Exercícios sobre Período Pré-Colonial

Teste os seus conhecimentos a respeito do Período Pré-Colonial, um período que se estendeu durante as três primeiras décadas após a chegada dos portugueses ao Brasil. Publicado por: Daniel Neves Silva
Questão 1

(JVL Concursos – adaptada) A colonização portuguesa na América teve características distintas de outras metrópoles, envolvendo sistema de capitanias hereditárias e engenhos açucareiros. Sobre a dinâmica do sistema colonial português, identifique a afirmação adequada.

a) A Coroa concedeu total autonomia às capitanias, inexistindo cobrança de tributos para a metrópole.

b) Os engenhos destinavam a maior parte da produção para o mercado interno, priorizando a subsistência local.

c) O sistema escravista e a monocultura exportadora de açúcar estruturaram a economia colonial, embora houvesse variações regionais e resistências de diferentes atores sociais.

d) A sociedade colonial rejeitou a mão de obra escrava, preferindo o trabalho livre e assalariado desde o início.

e) Todas as alternativas estão incorretas.

Ver resposta
Resposta

Letra C. A colonização portuguesa se consolidou no Brasil a partir da exploração do trabalho escravo, fundamental para que a produção ocorresse e se baseou na monocultura de cana-de-açúcar, utilizada na produção do açúcar, produto que foi a base da economia brasileira até o final do século XVII.

Questão 2

(Cotec – adaptada) O choque entre o modo de vida dos indígenas e os costumes impostos pelos europeus foi grande, e começou assim que os conquistadores desembarcaram na costa brasileira. Analise o seguinte fragmento de texto considerando o processo de colonização inicial do Brasil:

A _________________ entre os povos nativos favoreceu a vitória dos colonizadores, que se aliaram a tribos menos agressivas para vencer as guerras. Para facilitar a comunicação, os padres aprenderam a falar tupi e desenvolveram um método de ensino na língua ________________. Nem todos os povos aceitaram passivamente esses

_________________ e catequese, e muitos resistiram tentando defender as suas terras e os costumes.

As palavras que completam corretamente as lacunas do fragmento de texto apresentado, na ordem, são:

a) disputa, guarani, louvores.

b) disputa, tupã, louvores.

c) incitação, guarani, decretos.

d) rivalidade, nativa, ensinamentos.

e) rivalidade, tupã, louvores.

Ver resposta
Resposta

Letra D. O texto apresentado pela questão fala que os portugueses se aproveitaram da rivalidade entre os povos indígenas para enfraquecê-los e conquistá-los, além de tê-los catequizá-los por meio do uso da língua nativa. Por fim, o texto complemento que muitos povos indígenas resistiram a essa conversão forçada realizada pelos portugueses.

Questão 3

(Comperve – adaptada) A lei sobre a liberdade dos gentios foi publicada em Évora no ano de 1570. Ela determinava que só poderiam ser escravizados os indígenas tomados em “guerra justa”, em que

a) os colonizadores provocassem situações que fizessem os indígenas responsáveis pelo desencadeamento da guerra.

b) o discurso do colonizador justificasse as ações passíveis de escravidão dos povos originários, sendo a principal delas a resistência à catequização.

c) os indígenas só poderiam ser tomados como cativos em caso de autorização do Governador-Geral, sendo passível de pena o descumprimento dessa regra.

d) o conhecimento da agricultura e a ausência de agilidade no trabalho fossem as principais razões para a guerra.

e) os nativos promovessem festivais com a prática do canibalismo.

Ver resposta
Resposta

Letra A. A ideia de “guerra justa” estabelecia que os portugueses só poderiam escravizar os indígenas se fossem atacados por eles. Assim, muitos portugueses provocavam conflitos com os indígenas para serem atacados e justificar a escravização dos nativos.

Questão 4

(CPCON – adaptada) Leia o texto a seguir:

“O Brasil Colônia correspondeu ao período em que Portugal colonizou a porção leste da América do Sul, que hoje corresponde à grande parte do território brasileiro. De 1500 até 1822, os portugueses colonizaram o Brasil, explorando suas riquezas para atender às demandas do mercado europeu”.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-colonia. Acesso em: 08 set. 2024.

A partir da leitura do texto acima sobre o Brasil Colônia e considerando as características que marcaram o país neste período histórico, leia e analise as proposições a seguir:

I – A colonização do Brasil pelos portugueses começou pela região Sudeste, onde foi fundada a primeira capital e desenvolvido o primeiro ciclo econômico.

II – A economia colonial consistia na exploração de riquezas para atender aos interesses do mercado externo por meio da mão de obra escravizada.

III – Os cultivos da cana-de-açúcar e a extração do pau-brasil e ouro representaram três importantes ciclos econômicos do Brasil Colônia.

IV – O longo período colonial vivenciado pelo Brasil não teve importância para a formação territorial, econômica e cultural do Brasil.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

a) II, III e IV.

b) I e III.

c) II e IV

d) I, II e IV

e) II e III

Ver resposta
Resposta

Letra E. Entre as proposições apresentadas, apenas a II e IV estão corretas, pois afirmam que a escravidão foi a forma encontrada pela metrópole para produzir riquezas na colônia, sendo que essas riquezas eram unicamente para garantir o enriquecimento de Portugal. Além disso, o pau-brasil, cana-de-açúcar e ouro foram importantes para a economia colonial.

Questão 5

(ADM & TEC – adaptada) Durante o Brasil Colonial, o sistema de capitanias hereditárias desempenhou papel importante no processo de ocupação territorial. Sobre esse sistema, analise as alternativas e marque a CORRETA:

a) As capitanias garantiam ampla autonomia política e econômica aos colonos.

b) A centralização administrativa foi fortalecida com a implementação do sistema de capitanias hereditárias.

c) O sistema enfrentou dificuldades devido à falta de recursos e resistência indígena em algumas regiões.

d) As capitanias hereditárias foram extintas com a chegada dos jesuítas ao Brasil.

e) Todas as alternativas estão incorretas.

Ver resposta
Resposta

Letra C. O sistema de capitanias hereditárias fracassou rapidamente porque sofreu bastante com a falta de recursos e de experiência administrativa dos donatários, dificuldade de comunicação com a metrópole e ataques indígenas.

Questão 6

(Fênix Concursos – adaptada) O sistema colonial implantado nas Américas pelos europeus moldou o espaço e a economia das colônias. Analise as afirmativas sobre o sistema colonial:

I. A colonização portuguesa no Brasil foi inicialmente marcada pela extração do pau-brasil, realizada com o auxílio de mão de obra indígena.

II. A adoção do sistema de plantation, baseado em grandes propriedades, monocultura e trabalho escravizado, foi essencial para a produção de açúcar no Brasil.

III. A colonização portuguesa não promoveu a escravização de indígenas.

Das afirmativas, pode-se afirmar que:

a) apenas I está correta.

b) apenas I e II estão corretas.

c) apenas II e III estão corretas.

d) todas estão corretas.

e) todas estão incorretas.

Ver resposta
Resposta

Letra B. As afirmativas I e II trazem informações corretas, pois apontam que o pau-brasil foi o primeiro item explorado pelos portugueses aqui e afirma que a produção de açúcar no Brasil se baseou no esquema de plantation.

Questão 7

Em 1542, as Leis Novas estabelecidas por D. João III para a administração colonial apresentavam como principal característica:

a) a diminuição do poder dos donatários nas capitanias hereditárias.

b) a extinção do sistema de sesmarias na colônia portuguesa.

c) o estabelecimento do monopólio comercial espanhol nas Américas.

d) a proibição total do trabalho indígena em toda a colônia.

e) a transferência do poder administrativo para a Companhia das Índias.

Ver resposta
Resposta

Letra A. As Leis Novas, estabelecidas pelo rei d. João III, estabeleceram mudanças importantes para a colonização brasileira, determinando mudanças que impactaram o poder dos capitães donatários, enfraquecendo-os. Isso demonstrou a insatisfação da coroa portuguesa com os donatários e o fracasso desse modelo.

Questão 8

(Facet) A respeito dos ciclos econômicos do Brasil colonial, analise as afirmativas e escolha a alternativa correta:

I. O ciclo do pau-brasil inaugurou a economia colonial com a extração e exportação da madeira, utilizando mão de obra indígena em regime de escambo.

II. O ciclo da cana-de-açúcar foi marcado pela concentração da produção no Nordeste, fortalecendo uma aristocracia rural escravocrata.

III. O ciclo da mineração no século XVIII impulsionou a urbanização e a transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro.

a) Apenas I está correta.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas I e II estão corretas.

d) Apenas II e III estão corretas.

e) Todas estão corretas.

Ver resposta
Resposta

Letra E. Todas as afirmativas estão corretas, pois a exploração do pau-brasil foi realizada pelos indígenas com base em uma relação de escambo; a produção açucareira, de fato, se concentrou no Nordeste e permitiu o estabelecimento de uma aristocracia na colônia; a mineração contribuiu para a urbanização do Brasil e incentivou a transferência de capital para o Rio de Janeiro.

Questão 9

(Amauc) O Pacto Colonial foi um sistema econômico e político que moldou a relação entre Portugal e suas colônias na América, incluindo o Brasil. Considerando as complexidades desse sistema e suas implicações para a sociedade colonial, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre o Pacto Colonial e a formação social da colônia:

a) O Pacto Colonial estimulou o desenvolvimento industrial na colônia, diversificando a economia e reduzindo a dependência de Portugal.

b) O sistema de plantation, baseado na monocultura e na mão de obra escravizada, fortalecido pelo Pacto Colonial, gerou uma sociedade extremamente hierarquizada e desigual.

c) O Pacto Colonial promoveu uma grande mobilidade social na colônia, permitindo que pessoas de diferentes origens alcançassem posições de destaque na sociedade.

d) O Pacto Colonial garantia a autonomia econômica das colônias, permitindo que elas comercializassem livremente com outras nações.

e) A metrópole portuguesa incentivava a produção de manufaturas na colônia para competir com os produtos europeus.

Ver resposta
Resposta

Letra B. O pacto colonial ou exclusivo metropolitano foi um sistema estabelecido por Portugal no Brasil que reforça o controle de Portugal sobre a colônia, garantindo a dependência econômica do Brasil de Portugal. Além disso, a sociedade colonial, de fato, baseou-se na escravidão e na monocultura, tornando-se profundamente desigual.

Questão 10

(Educa) Fundada em 1549, se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar. A cidade também tinha como ponto forte a sua localização, que facilitava a exportação desses produtos para outros países. A Capital brasileira que o texto faz referência é:

a) João Pessoa.

b) Recife.

c) Rio de Janeiro.

d) Salvador.

e) São Luís.

Ver resposta
Resposta

Letra D. A questão está se referindo a Salvador, primeira capital do Brasil, cidade construída sob o governo-geral de Tomé de Sousa. Foi criada para centralizar a administração colonial portuguesa.

Questão 11

(Enem PPL 2021) Tão bem há muito pau-brasil nestas Capitanias de que os mesmos moradores alcançam grande proveito: o qual pau se mostra claro ser produzido da quentura do Sol, e criado com a influência de seus raios, porque não se acha se não debaixo da tórrida Zona, e assim quando mais perto está da linha Equinocial, tanto é mais fino e de melhor tinta; e esta é a causa porque o não há na Capitania de São Vicente nem daí para o Sul.

GÂNDAVO, P. M. Tratado da Terra do Brasil: História da Província Santa Cruz. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980 (adaptado).

O registro efetuado pelo cronista nesse texto harmoniza-se com a seguinte iniciativa do período inicial da colonização portuguesa:

a) Introdução da lavoura monocultora para efetivar a ocupação do território americano.

b) Implantação de feitorias litorâneas para garantir a extração de recursos naturais.

c) Regulamentação do direito de posse para enfrentar os interesses espanhóis.

d) Substituição da escravidão indígena para apoiar a rede do comércio europeu.

e) Restrição da atividade missionária para sufocar a penetração protestante.

Ver resposta
Resposta

Letra B. A exploração do pau-brasil foi realizada durante o Período Pré-Colonial, momento que a presença portuguesa se concentrava no litoral brasileiro. A presença portuguesa nesse período se dava em feitorias, que armazenavam as toras da árvore até que elas fossem embarcadas para Portugal.

Questão 12

(Enem 2013) De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.

Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.

A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:

a) valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.

b) descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.

c) transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente.

d) realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia.

e) criticar o modo de vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho.

Ver resposta
Resposta

Letra A. O relato de Pero Vaz de Caminha, escrivão que registrou a carta sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, fala das possibilidades econômicas, mas reforça a grande oportunidade da coroa portuguesa de promover a catequização dos indígenas.

Leia o artigo