Exercícios sobre a história da industrialização do Brasil
O processo de industrialização da economia brasileira só se intensificou após as primeiras décadas do século XX, principalmente após o primeiro período de Getúlio Vargas como presidente da República. Sobre os motivos que impediram o desenvolvimento industrial brasileiro de se desenvolver durante os períodos coloniais e imperiais é incorreto dizer:
a) A coroa portuguesa proibia a instalação do comércio manufatureiro no Brasil.
b) O incentivo à atividade econômica nestes períodos era voltado exclusivamente à agricultura e suas atividades de apoio, como tráfico de escravos.
c) A coroa portuguesa tinha interesse em impedir o crescimento de sua colônia, para que ela continuasse somente fornecendo produtos agrícolas para o mercado externo.
d) O governo colonial e, posteriormente, o imperial ofereceu uma grande quantidade de créditos para o investimento em indústrias, mas não houve interessados em iniciar esta atividade.
Letra d.
O interesse dos governos durante a colônia e o império nunca foi de incentivar a industrialização e sim a monocultura agrícola.
Durante o processo de industrialização da economia brasileira, dois presidentes se destacaram no estímulo ao desenvolvimento deste setor econômico. São eles:
a) Afonso Pena e Hermes da Fonseca.
b) Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
c) Getúlio Vargas e Washington Luís.
d) Juscelino Kubitschek e José Sarney.
e) Nilo Peçanha e Arthur Bernardes.
Letra b.
Os presidentes que se notabilizaram pelo incentivo à industrialização foram Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, durante as décadas de 1930-1940 e 1950, respectivamente.
Na Primeira República, o processo de industrialização no Brasil sofreu sensível impulso com
a) a extinção, em 1906, da política de valorização do café, definida pelo convênio de Taubaté.
b) a adoção da política protecionista, que impedia o estabelecimento de empresas estrangeiras no país.
c) o desencadear da Primeira Guerra Mundial, que acentuou as dificuldades para a importação de produtos.
d) a organização da “Comissão Verificadora”, que controlava a entrada de manufaturas no Brasil.
e) a criação do Ministério da Indústria e Comércio, ocupado por Rui Barbosa.
letra c.
A Primeira Guerra Mundial foi o principal impulso ao processo de industrialização na República Velha devido ao fato de que o conflito ocorrido nos principais países industrializados direcionava a produção industrial para os esforços de guerra, e também por dificultar o comércio desses produtos.
(Fuvest) A segunda Guerra Mundial exerceu significativa influência no processo de industrialização do Brasil. Explique.
Envolvidos na II Guerra Mundial, os principais países industrializados passaram a importar produtos brasileiros incentivando, portanto, a produção interna. Por outro lado, os países industrializados tiveram que direcionar a utilização de suas indústrias para a produção de materiais bélicos, criando a necessidade da indústria brasileira em produzir para o mercado interno.