Topo
pesquisar

Exercícios sobre os governos militares

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios você pode avaliar seus conhecimentos sobre os governos militares que existiram no Brasil de 1964 a 1985 e caracterizaram o período da Ditadura Militar. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

O Golpe de 1964 foi uma conjunção de eventos que começou com uma rebelião militar, passou por um golpe parlamentar e, por fim, entregou o poder a uma junta militar. Os historiadores sabem que a conspiração golpista era debatida e organizada no Brasil desde, pelo menos, 1962. O golpe de 1964 destituiu qual presidente do poder:

a) Jânio Quadros

b) João Goulart

c) Getúlio Vargas

d) Juscelino Kubitschek

e) Leonel Brizola

questão 2

Até hoje se debate a inércia de João Goulart enquanto o golpe acontecia, entre 31 de março e 2 de abril. Sabe-se também que foi proposto a Goulart oferecer resistência armada aos golpistas, mas o presidente rejeitou essa hipótese porque sabia que isso arrastaria o Brasil para uma guerra civil. A proposta de resistência armada foi realizada por:

a) Juscelino Kubitschek

b) Ulysses Guimarães

c) Leonel Brizola

d) Jânio Quadros

e) Amaury Kruel

questão 3

Ao todo, durante o período da Ditadura Militar (1964-1985), o Brasil contou com cinco presidentes militares instituídos pela Junta Militar ou via eleições indiretas. Selecione a alternativa que apresenta o nome de uma personalidade que não foi presidente do Brasil durante esse período:

a) Olímpio Mourão

b) Emílio Médici

c) Humberto Castelo Branco

d) Arthur Costa e Silva

e) Ernesto Geisel

questão 4

Carlos Lacerda foi um dos principais nomes civis que fez campanha abertamente a favor do golpe militar. Durante toda a Quarta República, o político conservador incendiou o cenário político brasileiro até que, finalmente, um golpe contra a democracia foi realizado. Poucos anos depois, insatisfeito com os rumos que os governos militares haviam tomado, Carlos Lacerda organizou uma campanha de resistência civil que ficou conhecida como:

a) Ação Popular

b) Frente Ampla

c) Diretas Já

d) Aliança de Libertação Nacional

e) Movimento Nacional Revolucionário

respostas
Questão 1

LETRA B

O Golpe de 1964 aconteceu durante o período de 31 de março a 9 de abril, com a destituição oficial do presidente no dia 2 de abril, quando Auro de Moura declarou vaga a presidência do Brasil. O presidente do Brasil à época era João Goulart, que havia sido empossado em 7 de setembro de 1961. Durante seu governo, Jango foi amplamente contestado, sobretudo por causa das reformas de base que pretendia realizar. Com o golpe, Jango exilou-se no Uruguai.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA C

Leonel Brizola era cunhado de João Goulart e uma das maiores lideranças da esquerda brasileira à época. Em 1961, já havia tido papel fundamental na campanha da legalidade que garantiu a posse de João Goulart. Brizola era conhecido por defender que as reformas de base deveriam acontecer de qualquer maneira e, quando o golpe aconteceu, sugeriu a Goulart que resistisse, mas esse rejeitou a hipótese.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

Olímpio Mourão nunca foi presidente do Brasil durante o período da Ditadura Militar. Ele foi o líder da rebelião militar que aconteceu em Juiz de Fora e deu início à marcha de militares e golpistas civis pela destituição do presidente João Goulart, em 1964.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

O movimento de resistência civil criado por Carlos Lacerda ficou conhecido como Frente Ampla e contou com a adesão de nomes como Juscelino Kubitschek e João Goulart, o presidente destituído pelo golpe de 1964. A Frente Ampla foi criada por Carlos Lacerda oficialmente em 1966 e exigia o retorno do Brasil aos caminhos da democracia. O manifesto da Frente Ampla defendia a organização de eleições livres e diretas para a escolha de presidente do país. Essa organização foi proibida de funcionar pela Ditadura a partir de 1968.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola