Topo
pesquisar

Exercícios sobre o movimento abolicionista

Exercícios de História do Brasil

Faça estes exercícios sobre o movimento abolicionista, que foi responsável por defender a causa da abolição da escravatura no Brasil. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Enem/2015) TEXTO I

Em todo o país, a lei de 13 de maio de 1888 libertou poucos negros em relação à população de cor. A maioria já havia conquistado a alforria antes de 1888, por meio de estratégias possíveis. No entanto, a importância histórica da lei de 1888 não pode ser mensurada apenas em termos numéricos. O impacto que a extinção da escravidão causou numa sociedade constituída a partir da legitimidade da propriedade sobre a pessoa não cabe em cifras.

ALBUQUERQUE. W. O jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).

TEXTO II

Nos anos imediatamente anteriores à Abolição, a população livre do Rio de Janeiro tornou-se mais numerosa e diversificada. Os escravos, bem menos numerosos que antes, e com os africanos mais aculturados, certamente não se distinguiam muito facilmente dos libertos e dos pretos e pardos livres habitantes da cidade. Também já não é razoável presumir que uma pessoa de cor seja provavelmente cativa, pois os negros libertos e livres poderiam ser encontrados em toda parte.

CHALHOUB, S. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

Sobre o fim da escravidão no Brasil, o elemento destacado no Texto I que complementa os argumentos apresentados no Texto II é o(a)

a) variedade das estratégias de resistência dos cativos.

b) controle jurídico exercido pelos proprietários.

c) inovação social representada pela lei.

d) ineficácia prática da libertação.

e) significado político da Abolição.

questão 2

O movimento abolicionista ganhou força a partir da década de 1870, e o ativismo pela abolição da escravatura contou com grandes nomes que deram força à causa nacionalmente. Entre os nomes mencionados a seguir, qual deles NÃO teve envolvimento com o movimento que conquistou a abolição do trabalho escravo em 1888?

a) André Rebouças

b) Joaquim Nabuco

c) Luís Gama

d) Deodoro da Fonseca

e) José do Patrocínio

questão 3

(FCC/2018) Segundo os historiadores, um dos fatos que impactaram o processo de abolição de escravatura no Brasil foi o Bill Aberdeen, que correspondeu

a) ao documento, aprovado pelo parlamento inglês em 1845, que declarava lícito deter e capturar navios que traficassem escravos africanos.

b) ao acordo firmado entre Portugal e Inglaterra, em 1864, para por fim à escravidão nas colônias portuguesas no prazo de dez anos.

c) ao conjunto de regras que previram o fim paulatino da escravidão nos Estados Unidos da América como resultado do acordo de paz que pôs fim à Guerra de Secessão.

d) ao tratado firmado entre quatro países europeus no ano de 1870, dando liberdade aos filhos de escravos nascidos, a partir de então, nas suas colônias.

e) à primeira declaração internacional, de 1855, que reconhecia o direito de liberdade como direito universal, extensivo a todas as pessoas integrantes de todos os povos, inclusive escravos.

questão 4

A resistência à escravidão no Brasil da década de 1880 ocorreu por diversas estratégias e espalhou-se por diferentes classes do país. Entre as estratégias utilizadas na luta pela abolição da escravatura, NÃO está correta

a) a fuga de escravos.

b) a formação de quilombos.

c) a atuação de advogados na defesa dos escravos.

d) a panfletagem para divulgar a causa.

e) a busca por financiamento internacional.

respostas
Questão 1

LETRA E

Essa é uma questão difícil e que apresenta respostas que podem confundir o leitor. Aqui é importante levar em consideração um aspecto: a abolição da escravatura, em 1888, teve maior impacto levando em consideração o seu significado político. Isso porque, com esse movimento, a sociedade brasileira reconhecia, pela primeira vez, que o corpo social era formado unicamente por seres humanos livres, sendo todos iguais perante a lei.

Essa ideia é claramente percebida na frase “o impacto que a extinção da escravidão causou numa sociedade constituída a partir da legitimidade da propriedade sobre a pessoa não cabe em cifras”, ou seja: o impacto político com o fim da possibilidade de escravizar pessoas foi gigantesco, na história de um país que havia normalizado a escravidão, após 300 anos de existência da instituição.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

Deodoro da Fonseca foi um marechal do Exército brasileiro que ficou muito conhecido por ter sido um dos líderes da Proclamação da República, em 1889. Com isso, tornou-se presidente do Brasil, cargo que exerceu até 1891, quando renunciou. Embora existam relatos de que Deodoro da Fonseca fosse favorável ao fim do trabalho escravo, ele nunca se envolveu com a causa abolicionista como os outros quatro nomes citados na questão.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

O Bill Abeerden foi aprovado pelo parlamento inglês, em 1845, dando direito às embarcações inglesas de aprisionarem navios negreiros no Atlântico. Essa lei deu início às transformações que resultaram no processo de transição que deu forças ao movimento abolicionista, o qual levou à aprovação da abolição da escravatura de maneira irrestrita por meio de Lei Áurea, em 1888.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA E

Não houve procura por nenhum tipo de financiamento internacional em defesa da causa da abolição da escravatura, porque todos os esforços necessários para viabilizar a causa aqui no país foram internos. O máximo que houve na época foi pressão internacional, mas, por meios diplomáticos, para que o país colocasse fim à instituição da escravidão.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola