Whatsapp

Exercícios sobre a Nova República

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos acerca da Nova República, a fase democrática da história brasileira que se iniciou com o fim da Ditadura Militar. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(AMEOSC – adaptado) A Constituição Federal de 1988 foi elaborada por meio de uma Assembleia Nacional Constituinte, que teve a responsabilidade de redigir e aprovar o texto constitucional, dando corpo à nova lei suprema e fundamental do Brasil. A frente da Assembleia foi presidida por:

a) Tancredo Neves

b) Dante de Oliveira

c) José Sarney

d) Ulisses Guimarães

e) Lula

questão 2

(Fepese – adaptado) Assinale a alternativa correta sobre medidas adotadas no Plano Cruzado, lançado no Brasil em 1986.

a) Liberação de preços, moratória da dívida externa e congelamento de salários.

b) Congelamento de preços e salários, introdução de uma nova moeda.

c) Confisco de depósitos bancários em conta corrente e caderneta de poupança.

d) Criação de empréstimo compulsório sobre combustíveis e investimentos.

e) Extinção do gatilho salarial, que reajustava preços e salários de acordo com a inflação.

questão 3

(Funcab) A “Nova República” representa uma nova fase da história política brasileira, marcada pela confiança da sociedade em restabelecer a democracia plena e recuperar a economia e o padrão de vida dos brasileiros. Em 1989, vários candidatos concorreram nas primeiras eleições diretas para a presidência da república, após os anos de Ditadura Militar, sendo eleito presidente:

a) Fernando Collor de Mello

b) José Sarney

c) Luiz Inácio Lula da Silva

d) Itamar Franco

e) Fernando Henrique Cardoso

questão 4

(UEPA) O debate político brasileiro no início da chamada Nova República, na década de 1980, esteve situado em torno da ampliação das liberdades democráticas no país, com o objetivo de desmontar a herança autoritária do regime militar. Já em fins da década de 1980, ocorreu uma reorientação do foco das discussões públicas na direção do tema da política econômica, em função: a) das pressões sociais contra as políticas de arrocho salarial resultantes dos pacotes econômicos inaugurados pelo Governo Sarney.

b) da crise econômica do país aprofundada naquela década, marcada pela hiperinflação e pelo endividamento externo.

c) da expansão das políticas neoliberais no país, associadas a uma nova etapa de internacionalização do capitalismo mundial.

d) do aprofundamento dos contrastes sociais entre a pauperizada e crescente população rural em oposição à melhoria das condições de vida dos habitantes das cidades.

e) das pressões de organismos internacionais como o Banco Mundial e o FMI, que estimulavam a desvalorização cambial nos países subdesenvolvidos.

questão 5

O Plano Real foi o responsável por acabar com anos de alta inflação e crise econômica no Brasil e foi proposto no governo de:

a) Lula

b) Dilma Rousseff

c) Fernando Henrique Cardoso

d) Fernando Collor de Mello

e) Itamar Franco

questão 6

Entre as eleições presidenciais de 1989 a 2018, qual foi o único candidato eleito presidente no primeiro turno:

a) Fernando Collor de Mello

b) José Sarney

c) Fernando Henrique Cardoso

d) Jair Bolsonaro

e) Lula

questão 7

A Constituição de 1998 foi um marco na história recente do nosso país, reforçando valores democráticos e direitos de minorias presentes no território brasileiro. Esse importante documento ficou conhecido como:

a) Constituição Cidadã

b) Constituição do Povo

c) Constituição Democrata

d) Constituição das Minorias

e) Constituição Inclusiva

questão 8

Um dos acontecimentos recentes mais marcantes e trágicos para a população brasileira na Nova República foi o confisco das poupanças realizado por um plano econômico do governo de:

a) José Sarney

b) Fernando Collor de Mello

c) Fernando Henrique Cardoso

d) Lula

e) Dilma Rousseff

questão 9

Referente ao governo de José Sarney, presidente do Brasil de 1985 a 1990, selecione a alternativa INCORRETA:

a) Durante o seu governo, estabeleceu-se o seguro-desemprego.

b) Houve reaproximação do Brasil com Argentina e Uruguai para a criação do Mercosul.

c) José Sarney tentou atrapalhar os trabalhos dos constituintes durante a elaboração da Constituição de 1988.

d) José Sarney assumiu a presidência por causa da morte de Tancredo Neves.

e) Seu governo terminou com altos índices de popularidade.

questão 10

A respeito do governo de Fernando Collor de Mello, selecione a alternativa CORRETA:

a) o confisco da poupança como parte do Plano Collor foi bem recebido pela população brasileira.

b) a eleição presidencial de 1989 contou com um total de 14 candidaturas.

c) o vice de Collor era o político do PSDB Fernando Henrique Cardoso.

d) a queda de Collor se iniciou com uma denúncia de seu irmão, Pedro Collor.

e) os protestos da população brasileira receberam o nome de caras-pretas.

questão 11

A respeito do curto governo de Itamar Franco, selecione a alternativa INCORRETA:

a) Itamar Franco tinha uma relação fria com Fernando Collor de Mello.

b) Itamar Franco assumiu a presidência devido ao afastamento do presidente, por causa das investigações sobre corrupção.

c) Itamar Franco evitou entrar em choque com o Congresso.

d) Seu governo ficou conhecido como República do Pão de Queijo.

e) Pérsio Árida assumiu a pasta da Fazenda, em 1993, e conduziu o Plano Real.

questão 12

Leia o texto:

Muitos parlamentares acusados de corrupção votaram a favor do impeachment na esperança de que o vice-presidente Temer seria capaz de deter a Lava Jato, restringindo as punições à órbita do PT. Como o governo Dilma desmanchava-se rapidamente e mostrava-se incapaz ou desinteressado em conter a Lava Jato, tais políticos viram aí mais uma razão para entregar o poder a Temer. Segundo uma expressão usada pelo senador Romero Jucá em conversa gravada pela polícia, que se tornaria célebre, a saída de Dilma seria para “estancar a sangria”.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. O lulismo e os governos do PT: ascensão e queda. In.: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O Brasil Republicano: o tempo da Nova República – da transição democrática à crise política de 2016. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. p. 442.

O historiador Rodrigo Patto Sá Motta apresentou que a crise econômica foi um dos fatores que contribuiu para a queda de Dilma Rousseff. O segundo fator, apresentado no texto anterior, foi:

a) impedir o crescimento político do PT.

b) barrar um projeto de lei em discussão no Senado.

c) conter as investigações conduzidas pela Lava Jato e fazer com que as punições fossem aplicadas somente ao PT.

d) interromper o projeto conhecido como PAC.

e) encerrar as violentas manifestações que aconteciam em São Paulo e Rio de Janeiro.

respostas
Questão 1

LETRA D

O político Ulysses Guimarães (PMDB) foi o presidente da Assembleia Constituinte responsável pela elaboração da Constituição de 1988. O discurso de promulgação dessa Constituição foi realizado por ele, no dia 5 de outubro de 1988.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

O Plano Cruzado foi um plano econômico proposto pelo governo Sarney para resolver o problema da hiperinflação existente no Brasil. Esse plano estabeleceu o congelamento de preços e estipulou medidas para fiscalizar os preços praticados no comércio. Por meio dele, também se estabeleceu o cruzado como nova moeda no Brasil.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

Na eleição de 1989, Fernando Collor de Mello concorreu pelo Partido da Reconstrução Nacional, o PRN. No primeiro turno, ele ficou em primeiro, com mais de 30% dos votos, e no segundo turno derrotou o candidato Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), com 53% contra 47% dos votos.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

A política econômica do Brasil no final da década de 1980 foi pautada pela crise econômica que assolava o país naquela época. A grande marca dessa crise era a inflação elevada, que destruía o poder de compra dos trabalhadores brasileiros.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA E

O Plano Real foi um plano econômico que visava à estabilização da economia brasileira. Foi implantado no primeiro semestre de 1994, durante o governo de Itamar Franco, e ficou sob responsabilidade do ministro da Fazenda, o político Fernando Henrique Cardoso. Por meio dele, a economia brasileira foi estabilizada e o real se estabeleceu como nova moeda.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA C

Entre 1989 e 2018, foram realizadas nove eleições presidenciais, e em todas essas disputas somente Fernando Henrique Cardoso conseguiu ser eleito no primeiro turno. O candidato conseguiu o feito nas duas disputas que travou em 1994 e em 1998. Em ambas ocasiões, o derrotado foi o candidato Lula.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA A

A Constituição de 1988 ficou conhecida como Constituição Cidadã porque foi elaborada em um contexto amplamente democrático que fazia parte da redemocratização do Brasil pós-Ditadura Militar.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA B

O confisco dos valores das poupanças, das contas correntes e das aplicações no overnight aconteceu durante o Plano Collor, anunciado no governo de Fernando Collor de Mello. O confisco se deu para aplicações que tivessem excedido o total de 50 mil cruzados novos. Essa medida causou pânico na população, que lotou bancos em busca de sacar seu dinheiro.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA E

O governo de Sarney terminou com baixíssimos índices de aprovação popular. Os escândalos de corrupção e o fracasso do governo em resolver a crise econômica influenciaram na baixa aprovação popular desse presidente.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA D

O esquema de corrupção que envolvia o presidente Fernando Collor de Mello foi denunciado para todo o Brasil por Pedro Affonso Collor de Mello, seu irmão. Pedro Collor denunciou para uma revista de grande circulação que o presidente possuía um esquema de corrupção com o seu tesoureiro, PC Farias. Isso deu início às investigações que resultaram no impeachment de Collor.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA E

Durante o governo de Itamar Franco, Pérsio Árida fez parte da equipe do Plano Real. Entretanto, ele nunca foi nomeado para a pasta da Fazenda, pois, durante o governo de Itamar Franco, os cinco ministros da Fazenda foram Gustavo Krause, Paulo Roberto Haddad, Eliseu Resende, FHC e Ciro Gomes.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA C

Segundo o historiador Rodrigo Patto Sá Motta, a crise econômica que atingiu o país no governo Dilma aliada ao desejo da oposição de interromper as investigações dos esquemas de corrupção  foram os motivos essenciais que levaram à queda da presidente. Havia uma insatisfação pelo fato de a presidente não atuar para conter as investigações em curso pela Lava Jato, pois elas incriminaram uma série de grupos políticos.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado