Topo
pesquisar

Exercícios sobre 15 de novembro

Exercícios de História do Brasil

Faça estes exercícios sobre o 15 de novembro, conhecido como o Dia da Proclamação da República, que se deu por meio de um golpe contra a monarquia em 1889. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(IFB - adaptado) Sobre a proclamação e as primeiras décadas da República brasileira, é CORRETO afirmar que:

a) A proclamação da República foi uma ruptura profunda na política institucional brasileira, o que pode ser percebido na grande movimentação popular em defesa da monarquia e contra o movimento de instalação da República em 1889.

b) O movimento republicano brasileiro organizava-se desde a década de 1870 e tinha grande relevância dentro do Exército brasileiro.

c) Adotando o federalismo ao estilo estadunidense, a República fortaleceu na população o sentimento de lealdade nacional.

d) A Proclamação da República inspirou quase todos os movimentos populares dos primeiros anos do século XX, como o do Contestado.

e) Visando o apoio da população, os líderes da República brasileira, em seu início, manipularam símbolos patrióticos e criaram uma galeria de heróis republicanos. O total êxito na promoção dos fundadores da República, como os generais Deodoro e Floriano, exemplifica esse processo de legitimação simbólica.

questão 2

Em 3 de dezembro de 1870, foi publicado o jornal A República, que trazia estampado o “Manifesto republicano brasileiro”, o mesmo que daria base para a fundação de um novo partido em 17 de janeiro de 1872. Formado inicialmente por profissionais liberais ligados a setores urbanos, nomeadamente paulistas, o Partido Republicano organizou seu primeiro congresso em julho de 1873, quando foi reforçado por novos adeptos de fôlego: fazendeiros paulistas que, descontentes com o que consideravam ser uma política intervencionista do Estado, passaram a engrossar as fileiras da oposição à monarquia.

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 301.

O trecho anterior demonstra o distanciamento dos cafeicultores paulistas em relação à monarquia. A insatisfação dos monarquistas com a “política intervencionista” evidencia o fortalecimento da seguinte proposta dentro das elites econômicas do Brasil:

a) o federalismo

b) o parlamentarismo

c) a democracia

d) o socialismo

e) o separatismo

questão 3

A Proclamação da República foi realizada no 15 de novembro como resultado da mobilização de republicanistas e dos militares contra a monarquia. Por meio de um golpe, o imperador foi derrubado e um presidente foi escolhido para governar o Brasil temporariamente. A Proclamação da República foi realizada por:

a) Benjamin Constant

b) Deodoro da Fonseca

c) Floriano Peixoto

d) José do Patrocínio

e) Campos Sales

questão 4

A respeito da Proclamação da República e da celebração que acontece anualmente no dia 15 de novembro, selecione a alternativa INCORRETA:

a) O 15 de novembro é considerado um feriado nacional.

b) No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca prendeu o primeiro-ministro do Brasil, o visconde de Ouro Preto.

c) A família real, que governava o Brasil desde 1822, foi expulsa do país.

d) O ponto de partida da insatisfação dos militares com a monarquia foi a Guerra do Paraguai.

e) Houve extensa participação popular nos eventos da Proclamação da República.

respostas
Questão 1

LETRA B

O movimento republicano organizou-se a partir da década de 1870 com a publicação do Manifesto Republicano e com o surgimento do Partido Republicano Paulista. O movimento também teve muita adesão no Exército, grupo insatisfeito com a monarquia desde o final da Guerra do Paraguai, por considerar-se pouco valorizado. Foram as adesões de republicanos civis e dos militares que levaram aos eventos do 15 de novembro de 1889.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

O texto em questão demonstra a insatisfação dos cafeicultores paulistas com o intervencionismo do governo monárquico, isto é, com a centralização do poder no Brasil. A alternativa defendida pelas elites econômicas brasileiras era a imposição do federalismo, sistema político que daria mais autonomia aos estados e, consequentemente, garantiria uma descentralização do poder.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

A Proclamação da República foi realizada pelo vereador José do Patrocínio durante reunião que aconteceu na Câmara Municipal, no Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889. Ele foi o responsável por anunciar o fim da monarquia e o início da República no Brasil.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA E

A Proclamação da República foi um evento realizado pelas elites de nosso país e que ficou marcado por não possuir envolvimento popular. Sendo assim, foi realizada de cima para baixo, e as mudanças que aconteceram no país foram impostas ao povo. Uma das passagens mais simbólicas a respeito do não envolvimento popular foi dita por Aristides Lobo, defensor do republicanismo, que afirmou que “o povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava”.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola