Exercícios sobre Independência Cubana
No século XVIII surgiram os primeiros descontentamentos com a política colonial espanhola na ilha de Cuba, principalmente com a imposição do monopólio comercial do tabaco pela metrópole a partir de 1716. A reação ao monopólio comercial se deu através de uma revolta, conhecida como:
- Revolução cubana.
- Insurreição dos Vergueiros.
- Independência cubana.
- República em Armas.
- Guerra dos Dez anos.
Letra B. A insurreição dos Vergueiros, que foi deflagrada em decorrência do monopólio do comércio do tabaco, recebeu este nome pelo fato de ter sido os plantadores de tabaco, conhecidos como vergueiros, a liderá-la.
Diferentemente dos demais processos de independência na maior parte dos países de colonização espanhola, a Independência Cubana teve a contundente intervenção de um país de origem não hispânica na luta contra o domínio espanhol. Qual foi este país e qual foi o motivo da intervenção?
O país que interveio a favor da independência cubana foi os Estados Unidos, sendo que o motivo de sua intervenção derivava de seus interesses econômicos na ilha, principalmente nos investimentos realizados na agricultura cubana. Os EUA conseguiram o controle sobre Cuba com a assinatura do Tratado de Madri, 1898.
(PUC-SP) Para o reconhecimento da independência cubana, a Emenda Platt, de 1901, definindo as relações entre os Estados Unidos e Cuba, permitia:
- a intervenção direta dos EUA na organização do exército cubano.
- a ocupação militar da ilha de Cuba pelos americanos por quarenta anos.
- a intervenção americana nos assuntos internos e o estabelecimento de bases na ilha.
- a arrecadação de 1/3 das rendas da produção açucareira durante trinta anos.
- a intervenção direta dos EUA na organização das alfândegas cubanas.
Letra C. Esta intervenção vigorou até 1959, quando eclodiu a Revolução Cubana. Além disso, a principal base militar instalada na ilha é a Base de Guantánamo.
Abaixo são apresentadas algumas afirmativas sobre a Independência Cubana.
(04) Um dos principais levantes do século XIX em Cuba teve como liderança o advogado Carlos Manuel de Céspedes, que, em 1868, organizou o movimento da "República em Armas", que apesar do apoio de alguns países americanos e a simpatia norte-americana, não conseguiu extinguir a presença espanhola.
(08) Nas décadas finais do século XIX um novo movimento autonomista se formou, tendo como principais líderes Jose Martí, Guillermón Moncada, Simon Bolívar e Antonio Maceo.
(16) A intervenção estadunidense nas revoltas que resultaram na independência de Cuba consistiu basicamente no envio de tropas para lutar contra o exército espanhol.
(32) A Independência Cubana foi conquistada quando os espanhóis não puderam mais enfrentar os militares norte-americanos, levando a Espanha a conceder o controle de Cuba aos EUA, ratificado na assinatura do Tratado de Paris, em 1898.
A somatória dos algarismos entre parênteses das afirmativas corretas tem como resultado:
- 16
- 52
- 32
- 28
- 36
Letra B. A única afirmativa que não está correta é a antecipada pelo número entre parênteses 08, pois Simon Bolívar não liderou o processo de independência cubana.