Exercícios sobre as invasões francesas no Brasil

Exercícios de História do Brasil

As invasões francesas no Brasil foram resultado da exclusão da França do Tratado de Tordesilhas. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

O Tratado de Tordesilhas garantiu a partilha das novas terras a serem conquistadas no mundo apenas a Portugal e Espanha, deixando de fora outros países europeus. Nesse contexto, o Império português teve que combater os franceses, que em duas tentativas de invasão tentaram estabelecer colônias no território português na América. Sobre esses acontecimentos históricos, responda:

  1. Em quais regiões da colônia portuguesa ocorreram essas invasões?
  2. Quais os nomes dados a essas colônias e em quais anos elas ocorreram?
questão 2

Para conseguir manter a França Antártica durante os cinco anos de sua existência, no século XVI, os franceses realizaram uma série de alianças com tribos indígenas locais no intuito de se fortalecer contra o exército português. Assinale a alternativa abaixo que indica corretamente a aliança entre as tribos indígenas que auxiliaram os franceses no combate aos portugueses.

  1. Confederação do Equador.
  2. Confederação dos Tamoios.
  3. Aliança dos Tupinambás.
  4. Federação Tupi-guarani.
  5. Associação Tupiniquim.
questão 3

Sobre as invasões francesas na colônia americana de Portugal, indique a alternativa incorreta.

  1. No século XVI, mais especificamente no ano de 1555, os franceses fundaram a chamada França Antártica na Baía de Guanabara (atual Rio de Janeiro).
  2. Após duas tentativas malsucedidas de estabelecimento de uma civilização francesa, nos séculos XVI e XVII, no Brasil colonial, os franceses passaram a saquear, através de corsários (piratas), algumas cidades do litoral brasileiro, no século XVIII.
  3. No ano de 1615, os franceses venceram os portugueses e permaneceram no Maranhão. Mas ao não conseguirem obter lucros com o comércio na região, deslocaram-se para a região das Guianas, onde fundaram uma colônia, a chamada Guiana Francesa.
  4. Os Tamoios foram os principais povos indígenas que perpetuaram aliança com os franceses. Desse acordo surgiu a Confederação dos Tamoios – aliança entre diversos povos indígenas do litoral (tupinambás, tupiniquins, goitacás, entre outros) que possuíam um objetivo em comum: derrotar os colonizadores portugueses.
questão 4

Considerando a letra A para a França Antártica e a letra B para a França Equinocial, preencha os parênteses de acordo com as características específicas de cada uma dessas tentativas de colonização francesa no litoral do Brasil colonial.

( ) A maior parte dos colonizadores era formada por protestantes franceses que fugiam da perseguição dos católicos em sua terra natal.

( ) A área invadida se localizava no litoral maranhense, onde hoje se localiza a cidade de São Luís.

( ) A derrota para os portugueses fez com que os franceses se deslocassem para a região das Guianas, formando a Guiana Francesa.

( ) A aliança com os tamoios originou a Confederação dos Tamoios, uma união de tribos indígenas que lutavam contra a ocupação portuguesa no litoral do atual estado do Rio de Janeiro.

( ) A derrota dessa tentativa de colonização francesa levou os portugueses a constatarem que era necessário povoar a região para evitar novas investidas, o que originou a fundação da Vila de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Qual alternativa abaixo indica a sequência correta de preenchimento?

  1. A; A; A; B; B.
  2. B; A; B; A; B.
  3. A; B; A; B; A.
  4. A; B; B; A; A.
  5. A; B; B; A; B.

respostas
Questão 1
  1. As invasões ocorreram na região da Baía de Guanabara, onde hoje se localiza a cidade do Rio de Janeiro, e também no Maranhão, na região onde hoje está a cidade de São Luís.
  2. A tentativa de colonização do litoral do Rio de Janeiro recebeu o nome de França Antártica e se deu entre os anos de 1555 e 1560. Já a invasão da região maranhense recebeu o nome de França Equinocial, numa ação realizada entre 1612 e 1615.
Voltar a questão
Questão 2

Letra B. A Confederação dos Tamoios foi uma união entre diversas tribos que lutaram em conjunto com os franceses com o intuito de encerrar a influência portuguesa na região da Baía de Guanabara.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C. Os franceses não venceram os portugueses no Maranhão, foram sim derrotados, levando-os, assim, a colonizar a região da Guiana Francesa.

Voltar a questão
Questão 4
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas