Exercícios sobre as invasões francesas no Brasil
O Tratado de Tordesilhas garantiu a partilha das novas terras a serem conquistadas no mundo apenas a Portugal e Espanha, deixando de fora outros países europeus. Nesse contexto, o Império português teve que combater os franceses, que em duas tentativas de invasão tentaram estabelecer colônias no território português na América. Sobre esses acontecimentos históricos, responda:
- Em quais regiões da colônia portuguesa ocorreram essas invasões?
- Quais os nomes dados a essas colônias e em quais anos elas ocorreram?
- As invasões ocorreram na região da Baía de Guanabara, onde hoje se localiza a cidade do Rio de Janeiro, e também no Maranhão, na região onde hoje está a cidade de São Luís.
- A tentativa de colonização do litoral do Rio de Janeiro recebeu o nome de França Antártica e se deu entre os anos de 1555 e 1560. Já a invasão da região maranhense recebeu o nome de França Equinocial, numa ação realizada entre 1612 e 1615.
Para conseguir manter a França Antártica durante os cinco anos de sua existência, no século XVI, os franceses realizaram uma série de alianças com tribos indígenas locais no intuito de se fortalecer contra o exército português. Assinale a alternativa abaixo que indica corretamente a aliança entre as tribos indígenas que auxiliaram os franceses no combate aos portugueses.
- Confederação do Equador.
- Confederação dos Tamoios.
- Aliança dos Tupinambás.
- Federação Tupi-guarani.
- Associação Tupiniquim.
Letra B. A Confederação dos Tamoios foi uma união entre diversas tribos que lutaram em conjunto com os franceses com o intuito de encerrar a influência portuguesa na região da Baía de Guanabara.
Sobre as invasões francesas na colônia americana de Portugal, indique a alternativa incorreta.
- No século XVI, mais especificamente no ano de 1555, os franceses fundaram a chamada França Antártica na Baía de Guanabara (atual Rio de Janeiro).
- Após duas tentativas malsucedidas de estabelecimento de uma civilização francesa, nos séculos XVI e XVII, no Brasil colonial, os franceses passaram a saquear, através de corsários (piratas), algumas cidades do litoral brasileiro, no século XVIII.
- No ano de 1615, os franceses venceram os portugueses e permaneceram no Maranhão. Mas ao não conseguirem obter lucros com o comércio na região, deslocaram-se para a região das Guianas, onde fundaram uma colônia, a chamada Guiana Francesa.
- Os Tamoios foram os principais povos indígenas que perpetuaram aliança com os franceses. Desse acordo surgiu a Confederação dos Tamoios – aliança entre diversos povos indígenas do litoral (tupinambás, tupiniquins, goitacás, entre outros) que possuíam um objetivo em comum: derrotar os colonizadores portugueses.
Letra C. Os franceses não venceram os portugueses no Maranhão, foram sim derrotados, levando-os, assim, a colonizar a região da Guiana Francesa.
Considerando a letra A para a França Antártica e a letra B para a França Equinocial, preencha os parênteses de acordo com as características específicas de cada uma dessas tentativas de colonização francesa no litoral do Brasil colonial.
( ) A maior parte dos colonizadores era formada por protestantes franceses que fugiam da perseguição dos católicos em sua terra natal.
( ) A área invadida se localizava no litoral maranhense, onde hoje se localiza a cidade de São Luís.
( ) A derrota para os portugueses fez com que os franceses se deslocassem para a região das Guianas, formando a Guiana Francesa.
( ) A aliança com os tamoios originou a Confederação dos Tamoios, uma união de tribos indígenas que lutavam contra a ocupação portuguesa no litoral do atual estado do Rio de Janeiro.
( ) A derrota dessa tentativa de colonização francesa levou os portugueses a constatarem que era necessário povoar a região para evitar novas investidas, o que originou a fundação da Vila de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Qual alternativa abaixo indica a sequência correta de preenchimento?
- A; A; A; B; B.
- B; A; B; A; B.
- A; B; A; B; A.
- A; B; B; A; A.
-
A; B; B; A; B.
Letra D.