(PUC-RS) O contexto político que levaria à crise do segundo Governo Vargas e ao suicídio do presidente, em 24 de agosto de 1954, estava relacionado com:
O curto governo de Café Filho foi marcado principalmente pela realização das eleições para escolher o substituto de Getúlio Vargas, que havia cometido suicídio em 24 de agosto de 1954. O pleito realizado em 1955 teve como vencedor:
O discurso do coronel Bizarria Mamede, da Escola Superior de Guerra, durante a cerimônia fúnebre realizada durante o enterro de um general, mostrava a posição de setores do exército em não aceitar a posse de JK. O discurso desencadeou ainda uma série de fatos que garantiu a posse do presidente eleito. Sobre esses episódios indique a alternativa incorreta:
Sobre o governo de Café Filho indique a alternativa incorreta.
Letra E. A UDN, liderada por Carlos Lacerda, fazia uma intensa campanha contra Getúlio Vargas, principalmente através da imprensa, buscando criar condições para a deflagração de um golpe de Estado.
Voltar a questãoLetra A. Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito presidente em 1955, tendo que enfrentar posteriormente a oposição dos militares que não queriam que o eleito tomasse posse.
Voltar a questãoLetra C. O general Henrique Lott era a favor da legalidade, assumindo a defesa da posse dos candidatos eleitos, fossem quais fossem.
Voltar a questãoLetra B. A campanha de JK foi baseada na defesa do desenvolvimentismo, com a criação das condições necessárias para o rápido desenvolvimento industrial brasileiro.
Voltar a questão