Topo
pesquisar

Exercícios sobre a história das eleições no Brasil

Exercícios de História do Brasil

Avalie seus conhecimentos sobre os principais acontecimentos relacionados com a história das eleições no Brasil. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Durante o Segundo Reinado, uma grande reforma do sistema eleitoral aconteceu como resposta à possível abolição da escravatura. Essa lei, que atendeu a pedidos de tornar as eleições diretas, teve como grande impacto a redução drástica na quantidade de eleitores no Brasil. Como é conhecida essa lei?

a) Lei Saraiva-Cotegipe

b) Lei Eusébio de Queirós

c) Lei Saraiva

d) Ato Adicional

e) Lei da Anistia

questão 2

A Primeira República, também conhecida como República Velha, abrange os acontecimentos de 1889 a 1930. Esse período ficou marcado pelas eleições fraudadas e pelo voto de cabresto, uma vez que o voto não era secreto na época. Ao longo dessa fase, dois candidatos foram eleitos e não puderam assumir a presidência por diferentes razões. Estamos fazendo referência a:

a) Rodrigues Alves e Júlio Prestes

b) Afonso Pena e Getúlio Vargas

c) Rui Barbosa e Hermes da Fonseca

d) Deodoro da Fonseca e Campos Sales

e) Antônio Carlos Andrada e Getúlio Vargas

questão 3

Durante a Quarta República, foram realizadas três eleições, das quais os grandes concorrentes pertenciam aos partidos PTB, PSD e UDN. Os udenistas representavam a ala conservadora e liberal da política brasileira na época e, durante esse período, conseguiram vencer apenas uma eleição. Qual foi presidente eleito por esse partido?

a) Eurico Gaspar Dutra

b) Carlos Lacerda

c) João Goulart

d) Jânio Quadros

e) Eduardo Gomes

questão 4

O PT e o PSDB, dois partidos que fizeram parte da Nova República, período iniciado após o fim da Ditadura Militar, tiveram disputadas acentuadas em seis eleições presidenciais. Dentro desse período, qual foi o único candidato que conseguiu vencer a eleição presidencial ainda no primeiro turno?

a) Fernando Collor

b) Leonel Brizola

c) Fernando Henrique Cardoso

d) Lula

e) Dilma Rousseff

respostas
Questão 1

LETRA C

A Lei Saraiva foi decretada em 1881 e trouxe grandes mudanças para o sistema eleitoral brasileiro. É entendida por muitos historiadores como uma reação à possível abolição do trabalho escravo no Brasil, uma vez que o sistema em vigência até então permitia aos libertos tornarem-se eleitores desde que possuíssem a exigência mínima (renda anual de 100 mil réis).

Com essa lei, foi exigida uma assinatura no documento de convocação eleitoral, bem como uma renda anual de 200 mil réis. Essas exigências fizeram com que o eleitorado brasileiro caísse para menos de 1% da população.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

Os dois candidatos políticos que foram eleitos em disputa para o cargo de presidente, e não puderam tomar posse foram Rodrigues Alves e Júlio Prestes. O primeiro venceu a eleição de 1918, e não assumiu a presidência no ano seguinte porque faleceu em decorrência de gripe espanhola. O segundo venceu a eleição em 1930, mas não assumiu porque a vitória da Revolução de 1930 fez com que Getúlio Vargas fosse nomeado presidente do Brasil.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

A União Democrática Nacional era o terceiro maior partido do Brasil durante a Quarta República (ficava atrás do PSD e PTB) e representava os liberais conservadores. Lançou candidatos nas quatro eleições presidenciais, mas só conseguiu eleger um. O candidato udenista que venceu foi Jânio Quadros, eleito presidente na eleição de 1960, com 48% dos votos.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

Durante a Nova República, já foram disputadas oito eleições presidenciais, das quais seis foram decididas em segundo turno. As duas únicas definidas já no primeiro turno foram as eleições de 1994 e 1998, cujo vencedor foi Fernando Henrique Cardoso, que obteve 54% e 53% dos votos, respectivamente.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola