Exercícios sobre a Guerra dos Farrapos
Qual questão motivou fortemente os estancieiros gaúchos a se voltarem contra o governo regencial e assim organizar a chamada Revolução Farroupilha?
Além das questões políticas e ideológicas, vemos que diversos estancieiros gaúchos apoiaram a Revolução Farroupilha por conta dos altos impostos cobrados sobre os muares, o couro e, principalmente, o charque produzido naquela região. Com o passar do tempo, a alta carga de tributos impedia que os produtores gaúchos tivessem condição de concorrer com os produtos também produzidos e comercializados por seus vizinhos argentinos, uruguaios e paraguaios.
Quais as influências políticas e ideológicas que marcaram o desenvolvimento da Guerra dos Farrapos?
Vendo o modelo político instalado nos países vizinhos, os participantes da Farroupilha acabaram defendendo a formação de um governo de orientação republicana que oferecesse maior autonomia à região envolvida no conflito. De tal modo, notamos que os participantes criticavam fortemente a centralização política estabelecida pelo governo imperial e defendiam a organização de um governo constitucional e inspirado nos moldes do republicanismo.
Estabeleça quais foram as duas mais importantes conquistas dos participantes da Revolução Farroupilha.
No ano de 1836, o movimento foi inicialmente impulsionado quando os participantes tomaram a cidade de Porto Alegre e estabeleceram a nomeação de um novo governo para a província, com a proclamação da República Rio-Grandense. Tempos mais tarde, os envolvidos nesse mesmo movimento conseguiram tomar a província de Santa Catarina, onde formaram a chamada República Juliana.
Quais as medidas estabelecidas pelo Tratado de Ponche Verde que conseguiram resolver a contenda estabelecida entre os gaúchos e o governo imperial?
Em troca do reconhecimento da autoridade imperial, os revoltosos conquistaram a criação de uma taxa sobre os produtos agropecuários platinos, a anistia de todos os envolvidos na rebelião e a incorporação dos lideres farrapos às forças armadas do próprio Império. Deste modo, o território sulista foi devidamente pacificado e a unidade do território brasileiro preservada.
(UFS) " ... desligado o povo rio-grandense da comunhão brasileira, reassume todos os direitos da primitiva liberdade; usa destes direitos imprescritíveis constituindo-se República Independente; toma na extensa escala dos Estados Soberanos o lugar que lhe compete ..."
Na evolução histórica brasileira, pode-se associar as ideias do texto à:
a) Sabinada
b) Balaiada
c) Farroupilha
d) Guerra dos Emboabas
e) Confederação do Equador
Letra C. Tomando como base a natureza separatista e republicana que a Farroupilha assumiu, podemos notar que o documento destacado faz justa menção ao movimento ocorrido entre 1835 e 1845, nas províncias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.