Exercícios sobre a Era Vargas – 2º período
O chamado governo democrático de Getúlio Vargas (1951-1954) ocorreu em um contexto mundial de tensão causado pela Guerra Fria. Explique sucintamente como Vargas tentou conciliar os interesses decorrentes deste conflito na política brasileira.
A tentativa de conciliação de Vargas esse baseava em adequar sua política aos interesses dos liberais, de um lado, e dos nacionalistas, de outro. O “Estado de Compromisso” manteria condições de funcionamento econômico que servissem aos liberais, como a abertura aos investimentos estrangeiros. Agradando os nacionalistas, criou a Petrobrás e a Eletrobrás, como garantia para a industrialização. Ainda nomeou João Goulart como ministro do Trabalho, que defendia o aumento do salário mínimo. O resultado da tentativa de conciliação foi seu suicídio em 1954, cometido em decorrência da pressão política que sofria.
Em seu segundo governo, Getúlio Vargas sofreu uma forte pressão política por parte de setores conservadores da sociedade. O principal partido que polarizou esta oposição foi a União Democrática Nacional, a UDN, que tinha como mais destacado líder:
-
João Goulart.
-
Café Filho.
-
Luís Carlos Prestes.
-
Carlos Lacerda.
-
Juscelino Kubitschek.
letra d. O jornalista Carlos Lacerda se notabilizou na oposição a Vargas, acusando o governo do então presidente de promover a esquerdização do país. Lacerda sofreu um atentado a tiros em 1954 que intensificou os conflitos políticos no país.
(Cesgranrio - RJ) A eleição, em 1950, de Getúlio Vargas para um novo mandato presidencial apresentou um dos momentos mais representativos do chamado Estado populista, porque Vargas:
- fora eleito com o apoio do grande capital conservador, interessado em conter o avanço das camadas populares e a entrada de capital estrangeiro.
- inverteu a política econômica que vinha sendo seguida pelo governo Dutra, liberando as importações e a remessa de lucros pelas empresas estrangeiras.
- buscava apoio das massas populares para os seus programas econômicos, através de suas ligações com o movimento trabalhista.
- esvaziou, em definitivo, o partido que lhe fazia oposição desde o Estado Novo, ao derrotar o candidato da UDN.
- foi beneficiário do clima de conciliação nacional, reunindo todas as forças políticas, aterrorizadas pela Guerra Fria.
letra c. A eleição de Vargas se construiu sobre a imagem criada enquanto ditador, de “Pai dos Pobres” e também com o controle que exercia sobre os sindicatos, que garantia a inserção de seus projetos econômicos entre as massas trabalhadoras do Brasil.
Durante o Governo Vargas (1951-1954) foi organizada uma Comissão Mista Brasil-EUA com o objetivo de definir as diretrizes da política econômica brasileira. Dos trabalhos desta comissão resultou a criação:
- da Sudene.
- da Eletrobrás.
- do BNDE.
- da Petrobras.
- da Hidrelétrica de São Francisco.
letra c. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), resultado dos trabalhados desta comissão, foi constituído para ser o órgão formulador e executor da política nacional de desenvolvimento econômico, investindo principalmente em infraestrutura e na criação de empresas estatais.