Topo
pesquisar

Exercícios sobre a história da República no Brasil

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios você pode avaliar seus conhecimentos sobre os principais acontecimentos que caracterizaram a história da República no Brasil desde sua instalação, em 1889. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Era Vargas é conhecida como o período que abrange os quinze anos nos quais Getúlio Vargas governou o nosso país, seja como presidente provisório, seja como presidente constitucional ou como ditador. A ascensão de Vargas ao poder está diretamente relacionada com um evento que colocou fim ao período da Primeira República e ficou conhecido como:

a) Revolução Constitucionalista de 1932

b) Revolução Paulista de 1924

b) Revolta da Armada

d) Revolução de 1930

e) Intentona Integralista

questão 2

A Primeira República é um período também conhecido como República Velha e ficou marcada pelo poder político concentrado nas oligarquias. A grande desigualdade social e a repressão governamental que caracterizaram esse período motivaram uma série de revoltas e rebeliões populares. Selecione a alternativa abaixo que apresenta uma rebelião do período da Primeira República:

a) Revolução Praieira

b) Revolução Constitucionalista

c) Intentona Comunista

d) Intentona Integralista

e) Revolta da Vacina

questão 3

A Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu entre 1964 e 1985. No final da década de 1970, teve início o processo de transição para o retorno da democracia no Brasil, com os militares encabeçando uma transição lenta, gradual e que não levasse à condenação de crimes cometidos por membros do governo durante esse período (principalmente os relacionados com tortura). A partir de 1983, a população iniciou grandes manifestações que exigiam o retorno das eleições diretas para a escolha de presidente brasileiro. Essas manifestações ficaram conhecidas como:

a) Eleições Já

b) Diretas Já

c) Democracia Já

d) Queremos Eleições

e) Queremos Democracia

questão 4

A partir de 1936, Getúlio Vargas passou a implementar uma série de medidas repressivas no País, sobretudo contra os comunistas. A imposição dessas medidas e a perseguição aos comunistas serviram de pretexto para que, em 1937, fosse instaurado o Estado Novo no Brasil. Essa repressão foi resultado da tentativa de tomada do poder realizada pelos comunistas durante a Intentona Comunista, que ocorreu em 1935. Essa revolta teve como grande líder:

a) Luís Carlos Prestes

b) Plínio Salgado

c) Jânio Quadros

d) Carlos Lacerda

e) Ademar de Barros

respostas
Questão 1

LETRA D

A ascensão de Getúlio Vargas ao poder do Brasil aconteceu em 1930 após a Revolução de 1930. Esse movimento foi resultado da insatisfação das oligarquias de RS, MG e PB com a oligarquia paulista. Após a derrota nas eleições de 1930, essas três oligarquias iniciaram um movimento armado que depôs Washington Luís da presidência e impediu que Júlio Prestes se tornasse presidente do Brasil.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA E

A Revolta da Vacina aconteceu em 1904 e foi resultado da insatisfação popular com uma série de ações do governo do Rio de Janeiro naquele período. Primeiramente, foi feita no RJ uma reforma no Centro da cidade que havia levado à desapropriação de maneira arbitrária de pessoas pobres de inúmeros casebres. Além disso, estava sendo realizada uma campanha de vacinação forçada da população contra a febre amarela. A insatisfação pelas duas coisas, somada à ação violenta das autoridades, levou a população a iniciar uma revolta que se perdurou por vários dias.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

As Diretas Já foram manifestações populares que exigiam a aprovação da Emenda Constitucional que propunha o retorno de eleições diretas no Brasil para a escolha de presidente (algo que não acontecia desde 1960). Essas manifestações aconteceram entre 1983-1984 e levaram milhões de brasileiros às ruas. As Diretas Já, apesar de sua grande repercussão, foram derrotadas, uma vez que a emenda debatida em questão não foi aprovada.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

A Intentona Comunista de 1935 foi realizada em três cidades brasileiras (Natal, Recife e Rio de Janeiro), tendo sido um verdadeiro fracasso. O grande líder desse movimento foi Luís Carlos Prestes, membro do PCB e presidente de honra da ANL. Ele foi enviado ao Brasil pela Internacional Comunista para realizar a tomada do poder a partir de uma revolução comunista e fracassou. Foi preso pelo governo Vargas em 1936 e libertado só em 1945.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola