Topo
pesquisar

Exercícios sobre o governo Castello Branco

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o primeiro governo do período da Ditadura Militar no Brasil: o governo de Humberto Castello Branco. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

O Golpe de 1964 destituiu o presidente João Goulart e transmitiu o poder para uma Junta Militar, que elegeu Humberto Castello Branco como primeiro presidente militar do Brasil. Com o governo Castello Branco, o aparato repressor começou a ser implantado no país, e os primeiros casos de tortura e censura começaram a ser registrados. Na questão partidária, o Brasil foi organizado com um modelo de bipartidarismo. Os dois partidos que surgiram eram:

a) PSD e PMDB

b) Arena e MDB

c) PTB e Arena

d) PSD e PDS

e) MDB e PMDB

questão 2

No governo de Castello Branco, foram implantadas medidas econômicas de austeridade para conter os gastos governamentais e congelar os salários para impedir o crescimento da inflação e garantir o desenvolvimento econômico do país. O projeto econômico aplicado no governo Castello Branco recebeu o nome de:

a) Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG)

b) Milagre Econômico

c) Reformas de Base

d) Plano Salte

e) Plano de Metas

questão 3

A respeito do governo de Humberto Castello Branco, selecione a alternativa incorreta:

a) durante a eleição realizada para determinar o presidente do regime militar, Castello Branco teve de enfrentar a concorrência de Artur Costa e Silva, vencendo-o por uma diferença de 50 votos.

b) o vice-presidente eleito foi o candidato José Maria Alkimin.

c) movimentos como a União Nacional dos Estudantes e a Liga Camponesa foram colocados na ilegalidade por ordem do governo.

d) o Ato Institucional nº 2 impôs o bipartidarismo e proibiu a atuação de todos os partidos que existiam no país até então.

e) no fim do governo de Castello Branco (em 1967), foi outorgada uma nova Constituição para o Brasil.

questão 4

Humberto Castello Branco assumiu a presidência poucos dias após o Golpe de 1964, que destituiu o presidente João Goulart. Qual dos nomes abaixo não apoiou esse golpe?

a) Carlos Lacerda

b) Magalhães Pinto

c) Auro de Moura

d) José Maria Alkimin

e) Leonel Brizola

respostas
Questão 1

LETRA B

Os dois partidos que atuaram no Regime Militar durante o bipartidarismo eram a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ambos os partidos foram impostos a partir do Ato Institucional nº 2, que fechou os outros partidos existentes no país. A Arena era o partido do regime, e o MDB era a oposição consentida. O bipartidarismo foi decretado em 1965 e permaneceu no país até 1979.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

O Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG) foi implantado ainda em 1964 para conter a inflação do país. Esse programa também pretendia retomar o crescimento da economia do Brasil. Foi considerado um programa de austeridade porque impunha arrocho para o salário do trabalhador e limitava os gastos governamentais.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

A eleição realizada em 9 de abril de 1964 não contou com a participação de Artur Costa e Silva (que foi o segundo presidente militar). Na eleição de 1964, Humberto Castello Branco disputou a posição de presidente com Juarez Távora e Eurico Gaspar Dutra, mas a vitória de Castello Branco foi avassaladora. Ele obteve praticamente 99% dos votos. Essa foi uma eleição indireta, ou seja, não teve participação da população.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA E

Leonel Brizola era um importante nome da esquerda brasileira durante a década de 1960 e participou ativamente da luta pela legalidade no país. Em 1964, com o golpe consumado, foi um dos nomes que se prontificaram a resistir. Brizola, inclusive, orientou Jango a oferecer resistência armada ao golpe, mas a proposta foi rejeitada por ele.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola