Topo
pesquisar

Exercícios sobre a lei do povoamento e os povos indígenas

Exercícios de História da América

Com estes exercícios sobre a lei do povoamento e os povos indígenas, você poderá testar seus conhecimentos sobre os problemas ligados à expansão territorial dos EUA. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(Fatec) “No caso da história americana, um dos eventos mais retratados pela memória social é, sem dúvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses temas já faziam parte das imagens da história americana. A fronteira foi um tema constante dos pintores do século XIX. A imagem das caravanas de colonos e peregrinos, da corrida do ouro, dos cowboys, das estradas de ferro cruzando os desertos, dos ataques dos índios marcam a arte, a fotografia e também a cinematografia americana.” (CARVALHO, Mariza Soares de. In: http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/files/pe02- 2.pdf acessado em 29.08.2009)

Entre os fatores que motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste está:

a) a possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias, o que também atraiu imigrantes europeus.

b) o desejo de fugir da região litorânea afundada em guerras com tribos indígenas fixadas ali desde o período da colonização.

c) a beleza das paisagens americanas, o que atraiu muitos pintores e fotógrafos para aquela região. d) o avanço da indústria cinematográfica, que encontrou no Oeste o lugar perfeito para a realização de seus filmes.

e) a existência de terras férteis que incentivaram a ida para o Oeste de agricultores que buscavam ampliar suas plantações de algodão.

questão 2

Leia o trecho a seguir:

“[...] após a Independência, o processo de expansão sobre as terras indígenas e a corrida para conquistar o Oeste provocaram conflitos ainda mais violentos entre os antigos e novos ocupantes do solo norte-americano. Ao longo dos séculos XIX e XX várias soluções seriam tentadas para o problema. A primeira e mais comum foi o massacre. […] Para aqueles que sobreviveram aos massacres, restou a vida em reservas delimitadas pelo governo norte-americano. Em 1817, um desolado chefe indígena diria sobre os homens brancos: ''Admito que existam homens brancos bons, mas são proporcionalmente muito poucos em comparação com os maus... Nos fariam seus escravos se pudessem, mas, como não podem, matam-nos!''”. (KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação. São Paulo: Contexto, 2007.)

Partindo da exposição do historiador Leandro Karnal, podemos afirmar que:

a) o massacre dos indígenas dos EUA estava previsto na Lei do Povoamento (Homestead Act).

b) o massacre foi uma consequência da expansão territorial estimulada pela Lei do Povoamento.

c) as reservas indígenas impostas pelo governo respeitavam os domínios dos ancestrais dos nativos.

d) o relato citado por Karnal afirma que o índio preferia ser escravo.

e) o relato do índio citado por Karnal afirma que homem branco bom é aquele que escraviza e não mata.

questão 3

(UFSCAR – Com modificações) Leia o trecho abaixo:

“Se vendemos nossa terra a vós, deveis conservá-la à parte, como sagrada, como um lugar onde mesmo um homem branco possa ir sorver a brisa aromatizada pelas flores dos bosques. Assim consideraremos vossa proposta de comprar nossa terra. Se nos decidirmos a aceitá-la, farei uma condição: o homem branco terá que tratar os animais desta terra como se fossem seus irmãos. Sou um selvagem e não compreendo outro modo. Tenho visto milhares de búfalos apodrecerem nas pradarias, deixados pelo homem branco que neles atira de um trem em movimento. Sou um selvagem e não compreendo como o fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante que o búfalo, que nós caçamos apenas para nos mantermos vivos.” (Carta do chefe índio Seattle ao presidente dos Estados Unidos, que pretendia comprar as terras de sua tribo em 1855.)

Nesta carta, datada de antes da Lei de Povoamento (1862), podemos afirmar que o chefe indígena em questão:

a) não achava vantajosa, do ponto de vista do lucro, a negociação com o presidente, pois os “homens brancos” são sabiam desperdiçar carne de búfalo.

b) queria que quem fosse o novo dono das suas terras tivesse bom olfato para viver entre os bosques e boa mira para matar búfalos.

c) achava a oferta do presidente baixa demais para suas terras.

d) possuía valores culturais diversos dos “homens brancos” no que se refere à gestão da terra e à relação com a natureza e os animais.

e) não compreendia o funcionamento do trem a vapor, ao qual dava o nome de “fumegante cavalo de ferro”.

questão 4

O massacre dos índios durante o processo de expansão dos EUA, sobretudo após a aprovação da Lei de Povoamento em 1862, passou a ser um tema de entretenimento para a cultura norte-americana com:

a) o jazz.

b) o rock'n roll.

c) os filmes de faroeste.

d) o folk music.

e) o surf music.

respostas
Questão 1

Letra A

A possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias estava prevista na Lei do Povoamento, ou “Homestead Act”, de 1862. Essa lei não incluía os nativos indígenas dos EUA, dos quais, aliás, o Estado americano chegou a comprar numerosas terras a baixíssimo preço.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

O massacre perpetrado contra os indígenas do oeste dos EUA durante o processo de expansão resultou do grande estímulo à colonização das regiões ainda não ocupadas por colonos e europeus. A resistência indígena, que não tinha eficiência militar, à ocupação dos territórios não foi suficiente para evitar os massacres.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

Na carta fica patente a diferença de valores do índio com relação à terra, à natureza e aos animais. A relação do índio prezava uma integração maior entre o ser humano e aquilo que o cerca.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

O gênero de filmes de “faroeste” (termo que vem do inglês, far west, e significa “oeste distante ou oeste longínquo”) foi e ainda é um dos mais populares dos Estados Unidos. Nele os esteriótipos da vida no processo de expansão territorial dos EUA, no século XIX, são retratados de forma acentuada. Entre essa esteriótipos está, evidentemente, o das guerras e massacres contras os nativos indígenas.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola