Exercícios sobre as Diretas Já
(UFRGS-RS) Em 25 de abril de 1984, a Emenda Constitucional das “Diretas Já!”, relativa à eleição direta para presidente e vice-presidente da República, foi:
- aprovada pela Câmara dos Deputados, obrigando o governo Figueiredo a controlar os grupos militares de extrema direita.
- rejeitada pela Câmara dos Deputados, levando à posterior formação da Aliança Democrática e à candidatura de Tancredo Neves.
- aprovada pela Câmara dos Deputados, permitindo ao governo o estabelecimento de medidas de emergência nos estados.
- rejeitada pela Câmara dos Deputados, propiciando forte reação da classe trabalhadora, que se decidiu pela formação do Partido dos Trabalhadores.
- aprovada pela Câmara dos Deputados, articulando-se a anistia geral e a extinção do bipartidarismo.
Letra B. Com a derrota das Diretas Já houve uma rearticulação política para a candidatura de Tancredo Neves ao Colégio Eleitoral.
Por qual nome ficou conhecida a proposta legislativa de alteração constitucional cujo objetivo era realizar eleições diretas para a presidência da República?
- Emenda Tancredo Neves
- Lei Ulisses Guimarães
- Emenda Dante de Oliveira
- Emenda Paulo Maluf
- Lei Antônio Carlos Magalhães.
Letra C. Foi o deputado federal Dante de Oliveira, do PMDB, que em 1982 apresentou o projeto de lei que proporcionava a eleição direta para a presidência da República.
A derrota do projeto de lei das Diretas Já na Câmara dos Deputados, em 1984, obrigou os partidos de oposição ao regime militar a encontrarem outra saída para conseguirem eleger o presidente da República na eleição de 1985. Qual foi esta saída?
A saída encontrada foi a formação da Aliança Democrática através da escolha de um nome moderado dentro do PMDB para concorrer à presidência. O escolhido foi Tancredo Neves, que contou ainda com uma cisão do Partido Democrático Social, que formou a Frente Liberal, indicando o nome de José Sarney como vice na chapa de Tancredo. A chapa assim formada conseguiu a maioria dos votos no Colégio Eleitoral.
(PUC-SP) Após duas décadas de governos militares e de intensa campanha popular pelas diretas em 1984, as eleições presidenciais de 1985 foram:
- diretas, vencidas por José Sarney, candidato do PDS (Partido Democrático Social), que apoiava o regime militar.
- diretas, vencidas pelos partidos de esquerda que nasceram após a anistia política de 1979: PT (Partido dos Trabalhadores) e PDT (Partido Democrático Trabalhista).
- indiretas, vencidas pelo general João Figueiredo, da Arena (Aliança Renovadora Nacional), que se tornou o último presidente militar do Brasil.
- indiretas, vencidas pela Aliança Democrática, que reunia o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), de oposição, e setores dissidentes do PDS.
- indiretas, vencidas pelo PFL (Partido da Frente Liberal), que apoiara o regime militar e que, após a redemocratização, passou para a oposição.
Letra D. Com a derrota do projeto das Diretas Já, foi necessário um rearranjo político entre os grupos políticos que resultou na Aliança Democrática.
Indique a alternativa que contempla a somatória dos números que precedem as afirmativas incorretas, que estão abaixo:
04) – Reconhecido como uma das maiores manifestações populares já ocorridas no país, o movimento “Diretas Já!” foi marcado por enormes comícios em que figuras perseguidas pela ditadura militar, membros da classe artística, intelectuais e representantes de outros movimentos militavam pela aprovação do projeto de lei;
08) – A divulgação da chamada “Emenda Dante de Oliveira” fez com que, em um curto espaço de tempo, membros do PDS, PFL e Arena passassem a organizar grandes comícios em que a população se colocava a favor da escolha direta para o cargo de presidente;
16) – Em resposta ao Movimento Diretas Já, o general João Figueiredo, presidente da República, decretou, em 1984, medidas que voltavam a censurar os conteúdos veiculados nos meios de comunicação, com o objetivo de abafar o crescente apoio popular ao movimento.
32) – A enorme pressão em torno das Diretas Já sensibilizou os deputados federais da época, que por apenas 22 votos de diferença aprovaram a Emenda Dante de Oliveira, levando novamente o Brasil a realizar uma eleição direta para presidente, em 1985, depois de 21 anos de regime militar.
a) 40
b) 12
c) 48
d) 20
e) 28
Letra A. PDS, PFL e Arena não apoiaram o movimento das Diretas Já como está indicado na afirmativa de número 08. E também a Emenda que previa as eleições diretas não foi aprovada pela Câmara dos Deputados, como indica a afirmativa 32.