Exercícios sobre Entradas e Bandeiras
(Univali-SC) As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O papel histórico das Entradas e Bandeiras pode ser assim resumido:
a) Determinaram a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.
b) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.
c) Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste mudando a situação econômica da Colônia.
d) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do Vice-Reino do Rio de Janeiro para a Bahia.
e) Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis.
Letra A
O movimento das Entradas e Bandeiras, também chamado de sertanista, teve como principal objetivo desbravar o interior ainda pouco conhecido e pouco explorado do Brasil Colônia. Esse movimento foi fundamental para o desenvolvimento da mineração no século XVIII.
Entre as ações protagonizadas por bandeirantes no Brasil, destaca-se a destruição do Quilombo do Palmares, em 1695, liderada por:
a) Raposo Tavares
b) Domingos Jorge Velho
c) Mem de Sá
d) Anhanguera
e) Duque de Caxias.
Letra B
Domingos Jorge Velho, além de ter sido o responsável pela destruição do Quilombo dos Palmares, também foi responsável pelo desbravamento da região onde hoje está localizado o estado do Piauí.
Um dos principais bandeirantes paulistas foi Bartolomeu Bueno da Silva (filho), conhecido como Anhanguera. O principal feito de Anhanguera foi:
a) extinguir os últimos representantes da tribo tapajós.
b) derrotar os holandeses na segunda batalha dos montes Guararapes.
c) colonizar a região do extremo norte-nordeste, ao longo do rio Parnaíba, onde hoje se localiza o estado do Piauí.
d) colonizar a região do Brasil Central, onde hoje se localizam Goiás e Tocantins.
e) destruir o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco.
Letra D
Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, foi responsável por colonizar a região do Brasil Central, apresar índios dessa mesma região e desenvolver nela as primeiras estruturas administrativas e econômicas.
(UFU) A atividade bandeirante marcou a atuação dos habitantes da Capitania de São Vicente entre os séculos XVI e XVIII. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
a) Buscando capturar o índio para utilizá-lo como mão de obra, ou para descobrir minas de metais e pedras preciosas, o chamado bandeirismo apresador e o prospector foram importantes para a ampliação dos limites geográficos do Brasil colonial.
b) As bandeiras eram empresas organizadas e mantidas pela Metrópole, com o objetivo de conquistar e povoar o interior da colônia, assim como garantir, efetivamente, a posse e o domínio do território.
c) As chamadas bandeiras apresadoras tinham uma organização interna militarizada e eram compostas exclusivamente por homens brancos, chefiados por uma autoridade militar da Coroa.
d) O que explicou o impulso do bandeirismo do século XVII foi a assinatura do tratado de fronteiras com a Espanha, que redefiniu a linha de Tordesilhas e abriu as regiões de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, possibilitando a conquista e a exploração portuguesa.
e) Derivado da bandeira de apresamento, o sertanismo de contrato era uma empresa particular, organizada com o objetivo de pesquisar indícios de riquezas minerais, especialmente nas regiões de Mato Grosso e Minas Gerais.
Letra A
A coroa portuguesa, a partir do século XVII, teve a preocupação de ter domínio sobre a vasta extensão territorial brasileira e de controlar esse território com estruturas administrativas. Os objetivos eram, sobretudo, descobrir recursos naturais, como metais preciosos e desenvolver a colônia.