Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Intentona Integralista

Exercícios de História do Brasil

Faça estes exercícios e avalie seus conhecimentos a respeito da Intentona Integralista, insurreição organizada pelos integralistas contra o governo de Vargas, em 1938. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Intentona Integralista aconteceu em qual momento da história brasileira?

a) Governo Provisório de Vargas

b) Governo Constitucional de Vargas

c) Estado Novo

d) Governo Dutra

e) Segundo Governo Vargas

questão 2

A Intentona Integralista aconteceu em 1938 e foi uma tentativa dos integralistas de tomar o poder do Brasil, que, na época, era governado por Getúlio Vargas durante o Estado Novo. Os integralistas eram um grupo político de extrema-direita que tinha inspiração, sobretudo, no fascismo italiano. Com o fracasso da Intentona Integralista, o líder do movimento precisou fugir do Brasil. Quem era o líder dos integralistas?

a) Gustavo Barroso

b) Olímpio Mourão

c) Plínio Salgado

d) Juarez Távora

e) Miguel Reale

questão 3

A Intentona Integralista, tentativa dos integralistas de tomarem o poder do Brasil, teve duas revoltas fracassadas que aconteceram, respectivamente, em março e em maio de 1938. Selecione a alternativa que explica por que os integralistas se rebelaram contra o governo:

a) Em decorrência da expulsão de Plínio Salgado do Brasil segundo determinação da Lei de Segurança Nacional de 1935.

b) Em decorrência de Olímpio Mourão ter traído o partido, aliando-se a Getúlio Vargas.

c) Em decorrência de Getúlio Vargas ter colocado todos os partidos, incluindo a AIB, na ilegalidade.

d) Em decorrência de Miguel Reale ter descoberto planos dos comunistas de organizar a tomada do poder no Brasil.

e) Em decorrência da criação da Consolidação das Leis do Trabalho, que contrariou os integralistas.

questão 4

Poucos anos antes da Intentona Integralista, outra insurreição aconteceu no Brasil contra o governo de Vargas. Essa insurreição, que possuía outra motivação ideológica, teve como grande líder Luís Carlos Prestes. Estamos falando de qual movimento?

a) Coluna Prestes

b) Revolução de 1930

c) Revolução Constitucionalista de 1932

d) Intentona Comunista

e) Revolta da Armada

respostas
Questão 1

LETRA C

A Intentona Integralista aconteceu em dois momentos, março e maio de 1938, e contou com dois pequenos levantes organizados pelos integralistas. As duas revoltas aconteceram durante o período do Estado Novo, fase ditatorial da Era Vargas que se estendeu de 1937 a 1945. Ambas foram facilmente derrotadas pelas forças do governo de Getúlio Vargas.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA C

Plínio Salgado era um jornalista brasileiro que se tornou admirador dos ideais fascistas após realizar uma viagem para a Itália. Em 1932, fundou a Ação Integralista Brasileira (AIB), movimento nacionalista de inspiração fascista que adotava alguns símbolos marcantes e uma saudação. Em 1939, foi obrigado a exilar-se em Portugal em consequência de seu envolvimento com a Intentona Integralista.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

O estopim para que os integralistas deflagrassem sua insurreição contra o Estado Novo foi o fato de Getúlio Vargas ter proibido a atuação de todos os partidos políticos no país, incluindo a Ação Integralista Brasileira. Os integralistas esperavam que fossem chamados por Vargas para participarem do poder. No entanto, ao perceberem que isso não aconteceria, mobilizaram-se para tentar tomar o poder.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

Em novembro de 1935, aconteceu no Brasil a Intentona Comunista, movimento organizado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL) e pelo Partido Comunista do Brasil (PCB). Esse movimento contou com o apoio de Moscou, que tinha como objetivo a difusão do comunismo pelo mundo a partir da Internacional Comunista. Esse movimento fracassado foi liderado por Luís Carlos Prestes e deflagrado em três cidades.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola