Exercícios sobre a Nova República
(AMEOSC – adaptado) A Constituição Federal de 1988 foi elaborada por meio de uma Assembleia Nacional Constituinte, que teve a responsabilidade de redigir e aprovar o texto constitucional, dando corpo à nova lei suprema e fundamental do Brasil. A frente da Assembleia foi presidida por:
a) Tancredo Neves
b) Dante de Oliveira
c) José Sarney
d) Ulisses Guimarães
e) Lula
LETRA D
O político Ulysses Guimarães (PMDB) foi o presidente da Assembleia Constituinte responsável pela elaboração da Constituição de 1988. O discurso de promulgação dessa Constituição foi realizado por ele, no dia 5 de outubro de 1988.
(Fepese – adaptado) Assinale a alternativa correta sobre medidas adotadas no Plano Cruzado, lançado no Brasil em 1986.
a) Liberação de preços, moratória da dívida externa e congelamento de salários.
b) Congelamento de preços e salários, introdução de uma nova moeda.
c) Confisco de depósitos bancários em conta corrente e caderneta de poupança.
d) Criação de empréstimo compulsório sobre combustíveis e investimentos.
e) Extinção do gatilho salarial, que reajustava preços e salários de acordo com a inflação.
LETRA B
O Plano Cruzado foi um plano econômico proposto pelo governo Sarney para resolver o problema da hiperinflação existente no Brasil. Esse plano estabeleceu o congelamento de preços e estipulou medidas para fiscalizar os preços praticados no comércio. Por meio dele, também se estabeleceu o cruzado como nova moeda no Brasil.
(Funcab) A “Nova República” representa uma nova fase da história política brasileira, marcada pela confiança da sociedade em restabelecer a democracia plena e recuperar a economia e o padrão de vida dos brasileiros. Em 1989, vários candidatos concorreram nas primeiras eleições diretas para a presidência da república, após os anos de Ditadura Militar, sendo eleito presidente:
a) Fernando Collor de Mello
b) José Sarney
c) Luiz Inácio Lula da Silva
d) Itamar Franco
e) Fernando Henrique Cardoso
LETRA A
Na eleição de 1989, Fernando Collor de Mello concorreu pelo Partido da Reconstrução Nacional, o PRN. No primeiro turno, ele ficou em primeiro, com mais de 30% dos votos, e no segundo turno derrotou o candidato Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), com 53% contra 47% dos votos.
(UEPA) O debate político brasileiro no início da chamada Nova República, na década de 1980, esteve situado em torno da ampliação das liberdades democráticas no país, com o objetivo de desmontar a herança autoritária do regime militar. Já em fins da década de 1980, ocorreu uma reorientação do foco das discussões públicas na direção do tema da política econômica, em função: a) das pressões sociais contra as políticas de arrocho salarial resultantes dos pacotes econômicos inaugurados pelo Governo Sarney.
b) da crise econômica do país aprofundada naquela década, marcada pela hiperinflação e pelo endividamento externo.
c) da expansão das políticas neoliberais no país, associadas a uma nova etapa de internacionalização do capitalismo mundial.
d) do aprofundamento dos contrastes sociais entre a pauperizada e crescente população rural em oposição à melhoria das condições de vida dos habitantes das cidades.
e) das pressões de organismos internacionais como o Banco Mundial e o FMI, que estimulavam a desvalorização cambial nos países subdesenvolvidos.
LETRA B
A política econômica do Brasil no final da década de 1980 foi pautada pela crise econômica que assolava o país naquela época. A grande marca dessa crise era a inflação elevada, que destruía o poder de compra dos trabalhadores brasileiros.
O Plano Real foi o responsável por acabar com anos de alta inflação e crise econômica no Brasil e foi proposto no governo de:
a) Lula
b) Dilma Rousseff
c) Fernando Henrique Cardoso
d) Fernando Collor de Mello
e) Itamar Franco
LETRA E
O Plano Real foi um plano econômico que visava à estabilização da economia brasileira. Foi implantado no primeiro semestre de 1994, durante o governo de Itamar Franco, e ficou sob responsabilidade do ministro da Fazenda, o político Fernando Henrique Cardoso. Por meio dele, a economia brasileira foi estabilizada e o real se estabeleceu como nova moeda.
Entre as eleições presidenciais de 1989 a 2018, qual foi o único candidato eleito presidente no primeiro turno:
a) Fernando Collor de Mello
b) José Sarney
c) Fernando Henrique Cardoso
d) Jair Bolsonaro
e) Lula
LETRA C
Entre 1989 e 2018, foram realizadas nove eleições presidenciais, e em todas essas disputas somente Fernando Henrique Cardoso conseguiu ser eleito no primeiro turno. O candidato conseguiu o feito nas duas disputas que travou em 1994 e em 1998. Em ambas ocasiões, o derrotado foi o candidato Lula.
A Constituição de 1998 foi um marco na história recente do nosso país, reforçando valores democráticos e direitos de minorias presentes no território brasileiro. Esse importante documento ficou conhecido como:
a) Constituição Cidadã
b) Constituição do Povo
c) Constituição Democrata
d) Constituição das Minorias
e) Constituição Inclusiva
LETRA A
A Constituição de 1988 ficou conhecida como Constituição Cidadã porque foi elaborada em um contexto amplamente democrático que fazia parte da redemocratização do Brasil pós-Ditadura Militar.
Um dos acontecimentos recentes mais marcantes e trágicos para a população brasileira na Nova República foi o confisco das poupanças realizado por um plano econômico do governo de:
a) José Sarney
b) Fernando Collor de Mello
c) Fernando Henrique Cardoso
d) Lula
e) Dilma Rousseff
LETRA B
O confisco dos valores das poupanças, das contas correntes e das aplicações no overnight aconteceu durante o Plano Collor, anunciado no governo de Fernando Collor de Mello. O confisco se deu para aplicações que tivessem excedido o total de 50 mil cruzados novos. Essa medida causou pânico na população, que lotou bancos em busca de sacar seu dinheiro.
Referente ao governo de José Sarney, presidente do Brasil de 1985 a 1990, selecione a alternativa INCORRETA:
a) Durante o seu governo, estabeleceu-se o seguro-desemprego.
b) Houve reaproximação do Brasil com Argentina e Uruguai para a criação do Mercosul.
c) José Sarney tentou atrapalhar os trabalhos dos constituintes durante a elaboração da Constituição de 1988.
d) José Sarney assumiu a presidência por causa da morte de Tancredo Neves.
e) Seu governo terminou com altos índices de popularidade.
LETRA E
O governo de Sarney terminou com baixíssimos índices de aprovação popular. Os escândalos de corrupção e o fracasso do governo em resolver a crise econômica influenciaram na baixa aprovação popular desse presidente.
A respeito do governo de Fernando Collor de Mello, selecione a alternativa CORRETA:
a) o confisco da poupança como parte do Plano Collor foi bem recebido pela população brasileira.
b) a eleição presidencial de 1989 contou com um total de 14 candidaturas.
c) o vice de Collor era o político do PSDB Fernando Henrique Cardoso.
d) a queda de Collor se iniciou com uma denúncia de seu irmão, Pedro Collor.
e) os protestos da população brasileira receberam o nome de caras-pretas.
LETRA D
O esquema de corrupção que envolvia o presidente Fernando Collor de Mello foi denunciado para todo o Brasil por Pedro Affonso Collor de Mello, seu irmão. Pedro Collor denunciou para uma revista de grande circulação que o presidente possuía um esquema de corrupção com o seu tesoureiro, PC Farias. Isso deu início às investigações que resultaram no impeachment de Collor.
A respeito do curto governo de Itamar Franco, selecione a alternativa INCORRETA:
a) Itamar Franco tinha uma relação fria com Fernando Collor de Mello.
b) Itamar Franco assumiu a presidência devido ao afastamento do presidente, por causa das investigações sobre corrupção.
c) Itamar Franco evitou entrar em choque com o Congresso.
d) Seu governo ficou conhecido como República do Pão de Queijo.
e) Pérsio Árida assumiu a pasta da Fazenda, em 1993, e conduziu o Plano Real.
LETRA E
Durante o governo de Itamar Franco, Pérsio Árida fez parte da equipe do Plano Real. Entretanto, ele nunca foi nomeado para a pasta da Fazenda, pois, durante o governo de Itamar Franco, os cinco ministros da Fazenda foram Gustavo Krause, Paulo Roberto Haddad, Eliseu Resende, FHC e Ciro Gomes.
Leia o texto:
Muitos parlamentares acusados de corrupção votaram a favor do impeachment na esperança de que o vice-presidente Temer seria capaz de deter a Lava Jato, restringindo as punições à órbita do PT. Como o governo Dilma desmanchava-se rapidamente e mostrava-se incapaz ou desinteressado em conter a Lava Jato, tais políticos viram aí mais uma razão para entregar o poder a Temer. Segundo uma expressão usada pelo senador Romero Jucá em conversa gravada pela polícia, que se tornaria célebre, a saída de Dilma seria para “estancar a sangria”.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. O lulismo e os governos do PT: ascensão e queda. In.: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O Brasil Republicano: o tempo da Nova República – da transição democrática à crise política de 2016. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. p. 442.
O historiador Rodrigo Patto Sá Motta apresentou que a crise econômica foi um dos fatores que contribuiu para a queda de Dilma Rousseff. O segundo fator, apresentado no texto anterior, foi:
a) impedir o crescimento político do PT.
b) barrar um projeto de lei em discussão no Senado.
c) conter as investigações conduzidas pela Lava Jato e fazer com que as punições fossem aplicadas somente ao PT.
d) interromper o projeto conhecido como PAC.
e) encerrar as violentas manifestações que aconteciam em São Paulo e Rio de Janeiro.
LETRA C
Segundo o historiador Rodrigo Patto Sá Motta, a crise econômica que atingiu o país no governo Dilma aliada ao desejo da oposição de interromper as investigações dos esquemas de corrupção foram os motivos essenciais que levaram à queda da presidente. Havia uma insatisfação pelo fato de a presidente não atuar para conter as investigações em curso pela Lava Jato, pois elas incriminaram uma série de grupos políticos.