Topo
pesquisar

Exercícios sobre Bill Aberdeen

Exercícios de História do Brasil

Faça estes exercícios a respeito da Bill Aberdeen, lei inglesa que teve contribuição decisiva para a proibição do tráfico negreiro no Brasil. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Na década de 1840, a lei Bill Aberdeen foi aprovada pelo Parlamento inglês como uma medida para combater-se o tráfico negreiro, que estava em crescimento no Atlântico Sul. Ao longo da primeira metade do século XIX, uma série de acordos realizados pelos ingleses, primeiro com os portugueses e depois com os brasileiros, levou ao decreto de uma lei que proibia o tráfico negreiro no Brasil, mas que ficou conhecida como “lei para inglês ver”. Estamos referindo-nos ao:

a) Tratado de Amizade e Aliança com a Grã-Bretanha

b) Tratado Anglo-Brasileiro de 1826

c) Lei Feijó

d) Lei Saraiva

e) Lei Saraiva-Cotegipe

questão 2

A Bill Aberdeen, decretada pelos ingleses, era uma resposta do Reino Unido à conivência das autoridades brasileiras com a existência do tráfico negreiro. Essa lei colocou o Brasil em uma situação delicada e acirrou as relações diplomáticas do país com o Reino Unido. Uma consequência direta da Bill Aberdeen foi:

a) Ato Adicional de 1834

b) Lei Feijó

c) Golpe da Maioridade

d) Lei Eusébio de Queirós

e) Lei Saraiva

questão 3

Os ingleses aprovaram a Bill Aberdeen sem nenhum tipo de diálogo com o governo brasileiro, sobretudo pelo fato que, havia mais de uma década, o governo brasileiro não atuava para fazer-se cumprir uma lei nacional que proibia o tráfico de africanos. Qual foi a reação da opinião pública brasileira quando a Bill Aberdeen foi aprovada?

a) A população reagiu com indignação e insuflou os discursos nacionalistas contra os ingleses.

b) A população comemorou a decisão inglesa.

c) A população passou a exigir do império uma contrapartida dos britânicos.

d) Esse debate não alcançou a opinião pública e passou despercebido.

e) A população passou a exigir a abolição da escravidão de maneira imediata e irrestrita.

questão 4

A respeito do contexto da aprovação da Bill Aberdeen, isto é, a década de 1840, selecione a alternativa INCORRETA:

a) Na década de 1830, existiam políticos que defendiam a anulação da Lei Feijó.

b) Na altura da aprovação da Bill Aberdeen, existiam debates no Legislativo sobre abolição e reforma agrária.

c) Nas décadas de 1830 e 1840, o tráfico negreiro alcançou o seu ápice e trouxe quase meio milhão de africanos ao Brasil.

d) Depois da aprovação do Bill Aberdeen, um forte brasileiro chegou a atacar uma embarcação inglesa que estava na costa do Brasil.

e) O risco de uma guerra contra a Inglaterra levou os parlamentares brasileiros a aprovarem uma nova lei de proibição do tráfico negreiro.

respostas
Questão 1

LETRA C

Em 1831, foi aprovado pelo Legislativo brasileiro uma lei conhecida como Lei Feijó. Esta foi a primeira lei que decretou a proibição do tráfico negreiro, e ficou conhecida como “lei para inglês ver” porque não houve nenhum tipo de combate ao tráfico e as autoridades faziam vistas grossas aos milhares de africanos que foram trazidos ao Brasil até 1845.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

A Lei Eusébio de Queirós foi a consequência direta da Bill Aberdeen. A lei inglesa criou uma situação muito ruim para o Brasil, e o acirramento das relações com os ingleses trazia o risco de um conflito contra a grande potência do mundo naquela época. Para evitar uma guerra contra os ingleses e salvar a instituição da escravidão, ainda que por algumas décadas, os políticos decidiram proibir o tráfico novamente a partir de 1850.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

O decreto da lei Bill Aberdeen pelos ingleses foi recebido com indignação pela opinião pública brasileira. As insatisfações eram muitas, como o fato de cidadãos brasileiros poderem encarar um processo na justiça inglesa. A possibilidade de que as águas territoriais do Brasil poderiam ser invadidas pelos ingleses indignou muitos, e até pessoas contrárias ao tráfico opuseram-se à forma com que os ingleses resolveram pressionar o Brasil.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

Nas décadas de 1830 e 1840, não existia debate consolidado nos meios políticos a respeito da abolição, tampouco sobre a reforma agrária. A questão da abolição só foi ganhar força no Brasil a partir da década de 1870, por meio da atuação do movimento abolicionista, e o debate da reforma agrária foi mencionado por alguns como forma de promover justiça social no país, mas foi ignorado pelos políticos na época.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola