Exercícios sobre as Eleições do Cacete
Com o êxito obtido no “Golpe da Maioridade”, qual era a expectativa dos liberais com a chegada de Dom Pedro II ao poder?
A chegada de D. Pedro II à condição de imperador criou a expectativa de que os liberais alcançassem importantes cargos ministeriais a serem indicados pelo novo governante. De fato, após a sua coroação, D. Pedro II formou um ministério exclusivamente composto por figuras políticas de tendência liberal.
Por qual motivo a formação de um gabinete liberal não foi suficiente para se consolidar os interesses desse mesmo partido no governo de Dom Pedro II? E qual medida foi tomada pelos liberais mediante tal impasse?
Mesmo tendo conquistado todas as pastas ministeriais, os liberais não conseguiriam executar seus projetos de lei tendo em vista que a Câmara de Deputados daquele período era formada por uma maioria de conservadores. Deste modo, os liberais convenceram o imperador, no emprego do Poder Moderador, a dissolver o Poder Legislativo existente e convocar novas eleições.
Aponte quais ações fizeram com que as eleições de 1840 ficassem conhecidas como as “eleições do cacete”?
Durante essa referida eleição, liberais e conservadores contratavam bandos que forçavam os eleitores a votarem nos candidatos que eles (liberais e conservadores) queriam. Ao mesmo tempo, ações fraudulentas de naturezas diversas eram aplicadas a fim de se alterar o resultado na contagem de votos. Deste modo, percebemos que o processo eleitoral acabou ganhando tal nome pelos episódios de corrupção e violência que marcaram o mesmo.
Qual foi a reação do imperador ao saber dos acontecimentos que marcaram as “eleições do cacete”?
Ao tomar conhecimento do acontecido, Dom Pedro II decidiu dissolver a Câmara eleita de forma fraudulenta e organizar um novo ministério agora composto somente por figuras de orientação conservadora. Deste modo, evitou a possibilidade de ser dado como um imperador comprometido com apenas uma das facções políticas existentes na época.