Exercícios sobre Economia Mineradora (E.F.)
Indique os objetivos fundamentais das entradas e bandeiras organizadas entre os séculos XVI e XVII.
Mesmo tendo agentes de promoção diferentes, as entradas e bandeiras tinham por objetivo realizar o apresamento de índios para o trabalho escravo; a coleta de drogas do sertão para fins medicinais e comerciais; e a prospecção de regiões que pudessem conter pedras e metais preciosos. Dessa forma, observamos que as entradas e bandeiras promoveram a interiorização do território colonial através de motivações de caráter econômico.
Com base no quadro abaixo, responda:
a) Faça uma pequena descrição da forma pela qual o artista representou a figura do bandeirante nesse quadro.
b) Essa representação está de acordo com aquilo que os documentos históricos falam sobre os bandeirantes? Justifique a sua resposta.
a) Observando a figura, podemos ver que o bandeirante é colocado como um desbravador de feição compenetrada e confiante. Suas roupas e armas o colocam como um indivíduo preparado para os desafios relacionados à exploração de territórios desconhecidos e o enfrentamento dos índios selvagens. Em resumo, vemos que o bandeirante tem sua imagem ligada a noções de caráter estritamente positivo.
b) Não. Ao comparar a representação dos bandeirantes com os documentos da época, vemos que o bandeirante não pode ser visto como esse herói positivo e bem armado. Em várias situações, as bandeiras eram organizadas com poucos recursos, sendo que muitos deles não tinham armas de fogo e atravessavam as matas descalços. Além disso, vale ressaltar que os bandeirantes empregaram de extrema violência contra os nativos que eram utilizados como escravos.
Aponte alguns dos impactos causados pelo desenvolvimento da economia mineradora no Brasil.
O desenvolvimento da mineração em terras brasileiras foi responsável pela formação de novos centros urbanos pelo interior, diretamente ligados à exploração do ouro. Nesse aspecto também vale ressaltar que as novas vilas e arraiais articularam uma economia interna que se desenvolvia com o objetivo de abastecer os centros de exploração aurífera. Por outro lado, vemos que a mineração abriu caminho para que Portugal ampliasse a cobrança de impostos na colônia e fortalecesse os mecanismos de fiscalização.
Explique sucintamente como o ouro era obtido pelos mineradores daquela época.
Geralmente, as lavras de ouro exploradas eram encontradas nas margens dos rios e na encostas de algumas montanhas. Os escravos que realizavam a extração do ouro utilizavam do almocafre para remover o cascalho e os torrões de terra que acobertavam as pepitas do lugar. Além disso, utilizavam a bateia – uma espécie de prato que realizava a separação do cascalho e do ouro pela realização de grandes movimentos circulares.