Topo
pesquisar

Exercícios sobre o governo de Deodoro da Fonseca

Exercícios de História do Brasil

Faça estes exercícios a respeito do governo de Deodoro da Fonseca, presidente que governou o Brasil logo após a Proclamação da República, entre 1889 e 1891. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Ministério da Defesa) Durante o Governo Provisório de Deodoro da Fonseca, o então ministro da Fazenda, Rui Barbosa, colocou em prática uma reforma financeira. Essa reforma

a) tinha por objetivo controlar a onda inflacionária e reduzir o processo especulativo na Bolsa de

Valores.

b) resultou na amortização da dívida externa, bem como na suspensão do pagamento de seus juros por três anos.

c) consistiu na elevação dos juros e da taxa cambial, levando ao crescimento da receita pública e diminuição do custo de vida.

d) tinha por finalidade favorecer a expansão industrial, por meio da ampliação de créditos ao setor.

e) visava fiscalizar a venda de ações, com a finalidade de impedir a propagação de empresas fantasmas.

questão 2

No dia 15 de novembro de 1889, foi realizada a derrubada da monarquia e a república foi proclamada em nosso país. Com isso foi formado um Governo Provisório ocupado por Deodoro da Fonseca. Nos acontecimentos que levaram à Proclamação da República, qual foi o papel de Deodoro da Fonseca?

a) Proclamou a república na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

b) Derrubou o Gabinete Ministerial e prendeu o visconde de Ouro Preto.

c) Cercou o palácio do imperador e ordenou a prisão de d. Pedro II.

d) Liderou mobilização popular contra os monarquistas que resistiram à proclamação.

e) Não teve papel na proclamação.

questão 3

O governo de Deodoro da Fonseca foi dividido em duas fases: provisória e constitucional. Por ter sido o primeiro governo republicano do Brasil, ele foi acompanhado de uma Constituinte que elaborou uma nova Constituição para o país. Qual dos itens seguintes NÃO constava na Constituição promulgada em 1891:

a) Implantação do federalismo como sistema de governo.

b) Garantia de algumas liberdades individuais.

c) Determinação de que os analfabetos não poderiam votar.

d) Implantação da Grande Naturalização.

e) Estabelecimento dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

questão 4

Leia o trecho:

Com pouca habilidade, ou muito autoritarismo, Deodoro realiza nomeações de governadores provisórios incompatíveis com interesses das facções oligárquicas que disputam a hegemonia nos estados.

RESENDE, Maria Efigênia Lage de. O processo político na Primeira República e o liberalismo oligárquico. FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. Brasil republicano: o tempo do liberalismo oligárquico: da Proclamação da República à Revolução de 1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, p. 97.

O trecho faz menção a ações de Deodoro da Fonseca como presidente e evidencia:

a) a pouca habilidade política do presidente ao realizar ações contra os interesses dos grupos que o davam sustentação no poder.

b) o pleno funcionamento das instituições republicanas do Brasil.

c) o diálogo sadio entre o presidente e os parlamentares nos primeiros anos da república.

d) a vingança de Deodoro contra os parlamentares e contra o baixo apoio deles que teve na eleição de fevereiro de 1891.

e) nenhuma das alternativas.

 

respostas
Questão 1

LETRA D

O Encilhamento foi proposto por Rui Barbosa em meados de 1890 e estipulava uma reforma considerável na economia brasileira. O objetivo era incentivar o desenvolvimento industrial e facilitar o acesso ao crédito, mas o resultado foi desastroso e levou o Brasil a uma das piores crises econômicas de sua história. O resultado da reforma de Rui Barbosa foi especulação na Bolsa de Valores e alta da inflação, e os efeitos dessa crise estenderam-se até o final da década de 1890.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

Deodoro da Fonseca foi convencido a participar de um movimento contra o imperador d. Pedro II poucos dias antes do 15 de novembro. No dia da Proclamação da República, Deodoro da Fonseca liderou tropas, cercou o prédio do Gabinete Ministerial, localizado no Campo de Santana, e ordenou a prisão do primeiro-ministro, o visconde de Ouro Preto. A Proclamação da República foi realizada, de fato, por José do Patrocínio.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

A Grande Naturalização não constava na Constituição de 1891, pois foi implantada via decreto. No dia 14 de dezembro de 1889, ficou determinada a Grande Naturalização por meio do Decreto nº 58-A, que afirmava que todos os estrangeiros que estavam no Brasil no dia 15 de novembro de 1889 seriam considerados brasileiros.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

O trecho faz menção exatamente à pouca habilidade de Deodoro em governar o país após ser eleito constitucionalmente em 1891. Deodoro da Fonseca chegou a nomear ex-monarquistas para ocupar cargos de seu governo, e medidas assim criaram desgaste entre ele e parlamentares e membros de grandes oligarquias. Foi esse contínuo desgaste que o levou a renunciar, no final de 1891.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola