Exercícios sobre o populismo
O populismo marcou um período histórico de alguns países da América Latina, situado entre as décadas de 1930 e 1960. Suas características principais eram: o poder centralizado na figura de um líder que controlava o Estado e o apoio de amplos setores sociais, tanto entre a classe dominante como entre a classe trabalhadora. Em relação aos regimes populistas, indique a alternativa que afirma de forma incorreta um país que viveu o populismo e seu líder:
- Brasil – Getúlio Vargas
- Argentina – Juan Perón
- México – Lázaro Cárdenas
- Colômbia – Hugo Chávez
Letra D. Hugo Chávez, além de ter sido um líder político venezuelano, não exerceu o poder durante o período do populismo na América Latina.
A definição de populismo defendida por uma série de historiadores e cientistas sociais comporta algumas características específicas na forma de governar. Sobre as características do populismo, indique abaixo se cada uma das alternativas está certa ou errada.
() certo () errado |
O populismo entrou em crise no momento em que não conseguiu mais negociar os interesses – muitas vezes antagônicos – das elites econômicas e das classes trabalhadoras. |
() certo () errado |
Os governos populistas também eram marcados pela desarticulação das oposições políticas e pela troca dos “favores ao povo” pelo apoio incondicional ao grande líder responsável pela condução do país. |
() certo () errado |
A política populista era marcada pela ascensão de partidos políticos que buscavam sustentar sua atuação no interior do Estado através do amplo apoio das maiorias. |
() certo () errado |
A tendência populista priorizava o atendimento das demandas das classes menos favorecidas, colocando tal opção como uma necessidade urgente frente aos “inimigos da nação”. |
() certo () errado |
A ascensão dos regimes populistas sempre foi estimulada por determinados grupos políticos internos ou estrangeiros, que não se importavam com o discurso nacionalista dos líderes. |
C – C – E – C – E. A terceira afirmativa está errada por indicar que uma das características era a ascensão do regime através de um partido político, o que não ocorreu, já que a centralização do poder se dava em torno do líder político. E a última por afirmar que houve estímulos estrangeiros, principalmente, já que o caráter nacionalista do populismo dificultava o controle por parte dos capitalistas estrangeiros nos investimentos realizados nesses países.
(PUC-Minas) O período da história da república no Brasil, compreendido entre a queda do Estado Novo (1945) e o golpe civil-militar de 1964, ficou conhecido como populista, embora suas raízes estivessem presentes na revolução de 1930. Sobre o populismo é correto afirmar que foi, exceto:
- um estilo de governar com e para o povo, permitindo a livre manifestação da massa popular urbana e autonomia de suas formas de organização e participação política.
- um estilo de governo sempre sensível às pressões populares e, concomitantemente, enquanto política de massas, procurou conduzir e manipular as aspirações das camadas sociais.
- expressão da crise da forma oligárquica de governo típica da República Velha, representando também a democratização do Estado, embora apoiado no autoritarismo.
- a constituição de um Estado mediador com a conquista e a manutenção de uma base social urbana de apoio e a execução de uma política industrializante, regulando as relações de classe.
- expressão política do deslocamento do polo dinâmico da economia, do setor agrário para o urbano, por meio do processo de desenvolvimento industrial.
Apesar de haver divergências sobre governar com e para o povo, o caráter autoritário do populismo jamais permitiu a livre manifestação das massas trabalhadoras, sendo que o Estado utilizava os sindicatos como forma de controlar as manifestações.
(UFG-GO) O peronismo na Argentina (1946-1955) caracterizou-se por uma política populista com forte inspiração nas doutrinas fascistas do pós-guerra. Essa relação é percebida no:
- caráter autoritário do governo, com forte organização das massas e constantes acusações de corrupção e de tortura dos opositores.
- ingresso de imigrantes europeus que ampliavam a mão de obra especializada na construção de ferrovias e na industrialização.
- refúgio aos nazistas e aos seus colaboradores europeus, causando tensões com o governo dos EUA.
- surgimento do Grupo de Oficiais Unidos no interior do exército, que atuava em nome da ordem e dos valores cristãos.
- apoio à União democrática, frente eleitoral que aglutinava conservadores, radicais, democratas progressistas, socialistas e comunistas.
Letra A. O controle das massas trabalhadoras e a repressão às oposições foram uma das características do fascismo adotadas pelos populistas, inclusive na Argentina.