Exercícios sobre a Independência do Haiti
A luta contra a escravidão nas Américas ocorreu durante todo o período colonial, passando ainda a ser verificada após a independência conseguida das metrópoles europeias. Qual país foi o primeiro a abolir a escravidão em suas fronteiras?
- EUA.
- Haiti.
- Venezuela.
- Cuba.
- Brasil.
Letra B. O processo de Independência do Haiti, iniciado em 1791, no contexto da Revolução Francesa, resultou no fato de o país ser o primeiro a abolir a escravidão na América.
A Independência do Haiti ocorreu em meio a um importante contexto de conflitos sociais que eclodiram no continente europeu, sendo que seus ideais influenciaram intensamente os caminhos tomados pelos revolucionários haitianos. Qual foi o fato que ocorreu na Europa e que influenciou o processo de independência haitiano?
- Revolução industrial.
- Revolução Francesa.
- Unificação Alemã.
- Movimento ludita.
- Guerras napoleônicas.
Letra B. A Revolução Francesa estimulou a luta pela independência no Haiti, sendo que seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade foram inspiradores das ações dos revolucionários haitianos.
(PUC-RIO) Assinale a opção correta a respeito das lutas de independência no Haiti (1791-1804) e nas Treze Colônias Inglesas (EUA - 1776-1783).
- Ambas promoveram a instalação de governos republicanos e a imediata abolição do trabalho escravo.
- O ideal federalista conformou a implantação do regime republicano no Haiti e nos EUA no momento imediatamente posterior à independência.
- As pressões dos grandes proprietários de terras, tanto no Haiti quanto nas Treze Colônias Inglesas, resultaram na manutenção do trabalho escravo.
- Diferentemente do que ocorreu nas Treze Colônias, as lutas de independência no Haiti estiveram associadas a uma série de rebeliões escravas que conduziram à abolição da escravidão.
- Tanto no Haiti quanto nas Treze Colônias Inglesas, facções da burguesia comercial, na defesa de seus monopólios junto às antigas metrópoles, tentaram impedir a proclamação da independência política.
Letra D. A abolição da escravidão ocorreu apenas no caso haitiano e a formação republicana instaurada no Haiti não adotava o modelo federativo.
FUVEST-SP) "Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres..."; "Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego". Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L’Ouverture, 1801.
Lendo o texto acima e associando-o ao processo de independência das Américas espanhola e francesa, é possível concluir que:
- como no Haiti, em todos os demais movimentos houve uma preocupação dominante com as aspirações populares.
- a independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos.
- na mesma década da independência do Haiti, as demais colônias do Caribe alcançaram a libertação.
- o movimento de independência do Haiti foi inspirado pelo modelo dos Estados Unidos.
- a independência do Haiti foi concedida por Napoleão Bonaparte, com base nos princípios liberais.
Letra B. A Revolução haitiana foi a única em que os setores das classes dominantes das colônias não participaram, principalmente por terem sido eliminados.