Exercícios sobre a escravidão no Brasil
Os alojamentos que encarceravam os escravos no Brasil receberam o nome de:
A) terreiro
B) quintal
C) senzala
D) dengo
E) banzo
Alternativa C.
As senzalas eram os alojamentos que aprisionavam os escravos durante o período da escravidão. As senzalas não tinham um padrão, mas, em geral, eram feitas de taipa com telhado de palha. Eram acorrentadas durante a noite para impedir a fuga dos escravos.
Eram formas de resistência utilizada pelos africanos escravizados durante o período colonial:
A) fugas
B) formação de quilombos
C) revoltas violentas
D) recusa a trabalhar
E) todas as alternativas acima
Alternativa E.
Todas as alternativas trazem formas de resistência que eram utilizadas pelos africanos escravizados para resistir a sua escravização. Além dessas formas mencionadas, o suicídio também era um meio pelo qual os africanos escravizados resistiam ao trabalho escravo.
Durante o período colonial, a senzala estava diretamente ligada com:
A) extração do pau-brasil
B) produção de açúcar
C) missões jesuíticas
D) trabalhos urbanos
E) nenhuma das alternativas acima
Alternativa B.
A senzala foi um alojamento que ficou fortemente relacionado com a estrutura do engenho, composto pelas áreas relacionadas à produção de açúcar e com a casa grande e senzala.
A abolição do trabalho escravo foi consolidada a partir de qual lei?
A) Saraiva
B) Saraiva-Cotegipe
C) Dourada
D) Áurea
E) Cativa
Alternativa D.
A Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, foi a lei que determinou a abolição do trabalho escravo, libertando todos os escravos do Brasil sem conceder indenização a seus antigos donos. Essa lei foi assinada pela princesa Isabel, sendo fruto de uma intensa pressão popular pelo fim do trabalho escravo no Brasil.
Qual foi o maior quilombo da história do Brasil durante o período em que a escravização foi permitida?
A) dos Palmares
B) do Leblon
C) Buraco do Tatu
D) Jabaquara
E) do Rio Vermelho
Alternativa A.
O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo da história brasileira, resistindo durante quase todo o século XVII na região da Serra da Barriga, no estado de Alagoas. Chegou a ter 20 mil habitantes, resistindo a ataques holandeses e portugueses até a sua eventual queda na década de 1690.
A palavra senzala é derivada de qual idioma africano?
A) zulu
B) quimbundo
C) hauçá
D) axante
E) malgaxe
Alternativa B.
A palavra senzala é derivada de “sanzala”, do idioma quimbundo, de origem banta, e é traduzido como “residência de serviçais em propriedades agrícolas” ou “morada separada da casa principal”.
A morte de Zumbi dos Palmares, um dos grandes símbolos da resistência africana contra a escravidão, é considerada uma data importante que representa a luta negra contra o racismo no Brasil. Esse dia é conhecido como Dia da Consciência Negra, sendo celebrado na seguinte data:
A) 13 de maio
B) 13 de abril
C) 21 de abril
D) 20 de novembro
E) 7 de setembro
Alternativa D.
O Dia da Consciência Negra é um feriado nacional que é celebrado no dia 20 de novembro, data em que Zumbi dos Palmares foi morto pelos portugueses em 1695.
A lei que proibiu o tráfico negreiro no Brasil, em 1850, foi:
A) Lei de Terras
B) Lei Feijó
C) Lei Eusébio de Queirós
D) Lei Saraiva
E) Lei Áurea
Alternativa C.
A Lei Eusébio de Queirós, de 1850, foi a lei que colocou fim ao tráfico negreiro no Brasil, determinando a proibição da entrada de africanos escravizados no Brasil a partir da sua assinatura. Essa lei foi fruto da pressão internacional que o Brasil recebeu para que o tráfico de escravos fosse interrompido.
No período da escravidão no Brasil, o que eram os tumbeiros?
A) escravos que enterravam escravos mortos em tumbas
B) escravos que trabalhavam nas minas de ouro
C) punição rigorosa dada aos escravos que fugiam
D) navios que traziam africanos escravizados da África para o Brasil
E) portugueses que eram pagos para recapturar escravos fugidos
Alternativa D.
Os tumbeiros eram as embarcações que traziam os africanos escravizados para o continente americano. Eram conhecidos pelas suas más condições de higiene, forçando os africanos a viajarem em condições degradantes. Estima-se que 25% dos africanos morriam nas viagens, que tinham duração de 35 a 60 dias.
Advogado negro que teve grande importância na luta contra a escravidão no Brasil no século XIX:
A) Luís Gama
B) José do Patrocínio
C) André Rebouças
D) Benjamin Constant
E) Francisco José do Nascimento
Alternativa A.
Luís Gama foi um jornalista e rábula (advogado sem formação) que ficou marcado por ser uma das principais personalidades negras a lutar contra a escravidão no Brasil durante o século XIX. Posicionou-se contra o racismo e contribuiu para garantir a liberdade de mais de 500 escravos ao longo de sua vida.
O movimento abolicionista tinha como grande símbolo:
A) girassol
B) tamanduá
C) camélia
D) pau-brasil
E) rosa vermelha
Alternativa C.
A camélia branca foi o símbolo do movimento abolicionista nas grandes cidades brasileiras durante o século XIX. Esse símbolo foi estabelecido pelo Quilombo do Leblon, pois a flor era cultivada lá. Uma forma de demonstrar apoio à causa abolicionista era o de portar um flor de camélia branca em sua roupa ou plantar a flor em sua residência.
A maior revolta de africanos escravizados se passou na Bahia, 1835. Estamos falando da:
A) Revolta da Vacina
B) Cabanagem
C) Balaiada
D) Revolta dos Malês
E) Guerra dos Emboabas
Alternativa D.
A Revolta dos Malês foi uma revolta de africanos escravizados no Brasil que aconteceu em Salvador, em 1835. Mobilizou cerca de 600 africanos escravizados que se rebelaram contra a escravidão. Teve forte adesão de escravos muçulmanos e teve duração curta, sendo rapidamente controlada.