Topo
pesquisar

Exercícios sobre Coluna Prestes

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre um dos movimentos de oposição que surgiu durante a Primeira República brasileira: a Coluna Prestes. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Coluna Prestes foi um dos maiores movimentos de oposição ao governo que surgiu durante a Primeira República. Os membros da Coluna Prestes atuaram entre 1925 e 1927 e caminharam mais de 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil. O nome desse grupo faz menção:

a) a um importante político de São Paulo chamado Júlio Prestes.

b) a um importante tenentista do período e membro da Coluna chamado Luís Carlos Prestes.

c) a uma cidade do interior de São Paulo onde os primeiros membros da Coluna reuniram-se.

d) a uma lei decretada em São Paulo por Francisco Prestes.

e) nenhuma das respostas acima.

questão 2

A Coluna Prestes atuou durante o período de 1925 a 1927 e tinha como objetivo principal o combate a um político brasileiro. Estamos falando de:

a) Venceslau Brás.

b) Artur Bernardes.

c) Washington Luís.

d) Campos Sales.

e) Hermes da Fonseca.

questão 3

A Coluna Prestes foi uma importante rebelião que fez parte do movimento tenentista e que atuou fortemente durante a década de 1920. Selecione a alternativa que traz o nome de outra rebelião tenentista desse período:

a) Revolta da Vacina

b) Revolta da Chibata

c) Rusgas Cuiabanas

d) Revolta do Forte de Copacabana

e) Intentona Integralista

questão 4

A Coluna Prestes, ao longo de seus dois anos de duração, contou com cerca de 1500 membros que marcharam pelo interior do Brasil. Alguns nomes dos participantes da Coluna ficaram bastante conhecidos. Sendo assim, selecione a alternativa que traz o nome de uma pessoa que NÃO esteve envolvida com a Coluna Prestes:

a) Luís Carlos Prestes

b) Miguel Costa

c) Juarez Távora

d) Isidora Dias Lopes

e) Plínio Salgado

respostas
Questão 1

LETRA B

A Coluna Prestes recebeu esse nome por conta de um de seus líderes, o gaúcho Luís Carlos Prestes. Além de seu envolvimento com a Coluna Prestes, Luís Carlos também ficou conhecido por ter tido um papel central na Intentona Comunista, organizada pelos comunistas em 1935. A Coluna Prestes também é conhecida como Coluna Miguel Costa-Prestes, por conta de outro membro chamado Miguel Costa.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

A Coluna Prestes lutava principalmente contra Artur Bernardes, presidente do Brasil entre 1922 e 1926. A oposição a Artur Bernardes era manifestada por todo o movimento tenentista e surgiu durante o processo eleitoral que determinou a escolha de Artur Bernardes como presidente. Ao longo de seu governo, Artur Bernardes comandou o Brasil de maneira bastante autoritária e reprimiu duramente as revoltas tenentistas.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

A Revolta do Forte de Copacabana aconteceu em 1922 e marcou o início da atuação do movimento tenentista (a Coluna Prestes foi parte desse movimento). Essa revolta aconteceu no dia 5 de julho de 1922 e foi organizada no Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. Durante a Revolta do Forte, 18 militares marcharam no calçadão de Copacabana, enfrentando as tropas governamentais. Desses militares, 16 foram mortos.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA E

Plínio Salgado não teve participação na Coluna Prestes. Ele era, na verdade, um membro da extrema-direita brasileira que atuou politicamente durante a década de 1930. Plínio Salgado foi o responsável pela criação da Ação Integralista Brasileira, movimento que se inspirou no fascismo italiano. Todos os outros nomes citados tiveram participação na Coluna Prestes.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola