Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Frente Ampla

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre um dos movimentos de oposição que surgiram durante o período da Ditadura Militar: a Frente Ampla. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Frente Ampla foi um movimento político que surgiu no Brasil em 1966. Exigia o retorno do Brasil aos caminhos da democracia e a realização de eleições presidenciais diretas, além de defender em seu estatuto a continuidade de um projeto para o desenvolvimento da economia brasileira. O criador da Frente Ampla foi:

a) Juscelino Kubitschek

b) Tancredo Neves

c) João Goulart

d) Leonel Brizola

e) Carlos Lacerda

questão 2

A Frente Ampla contou com a adesão de duas importantes figuras políticas do Brasil na época: JK e João Goulart. Ambos haviam sido duramente perseguidos por Carlos Lacerda durante as décadas de 1950 e 1960, mas, por causa da ditadura, os três resolveram abrir mão de suas diferenças para formar esse movimento em defesa da democracia. O acordo que ratificou a entrada de Goulart na Frente Ampla ficou conhecido como:

a) Pacto de Lisboa

b) Pacto de Montevidéu

c) Pacto de Buenos Aires

d) Pacto de Porto Alegre

e) Pacto de Brasília

questão 3

O período de funcionamento da Frente Ampla foi relativamente curto. Fundado em 1966, o movimento atuou até 1968, quando veio sua proibição em abril. Poucos meses depois, com o decreto do AI-5, Carlos Lacerda, o fundador do movimento, teve seus direitos políticos cassados. A proibição ao funcionamento da Frente Ampla aconteceu durante o governo de:

a) Castello Branco

b) Costa e Silva

c) Médici

d) Geisel

e) Figueiredo

questão 4

A Frente Ampla foi lançada oficialmente no dia 28 de outubro de 1966, e a inauguração desse movimento político de oposição ao Regime Militar aconteceu com a emissão de um Manifesto, que foi divulgado no jornal:

a) O Globo

b) Correio do Povo

c) Folha

d) Estado de S. Paulo

e) Tribuna da Imprensa

respostas
Questão 1

LETRA E

A Frente Ampla foi criada em outubro de 1966 e surgiu como um movimento de oposição ao Regime Militar. O criador desse movimento foi Carlos Lacerda, conservador que apoiou o Golpe de 1964. Arrependido ao ver a dimensão que o Regime Militar havia tomado, Carlos Lacerda optou pela oposição.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

O pacto que ratificou a adesão de João Goulart à Frente Ampla ficou conhecido como Pacto de Montevidéu. O pacto foi assinado na capital uruguaia (Montevidéu), local onde João Goulart estava exilado desde o Golpe de 1964. Antes disso, foi assinado o Pacto de Lisboa, que garantiu a adesão de JK à Frente Ampla.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

A Frente Ampla surgiu ainda durante o governo de Humberto Castello Branco, no entanto, a sua proibição só aconteceu em abril de 1968, período em que o Brasil era governado por Artur Costa e Silva. A proibição da Frente Ampla saiu a partir de uma portaria emitida pelo Ministério da Justiça e aconteceu como forma de evitar o crescimento desse movimento, principalmente porque naquele momento o movimento estudantil estava em efervescência.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA E

A Tribuna da Imprensa foi o jornal responsável pela publicação do manifesto da Frente Ampla em outubro de 1966. A Tribuna da Imprensa foi fundada por Carlos Lacerda no final da década de 1940, mas na década de 1960 possuía outro dono. Por causa da publicação do manifesto, o jornal tornou-se alvo da censura durante os anos da Ditadura.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola