUA, nas décadas de 1920-30.

respostas
Questão 1

Letra C. A resistência de Batista à guerrilha de Sierra Maestra contou com forte apoio estadunidense, já que o país tinha grandes investimentos em Cuba.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C. Na Nicarágua e em El Salvador ocorreram lutas políticas internas que questionaram na prática a influência dos EUA na região, em 1979 e 1980, respectivamente. Por terem sido lutas armadas, de guerrilhas, os países tornaram-se foco de tensão na América Central.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A. Com o foquismo, os guerrilheiros pretendiam fixar-se em pontos específicos dos territórios nacionais, estreitando laços com a população local, arregimentando pessoas para as guerrilhas e, dessa forma, garantindo apoio popular para o enfrentamento dos governos que pretendiam combater.

Voltar a questão
Questão 4
Questão 5

Letra D. Bolívar é um herói latino-americano por ter lutado pela independência das colônias espanholas na América. Sandino participou de uma guerrilha contra a elite nicaraguense feita aos interesses econômicos dos EUA, dando nome posteriormente à Frente Sandinista de Libertação Nacional.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola