Exercícios sobre Carlota Joaquina e Dom João VI
O príncipe D. João de Portugal, filho de D. Maria, a Louca, que depois se tornaria D. João VI, casou-se com Carlota Joaquina em 1795. Um dos motivos que fizeram com que esse casamento ocorresse foi:
a) Dom João VI já havia tido uma esposa estéril antes e se divorciara.
b) Carlota Joaquina pertencia à dinastia dos Habsburgo, que governava a Áustria na época.
c) Carlota Joaquina pertencia à dinastia dos Bourbon, que governava a Espanha na época.
d) Dom João VI precisava aliar-se a uma mulher que não tivesse origem nobre.
e) Carlota Joaquina pertencia à dinastia dos Bragança, a mesma de D. João.
Letra C
Carlota Joaquina era filha do rei Carlos IV, da Espanha, e pertencia à dinastia dos Bourbon. Era do interesse das duas casas, de Bourbon e de Bragança (que governava Portugal), que os dois se casassem para que o poder na Península Ibérica continuasse equilibrado.
O casamento entre Carlota Joaquina e D. João VI foi marcado por polêmicas e intrigas. Entre as polêmicas levantadas pelos historiadores, está o fato de Carlota:
a) ter tentado assassinar sua sogra, a rainha de Portugal, D. Maria I.
b) ter dado apoio a Dom Miguel, seu filho mais novo, para que ele desse um golpe político no governo do pai.
c) ter pedido divórcio – algo proibido e impensável em um país católico da época.
d) ter tentado promover a abolição da escravatura em todas as colônias portuguesas.
e) ter tentado transferir a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves para a colônia de Angola.
Letra B
Carlota Joaquina foi uma mulher ardilosa e, desde muito cedo, trabalhou em favor de seu filho mais novo, Dom Miguel, contra os interesses de seu marido e do filho mais velho, Dom Pedro I. Dom Miguel sempre recebeu apoio de Carlota Joaquina, mesmo quando tentou usurpar o trono português, o que resultou em seu exílio na Áustria.
Com a invasão da Espanha por Napoleão, o pai de Carlota Joaquina, Carlos IV, renunciou ao trono, enquanto seu filho e irmão de Carlota, Fernando VII, foi preso pelas tropas napoleônicas. Nessa época, Carlota acompanhava o marido, D. João, na estadia no Brasil. Sabendo da vacuidade do trono espanhol, Carlota:
a) ordenou a seu marido que voltasse à Europa e assumisse as duas coroas, a portuguesa e a espanhola.
b) tentou, com as colônias espanholas na América, uma articulação para ela própria assumir o poder da Espanha.
c) escreveu uma carta ao imperador Napoleão pedindo que soltasse seu irmão.
d) escreveu uma carta à Josefina, esposa de Napoleão, pedindo que soltasse seu irmão.
e) organizou uma esquadra naval, com o apoio dos ingleses, para invadir a Espanha.
Letra B
Carlota Joaquina procurou articular-se com as lideranças das colônias espanholas a fim de reaver o trono em seu país, destituindo assim José I, nomeado por Napoleão Bonaparte rei da Espanha.
Otávio Tarquínio de Sousa, em sua biografia de D. Pedro I, diz que os pais deste, D. João e D. Carlota Joaquina, formavam um casal que “estava fadado ao desencontro, ao desentendimento, à luta ora furtiva e desleal, ora franca e declarada. Em quase nada se pareciam esse português e essa espanhola. Ambos fisicamente feios, ambos sem nenhuma qualidade moral superior, ambos dissimulados, é certo. (SOUSA, Otávio Tarquínio de. “A vida de D. Pedro I” (tomo 1º). In: História dos fundadores do Império do Brasil (vol. II). Brasília: Senado Federal/Conselho Editorial, 2015. p. 17).
Sabe-se que, logo nos primeiros momentos em que passaram no Brasil após a fuga de Portugal desencadeada pela invasão napoleônica, D. João VI procurou retaliar o Império Francês invadindo a Guiana Francesa. Em contrapartida, Carlota Joaquina procurou articular-se com as colônias espanholas a fim de reaver para si o trono espanhol, também ocupado por Napoleão. Para tanto, Carlota Joaquina contou com o apoio estratégico de:
a) Marechal Floriano Peixoto.
b) General Osório.
c) Duque de Caxias.
d) Sidney Smith, almirante inglês.
e) José Bonifácio de Andrade e Silva.
Letra D
O almirante britânico Sidneu Smith, que à época estava na América do Sul e fazia a segurança da costa brasileira, procurou dar todo apoio estratégico ao plano de Carlota Joaquina. Entretanto, o plano da rainha não deu certo.