Exercícios sobre o Convênio de Taubaté
Explique o processo de dependência criado na economia brasileira com a hegemonia do café na produção das riquezas nacionais.
Tendo uma parcela significativa da economia nacional sustentada pelo café, vemos que o Brasil atingia bons e maus momentos que variavam em relação ao preço do produto no mercado externo. Desse modo, quando a demanda pelo café diminuía ou o preço despencava, a economia brasileira passava por grandes dificuldades que não poderiam ser facilmente sanadas, já que não havia o franco desenvolvimento de outras atividades que pudessem alavancar a economia nacional.
O que foi o Convênio de Taubaté? E qual foi a sua proposta fundamental?
O Convênio de Taubaté foi uma reunião entre grandes cafeicultores ocorrida na cidade de Taubaté, localizada no Vale do Paraíba, antiga área de produção cafeeira. Em modo geral, os participantes dessa reunião queriam sanar as oscilações do café no mercado internacional determinando que o governo brasileiro realizasse a aquisição do produto a um preço atrativo. Contendo a produção em estoques, o próprio governo realizaria o comercialização do produtos em momentos de alta do preço.
Qual foi a reação inicial do governo federal em relação a essa proposta dos grades cafeicultores?
Inicialmente, o governo brasileiro, então liderado pelo presidente Rodrigues Alves, refutou a proposta de compra do café produzido no país. Mesmo sendo cafeicultor, o presidente alegava que esse tipo de prática colocava a economia nacional em risco ao forçar o crescimento da dívida externa. Desse modo, somente os governos estaduais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro que aderiram a essa política de compra e estocagem das sacas de café.
Quais foram os efeitos que a aplicação do Convênio de Taubaté trouxe para a economia brasileira?
Em um primeiro momento, a aplicação do convênio conseguiu manipular os preços da café no mercado internacional e proteger o lucro dos cafeicultores. Contudo, as garantias do convênio incentivaram os cafeicultores a produzirem em maior escala, o que ampliou a oferta do produto no mercado e, consequentemente, promoveu a queda dos preços no mercado internacional. Desse modo, o governo acabou contraindo enormes dividas para garantir o lucro dos cafeicultores e recuperar os prejuízos gerados pela revenda.
Do ponto de vista crítico, explique como o Convênio de Taubaté expõe os abusos políticos da República Oligárquica.
Percebendo que o convênio determinava as garantias de lucro para a elite cafeicultora, vemos que tal prática explicava em grande medida a falta de ações e políticas que beneficiassem diretamente a grande parcela da população carente existente nesse período. De tal modo, podemos ver que o Convênio de Taubaté representava eficazmente a feição excludente dos governos dessa época.