Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Greve dos 300 mil

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a Greve dos 300 mil, grande paralisação de trabalhadores que ocorreu em São Paulo em 1953 e que durou 30 dias. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Greve dos 300 mil foi uma das maiores demonstrações de força do movimento trabalhista brasileiro e foi fruto da insatisfação dos trabalhadores com a alta da inflação no país. Essa manifestação aconteceu em qual governo?

a) Governo Provisório de Vargas

b) Governo Constitucional de Vargas

c) Estado Novo

d) Governo Dutra

e) Segundo Governo Vargas

questão 2

Pouco antes da Greve dos 300 mil, os trabalhadores paulistas já haviam manifestado sua insatisfação em uma passeata que ocorreu na Praça da Sé. Estamos falando da:

a) Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

b) Passeata dos 100 mil.

c) Comício da Central do Brasil.

d) Marcha das Panelas Vazias.

e) Marcha das Margaridas.

questão 3

A Greve dos 300 mil foi um desafio às leis brasileiras, pois as leis vigentes da época eram bastante rígidas quanto à realização de greves no país. Essa rigidez nas leis de greve vinha desde o Estado Novo, mas foi reforçada durante o governo de:

a) Eurico Gaspar Dutra.

b) Venceslau Brás.

c) Artur Bernardes.

d) Washington Luís.

e) Jânio Quadros.

questão 4

A Greve dos 300 mil demonstrou a insatisfação dos trabalhadores perante o cenário encontrado na década de 1950 e aconteceu poucas semanas depois da Marcha das Panelas Vazias. O movimento aconteceu no estado de São Paulo e mobilizou trabalhadores de diversas áreas. Selecione a alternativa que apresenta a classe que não aderiu a essa greve:

a) vidraceiros

b) marceneiros

c) metalúrgicos

d) estivadores

e) gráficos

respostas
Questão 1

LETRA E

A Greve dos 300 mil aconteceu em São Paulo em 1953, durante o Segundo Governo Vargas. Foi uma demonstração de insatisfação dos trabalhadores com a alta da inflação, que corroía o salário do trabalhador. Essa greve ampliou a crise do Segundo Governo Vargas, já bastante desgastado pela crise política.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

A Marcha das Panelas Vazias foi realizada na Praça da Sé, em São Paulo, cerca de 10 dias antes do início da Greve dos 300 mil. Essa marcha mobilizou cerca de 60 mil pessoas, que se manifestaram contra os baixos salários e contra a falta de alimentos na cidade, fruto de um sistema agrícola precário.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

A legislação brasileira era extremamente dura contra as greves, e essa rigidez foi realizada durante o governo de Eurico Gaspar Dutra. A lei de greve aprovada por esse governo era tão rígida que críticas feitas à época falavam que “greve legal [no Brasil] só em perfumaria”. Essa crítica explica-se pelo fato de que o decreto-lei 9.070 estipulava quais áreas poderiam ter greves e quais não poderiam.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

A Greve dos 300 mil foi iniciada pelos trabalhadores da área têxtil (produção de tecidos) e depois foi aderida por marceneiros, metalúrgicos, gráficos e vidraceiros. A paralisação fez com que 300 mil trabalhadores parassem o trabalho durante 30 dias, retornando somente após acordo que reajustou os salários em 32%.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola