Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Atentado da Rua Tonelero

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre um dos capítulos mais marcantes da história política da Quarta República brasileira: o Atentado da Rua Tonelero. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

O Atentado da Rua Tonelero foi um dos eventos mais marcantes da história da Quarta República brasileira e contribuiu para tumultuar o ambiente político do governo de:

a) Eurico Gaspar Dutra

b) Carlos Lacerda

c) Getúlio Vargas

d) Juscelino Kubitschek

e) João Goulart

questão 2

Selecione a alternativa com o nome correto da vítima fatal do Atentado da Rua Tonelero:

a) Sálvio Romeiro

b) Gregório Fortunato

c) Carlos Lacerda

d) Rubens Vaz

e) João Pessoa

questão 3

Após a tentativa fracassada de assassinar Carlos Lacerda durante o Atentado da Rua Tonelero, foi conduzida pela Aeronáutica uma investigação para se chegar aos responsáveis pelo crime. A investigação da Aeronáutica chegou a um nome muito próximo do presidente Getúlio Vargas. O mandante do crime foi:

a) Café Filho

b) Gregório Fortunato

c) João Pessoa

d) Sálvio Romeiro

e) Etelvino Lins

questão 4

Qual foi a grande consequência da crise política causada pelo Atentado da Rua Tonelero:

a) o suicídio de Getúlio Vargas

b) a divulgação do Manifesto dos Coronéis

c) a descoberta do envolvimento direto de Vargas com corrupção

d) a vitória de Lacerda para o cargo de governador da Guanabara

e) a vitória de JK na eleição de 1955

respostas
Questão 1

LETRA C

O Atentado da Rua Tonelero aconteceu durante o segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) e foi uma tentativa frustrada de assassinar o jornalista e político conservador Carlos Lacerda. O atentado, no entanto, foi um fracasso, e Lacerda teve um ferimento leve. Esse acontecimento, porém, levou o governo de Vargas para uma forte crise política ao se descobrir o envolvimento de pessoas próximas a ele com o atentado.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

A única vítima fatal do Atentado da Rua Tonelero foi o major da Aeronáutica Rubens Vaz. O major foi designado guarda-costas de Carlos Lacerda, jornalista que havia recebido várias ameaças de morte. Carlos Lacerda e Sálvio Romeiro sofreram ferimentos leves durante o atentado.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

As investigações concluídas pela Aeronáutica descobriram que Gregório Fortunado foi o mandante do Atentado da Rua Tonelero. Fortunato era chefe de segurança do Palácio do Catete, o palácio presidencial. Seu envolvimento foi um grande escândalo, mas as investigações nunca associaram Vargas com a realização do atentado. Assim, não houve envolvimento do presidente com a tentativa de assassinato de Carlos Lacerda.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

A grande consequência do Atentado da Rua Tonelero foi o suicídio de Getúlio Vargas, que aconteceu pouco mais de duas semanas depois. As investigações concluíram o envolvimento de pessoas próximas ao presidente com o crime e também descobriram inúmeros esquemas de corrupção dessas pessoas. Mesmo não envolvendo diretamente o presidente, essas questões isolaram Vargas, que optou por uma medida extrema. Em 24 de agosto de 1954, cometeu suicídio em seu quarto no Palácio do Catete.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola