Whatsapp

Exercícios sobre os povos pré-colombianos

Exercícios de História da América

Teste os seus conhecimentos acerca dos povos pré-colombianos, que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus, no final do século XV. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Ameosc – adaptado) Sobre a civilização Maia, é incorreto afirmar:

a) Desenvolveu-se na América Central.

b) Dividia-se em cidades-estado.

c) Era uma sociedade com religião monoteísta.

d) Sua economia era baseada na agricultura.

e) Praticava sacrifícios humanos.

questão 2

(Fundatec) Quando o território da América foi invadido pela primeira vez pelos espanhóis, era densamente povoado. No entanto, a distribuição da população era desigual, pois a maior parte dos habitantes se concentrava na Mesoamérica e nos Andes centrais. Nesses locais as sociedades americanas nativas haviam atingido altos níveis de organização econômica, social, política e cultural.

Uma das muitas consequências do encontro entre invasores e invadidos foi o declínio da população nativa. A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta.

a) A proporção do declínio da população a partir da invasão dos espanhóis foi a mesma nas terras mais abaixo ao longo do golfo, nas costas do Pacífico e nas montanhas.

b) Entre os morticínios de guerra, deve-se incluir aqueles que resultaram de conflitos entre os próprios nativos. Índios rebeldes e nômades fizeram guerra contra os assentamentos dos que já haviam sido colonizados.

c) O colapso populacional pode ser explicado pela violência que os conquistadores infligiram à população nativa exclusivamente pela guerra, que provocou uma devastação de longo prazo da população.

d) Apesar de os espanhóis confiscarem com frequência as reservas de alimentos dos nativos, essa opressão foi facilmente compensada pela organização produtiva que existia nas cidades pré-colombianas.

e) A mobilização dos índios para o transporte de armas ou bagagens, serem auxiliares de lutas ou para a realização de trabalhos forçados custou aos nativos mais o potencial reprodutivo do que a capacidade de trabalho.

questão 3

(Acafe) Astecas, incas, siouxs, apaches, guaranis e araucanos eram alguns dos muitos povos indígenas que viviam na América e foram dominados, cristianizados ou mesmo exterminados quando da chegada dos europeus.

Sobre esse capítulo violento e muitas vezes pouco lembrado da história americana, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) Astecas e Incas habitavam, respectivamente, o que são hoje o México e a região andina. A principal estratégia espanhola para vencer esses dois poderosos povos foi iniciar uma violenta guerra entre eles. Após seu enfraquecimento, as duas civilizações foram dominadas.

b) Apesar de na atualidade ser uma democracia, os EUA agiram de forma muito violenta com os povos que encontraram no caminho de sua expansão. Guerras, extermínios e confinamentos forçados em reservas foram práticas muito comuns do estado norte-americano com seus indígenas, entre eles, os Sioux e os Apaches.

c) O Brasil, apesar das inúmeras violências do passado, ainda possui na atualidade grande contingente de povos indígenas. Há várias reservas espalhas pelo país, mas a condição de

boa parte dos povos ainda existentes é precária, com doenças, falta de demarcação de terras e preconceito social.

d) As doenças trazidas pelos europeus, e para as quais os povos da América não possuíam defesas imunológicas adequadas, mataram milhões de indígenas.

e) Aqui no Brasil, a conversão religiosa que os nativos sofreram contra a sua vontade foi realizada pelos jesuítas.

questão 4

(Cespe – Seduc-PA) A conquista da América ocorre no contexto mais amplo de grandes transições na Europa. Na América, a existência de sociedades mais evoluídas, como os astecas e os incas, fez que o processo colonial levasse em conta as heranças de tais forças sociais, políticas e culturais anteriores à chegada dos colonos.

A respeito de tais sociedades, assinale a opção correta.

a) Astecas e incas, embora se encontrassem em estágios sociais e econômicos relativamente desenvolvidos aos olhos dos seus colonizadores, não ofereceram qualquer resistência à ocupação colonial.

b) Nos Andes sul-americanos, a realidade pré-colonial dos astecas era marcada pela ausência da noção de Estado.

c) Antes de os espanhóis desembarcarem na América, a vida social e cultural incaica era de relativo desenvolvimento, conforme se observa, ainda hoje, nas ruínas de antigas cidades incas, nos Andes.

d) A tradição política dos povos pré-colombianos na América, como a dos astecas e a dos incas, era a de aceitar plenamente o estrangeiro com admiração e subordinação natural.

e) Nenhuma das alternativas acima.

questão 5

De qual forma os incas se referiam a seu império:

a) Império das Quatro Direções

b) Império em que o Sol não se Põe

c) Império das Alturas

d) Serpente dos Deuses

e) Império do Sol

questão 6

O sistema político que regia a sociedade incaica era a:

a) monarquia

b) teocracia

c) autogestão

d) anarquia

e) talassocracia

questão 7

Selecione a alternativa que contém uma civilização que não era andina:

a) Axum

b) Chavín

c) Moche

d) Chimú

e) Inca

questão 8

Selecione a alternativa que contém uma civilização que não era mesoamericana:

a) Olmeca

b) Zapoteca

c) Tolteca

d) Nasca

e) Tlaxcaltecas

questão 9

Importante cidade mesoamericana que teve grande influência política e religiosa entre os séculos III d.C. e VIII d.C.:

a) Tenochtitlán

b) Cuzco

c) Teotihuacán

d) Chichén Itzá

e) Tikal

questão 10

Cidade incaica construída por Pachacuti, que nunca foi encontrada pelos espanhóis e atualmente é um importante local de visitação de turistas:

a) Cuzco

b) Huánuco Pampa

c) Quito

d) Tawantisuyu

e) Machu Picchu

questão 11

A cidade de Tenochtitlán, capital dos astecas, foi originalmente construída:

a) em uma região densamente montanhosa que foi nivelada pelos espanhóis.

b) em uma ilha localizada no meio de um lago que existia no vale do México.

c) em uma região de florestas densas que foram desmatadas.

d) em uma região desértica que se tornou habitável pela construção de um lago artificial.

e) nenhuma das alternativas acima.

questão 12

Durante o processo de formação do Império Asteca, existiu uma tríplice aliança de cidades, das quais uma era Tenochtitlán, a capital dos astecas. As duas outras cidades eram:

a) Texcoco e Tlacopan

b) Huexotzingo e Maxtla

c) Chichén Itzá e Tikal

d) Azcapotzalco e Cuahnahuac

e) Texcoco e Tikal

respostas
Questão 1

LETRA C

Os maias, como todas as civilizações mesoamericanas, tinham uma religião politeísta, isto é, eles adoravam uma grande quantidade de deuses, cada qual cumprindo uma diferente função nas crenças dessa civilização.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

A guerra entre indígenas foi um expediente utilizado pelos europeus em geral, tanto na conquista como durante a colonização. Eles se aliavam com determinados povos indígenas e instigava-os a entrar em guerra contra povos mais hostis. Isso foi a forma encontrada pelos colonizadores para enfraquecer os nativos.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

A guerra aberta contra incas e astecas não foi a única estratégia utilizada pelos espanhóis no processo de conquista e ocupação dos territórios no continente americano. Os europeus incentivaram a rivalidade entre povos pré-colombianos, de forma com que estes lutassem entre si, e também se utilizaram da guerra biológica para dizimá-los. Por fim, nunca houve conflito entre astecas e incas como a alternativa sugere.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

A civilização inca é reconhecida pelo seu avançado padrão civilizacional, possuindo grandiosas cidades, com belas construções, e uma sociedade bastante complexa, com uma burocracia bem desenvolvida.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA A

Na língua falada pelos incas, o quéchua, o império deles era chamado de Tawantisuyu, expressão que significa “império das quatro direções”. Os incas dividiam seu império em quatro províncias, cada qual com um nome diferente: Chinchasuyu, Antisuyu, Contisuyu e Collasuyu.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA B

A civilização inca possuía como sistema político a teocracia. Isso porque a religião tinha grande influência sobre a administração política do império, sendo que o próprio imperador, Sapa Inca, era visto como um descendente do Sol.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA A

Entre as alternativas mencionadas, o reino de Axum ou Aksum é o único que não correspondia a um povo andino. Axum estava localizado no continente africano, no território da atual Etiópia.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA D

Entre as alternativas mencionadas, a civilização Nasca é a única que não correspondia a um povo mesoamericano. Ela se desenvolveu no atual território do Peru, portanto, é uma civilização pré-colombiana andina.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA C

A cidade de Teotihuacán se desenvolveu no vale do México, alcançando seu auge entre os períodos de 250 d.C. a 750 d.C. Era um importante centro político e religioso controlado por uma elite econômica e militar, que usava dessa influência e poderio para controlar toda a região ao seu redor. O nome da cidade significa “local dos deuses”.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA E

A cidade de Machu Picchu foi construída por ordem do Sapa Inca Pachacuti e foi redescoberta por pesquisadores no começo do século XX. Ela foi conservada, pois os conquistadores espanhóis nunca a descobriram.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA B

A cidade de Tenochtitlán foi construída em uma ilha no meio do Texcoco, um grande lago que existia no vale do México. Posteriormente, o lago foi drenado pelos colonizadores espanhóis, e, nas ruínas da cidade asteca, foi construída a Cidade do México, capital mexicana.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA A

Essa tríplice aliança foi formada durante o crescimento de Tenochtitlán, e foi resultado da disputa pelas cidades de povos mexicanos no vale do México, tendo em vista o controle político e econômico de toda aquela região. A aliança de Tenochtitlán com Texcoco e Tlacopan se deu no necessário de uma guerra contra a cidade de Azcapotzalco.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado