Exercícios sobre a colonização do Brasil
(Vunesp) Hans Staden veio ao Brasil em busca de riquezas. Fez duas viagens entre 1548 e 1549, durante a colonização portuguesa. Na segunda viagem, depois de acidentes de percurso na costa brasileira, o alemão, nascido em Homberg, chegou a Bertioga e, convidado pelos portugueses, trabalhou como artilheiro no Forte de São Filipe. Ele foi capturado pelos Tupinambás quando caçava e viveu como prisioneiro desses índios por nove meses. Durante esse período, ele registrou suas experiências que se transformaram em um livro, lançado em 1557 no seu país natal. Esse livro tem, originalmente, um extenso título, que, na edição brasileira, ficou reduzido para:
A) “Duas viagens ao Brasil”
B) “Um novo recomeço”
C) “O Karaiba”
D) “Contos indígenas brasileiros”
E) “A terra dos mil povos”
Alternativa A
Os relatos de Hans Staden de suas viagens ao Brasil ficaram conhecidos como Duas viagens ao Brasil, mas o nome original da sua publicação foi o seguinte: História verídica e descrição de uma terra de selvagens, nus e cruéis comedores de seres humanos, situada no Novo Mundo da América, desconhecida antes e depois de Jesus Cristo nas terras de Hessen até os dois últimos anos, visto que Hans Staden, de Homberg, em Hessen, conheceu-a por experiência própria, e que agora traz a público com essa impressão.
(IBFC – adaptado) Um tratado assinado, em 1494, entre Portugal e Espanha dividiu, por meio de uma linha imaginária, as terras da América do Sul (incluindo o atual território do Brasil) entre essas duas nações. Assinale a alternativa que indica o nome desse tratado.
A) Tratado de Tordesilhas
B) Tratado de Madrid
C) Tratado de Versalhes
D) Tratado de Petrópolis
E) Tratado de Santo Ildefonso
Alternativa A
O Tratado de Tordesilhas foi assinado entre espanhóis e portugueses em 1494, estabelecendo a divisão das novas terras que poderiam ser achadas entre as duas nações. Nesse documento, uma linha imaginária seria traçada a 370 léguas da ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
(Ameosc – adaptado) O sistema de capitanias fracassou no Brasil como plano político. Por essa razão, em 1548, o instrumento de controle e de governo foi reformulado, instituindo-se o Governo-Geral. Foram características do Governo-Geral:
A) subordinação dos agentes coloniais ao Governador-Geral, exceto os donatários, que se subordinavam diretamente aos órgãos da metrópole, aos quais devia prestar contas.
B) fiscalização e administração de assuntos relacionados à justiça, à fazenda e aos militares.
C) criação do ouvidor-mor e do provedor-mor, com atribuições específicas, e subordinados diretamente ao governador.
D) extinção das capitanias e incorporação das atribuições públicas dos capitães no sistema de Governo-Geral.
E) nenhuma das alternativas acima
Alternativa B
No Governo-Geral, o governador-geral era a autoridade máxima da colônia portuguesa na América, ficando responsável por questões relacionadas com a Justiça, Fazenda e assuntos militares. Contou com apoio de funcionários dos seguintes cargos: ouvidor-mor (Justiça), provedor-mor (Fazenda) e capitão-mor (Defesa).
(IBGP – adaptado) Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o motivo pelo qual a Coroa portuguesa transferiu-se para o território brasileiro no ano de 1808:
A) a Revolução Francesa, cujos rebeldes caçavam e assassinavam monarcas pela Europa.
B) a crescente movimentação pró-independência, que ameaçava o domínio português no Brasil.
C) a invasão napoleônica em Portugal, que não aderiu ao bloqueio contra a Inglaterra.
D) a necessidade de dinamizar a política interna brasileira, e a crise econômica que ocorria em Portugal.
E) nenhuma das alternativas acima
Alternativa C
A invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte, em 1807, como consequência da recusa portuguesa em aderir ao Bloqueio Continental foi o que motivou d. João VI a trazer a Corte portuguesa para o Brasil. A vinda da família real se deu no ano de 1808.
O governador-geral responsável pela construção da cidade de Salvador foi:
A) Duarte da Costa
B) Fernão de Noronha
C) Mem de Sá
D) Marquês de Pombal
E) Tomé de Sousa
Alternativa E
A construção da cidade de Salvador foi iniciada em 1549, ano em que Tomé de Sousa chegou ao Brasil com o objetivo de ser o primeiro governador-geral estabelecido pelos portugueses. Ele permaneceu na função até o ano de 1553.
A Revolta de Beckman aconteceu em qual estado brasileiro:
A) Maranhão
B) Pernambuco
C) Rio de Janeiro
D) São Paulo
E) Bahia
Alternativa A
A Revolta de Beckman foi realizada pelos homens-bons de São Luís, no Maranhão, entre os anos de 1684 e 1685. Essa revolta foi contra a metrópole (Portugal) e motivada por insatisfação dessa classe com o comércio local e pela questão do trato dos indígenas.
As duas colônias fundadas pelos franceses no Brasil receberam quais nomes:
A) São Luís e Porto Príncipe
B) Guiana Meridional e Nova Paris
C) São Domingos e Porto Príncipe
D) França Antártica e França Equinocial
E) nenhuma das alternativas acima
Alternativa D
As invasões francesas aconteceram porque os franceses não concordavam com a divisão estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas. Por isso tentaram invadir o Brasil e fundaram duas colônias aqui: França Antártica (Rio de Janeiro) e França Equinocial (Maranhão).
A respeito do Tratado de Madrid, selecione a alternativa INCORRETA:
A) foi assinado no ano de 1750.
B) a Colônia de Sacramento permaneceu com Portugal.
C) deu início às Guerras Guaraníticas.
D) Portugal ficou com Sete Povos das Missões.
E) a Espanha assegurou seu domínio sobre as Filipinas.
Alternativa B
Com o Tratado de Madrid, foram resolvidos temporariamente desentendimentos fronteiriços entre Portugal e Espanha. A Colônia de Sacramento, fundada pelos portugueses em 1680, não permaneceu com Portugal, mas foi entregue para os espanhóis por meio desse tratado.
Os navios negreiros que levavam os africanos escravizados da África para a América receberam o nome de:
A) tumbeiro
B) coveiro
C) galeão
D) nevoeiro
E) nenhuma das alternativas
Alternativa A
Os africanos escravizados eram trazidos para a América em embarcações que receberam o nome de tumbeiros. Esses navios traziam de 300 a 500 africanos escravizados em condições degradantes. Eles eram colocados em porões apertados, sem ver a luz do Sol, sendo mal alimentados e sob péssimas condições de higiene.
Maior quilombo da história brasileira:
A) Quilombo do Leblon
B) Quilombo do Campo Grande
C) Quilombo dos Palmares
D) Quilombo de Vassouras
E) Quilombo de Catucá
Alternativa C
O maior quilombo da história brasileira foi o Quilombo dos Palmares, surgido no final do século XVI, na região da Serra da Barriga, atual estado das Alagoas. Era dividido em vários mocambos, sendo que o maior deles chegou a ter seis mil habitantes. Teve Zumbi dos Palmares como um de seus líderes e foi destruído em 1694.
Acontecimento em Portugal que deu força para o processo de independência do Brasil:
A) Revolução Liberal do Porto
B) Vinda da família real para o Brasil
C) Guerra Civil Portuguesa
D) Guerra das Laranjas
E) Terremoto de Lisboa
Alternativa A
A Revolução Liberal do Porto, em 1820, foi considerada o acontecimento que precipitou a independência do Brasil porque as elites de Portugal desejavam recolonizar nosso país. Isso contribuiu para a ruptura entre Brasil e Portugal e levou à independência, em 1822.
A única grande revolta que aconteceu no Brasil durante o Período Joanino foi:
A) Inconfidência Mineira
B) Conjuração Baiana
C) Guerra dos Mascates
D) Revolta de Beckman
E) Revolução Pernambucana
Alternativa E
A Revolução Pernambucana foi a única revolta que aconteceu durante o Período Joanino, sendo motivada pelo aumento de impostos que recaiu sobre Pernambuco desde a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro. Os privilégios dos portugueses em Recife também foram uma das causas, mas esse movimento foi rapidamente controlado.