Exercícios sobre história dos EUA

Esta lista de exercícios sobre os EUA proporciona ampliar o conhecimento sobre a história desse país. Realize os exercícios e veja a resolução comentada. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Questão 1

A expansão empreendida pelos EUA rumo ao oeste do continente foi fundamentada em uma ideia de que os povos de origem anglo-saxônica supostamente seriam predestinados por Deus para ocupar o território americano. Qual o nome dado a esta ideia?

  1. Doutrina Monroe.
  2. Destino Manifesto.
  3. América para os Americanos.
  4. Aliança para o Progresso.
Ver resposta
Resposta

Letra b. Segundo a doutrina do Destino Manifesto, Deus havia predestinado os povos de origem anglo-saxônica a ocuparem o território americano, levando aos povos americanos que habitavam estes territórios os ideais de justiça e liberdade que supostamente eram praticados pelos anglo-saxões.

Questão 2

(Fuveste-SP) O puritanismo era uma teoria quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita (...) o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de organizar em sociedade.

Essa passagem de A Democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:

  1. malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
  2. malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.
  3. bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no sul dos Estados Unidos.
  4. bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no norte dos Estado Unidos, na chamada Nova Inglaterra.
  5. bem-sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.
Ver resposta
Resposta

Letra d. A ocupação dos puritanos ingleses se deu inicialmente no norte do atual Estado Unidos, formando a Nova Inglaterra. Entretanto, não foram os puritanos que criaram as colônias inglesas na América, como exemplo pode ser citado o caso da Jamaica.

Questão 3

(UFPI) A crise de 1929, iniciada nos Estados Unidos, deve ser entendida como:

  1. decorrente da dependência econômica da economia norte-americana em relação à economia mundial.
  2. consequência do mal planejamento dos economistas adeptos do liberalismo.
  3. uma crise do sistema capitalista, que, produzindo para o lucro, sem que os consumidores tivessem condições de consumir, provocou uma crise de superprodução.
  4. uma crise advinda do fato de os produtos serem produzidos em pequena escala e de o poder aquisitivo do consumidor ser muito grande, em face do que as mercadorias começam a faltar no mercado.
  5. um erro da tentativa de recuperação econômica idealizada por Roosevelt e seus assessores diretos.
Ver resposta
Resposta

Letra c.

Questão 4

Os EUA se tornaram uma potência econômica mundial na primeira metade do século XX, superando Inglaterra, França e Alemanha, mantendo este posto até o início do século XXI. Sobre o processo de constituição dos EUA como potência econômica mundial responda:

  1. Qual fato histórico catalisou este processo no início do século XX?
  2. Qual outro país se aproximou do poderio econômico e militar dos EUA após a Segunda Guerra Mundial?
Ver resposta
Resposta

letra a: A eclosão da Primeira Guerra Mundial fortaleceu os EUA no mercado internacional, pois com o início dos conflitos em solo europeu a produção econômica se direcionava integralmente aos esforços de guerra, abrindo espaço aos produtos fabricados nos EUA, que não viviam a guerra em seu território. A destruição causada pela guerra dificultou a retomada do ritmo econômico dos países europeus, situação também aproveitada pelos norte-americanos.

letra b: Ao fim da Segunda Guerra Mundial, os EUA se viram rivalizados pela situação de nova potência mundial conquistada pela URSS, que durante a década de 1930 deu um grande salto industrial com os planos quinquenais, e com a vitória sobre as tropas nazistas conseguiu fortalecer seu exército, investindo grandes somas na indústria bélica.