Topo
pesquisar

Exercícios sobre o peronismo

Exercícios de História do Brasil

Faça estes exercícios a respeito do peronismo, governo que existiu na Argentina entre 1946 e 1955 e que ficou caracterizado pelo nacionalismo e pelo populismo. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(PUC-RJ/2014) Na Argentina contemporânea, é possível perceber a permanência e a força do peronismo na eleição de diversos e sucessivos governantes que se dizem seus herdeiros. As alternativas abaixo expressam características da experiência política do governo Perón de 1946-1955.

I – Antes de sua eleição em 1946, Juan Domingo Perón ocupou o cargo de secretário do Trabalho e Previdência Social, no governo instaurado em 1943 pelos militares do GOU, no exercício do qual iniciou uma política trabalhista que, em pouco tempo, o transformou em importante líder dos trabalhadores.

II – Em 1955, Perón concorre à reeleição e perde para o candidato da União Democrática, deixando o poder depois de dez anos, apesar do apoio das Forças Armadas, da Igreja e dos trabalhadores.

III – Muitas medidas de caráter nacionalista foram levadas avante pelo governo peronista, desde a nacionalização das estradas de ferro e de outras empresas de transporte, de empresas elétricas, dos serviços telefônicos, até a criação de uma frota aérea do Estado (Aerolíneas Argentinas) e da empresa Gás do Estado.

IV – O peronismo caracterizou-se pela introdução de uma política de massas que resultou na configuração de um Estado intervencionista, tendo à frente um líder carismático que conduziu uma política baseada na ideia de “Justicialismo”.

São afirmativas corretas:

a) II e IV.

b) I, II e III.

c) I e IV.

d) I, III e IV.

e) Todas.

questão 2

Uma das principais características do peronismo, na Argentina, foi a aproximação desse governo com os trabalhadores. Uma figura crucial na aproximação de Perón com os trabalhadores durante seu governo foi

a) Isabel Perón.

b) Evita Perón.

c) José Tamborini.

d) Ricardo Balbín.

e) José Félix Uriburu.

questão 3

Entre os fatos relacionados ao peronismo, selecione a alternativa INCORRETA.

a) Quando Perón foi preso em 1945, os sindicatos, em especial a CGT, mobilizou-se imediatamente para exigir sua libertação.

b) Na primeira eleição que disputou, Perón derrotou José Tamborini com cerca de 300 mil votos a mais.

c) A aproximação de Perón com os sindicatos contou com a mediação de sua esposa, Evita Perón.

d) Perón sobreviveu a um atentado realizado contra a Casa Rosada em junho de 1955.

e) O presidente Perón manteve uma política de aproximação muito forte com os EUA, por conta de sua luta contra o comunismo.

questão 4

(Ceperj) A Argentina, com o acúmulo de divisas ocorrido durante a II Guerra Mundial, quando sua produção agrícola oferece alimentos necessários para uma combalida Europa, deixa de ser devedora no mercado mundial e adquire o status de credora. É neste clima geral de otimismo nacional que surge a fi gura de Perón e tem origem o peronismo ou justicialismo, que irá marcar permanentemente a história política dos argentinos. Em linhas gerais, pode-se caracterizar o Peronismo, quando do seu nascimento, da seguinte forma:

a) Tratava-se de uma política fortemente inspirada na social-democracia, buscando uma via democrática para a realização de metas do socialismo real, porém sem os riscos de ataques à democracia e às liberdades.

b) Claramente inspirado no leninismo, o justicialismo argentino representou uma vertente latino-americana para o socialismo, sendo o precursor de inflexões continentais à esquerda, como a Revolução Cubana e o Bolivarianismo.

c) O peronismo representou uma ruptura com o caudilhismo latino-americano, buscou operar estritamente dentro de princípios democráticos e constitucionais, com organizações sindicais flexíveis e sem o controle do Estado.

d) O Peronismo (ou Justicialismo) buscou inspiração nas doutrinas da Igreja e fascistas, fundamentou-se em uma política populista e nacionalista, buscando sustentação social em três pilares: o operariado, os militares e a Igreja.

e) O Justicialismo peronista buscou romper com a tradição latino-americana dos frequentes golpes militares e, se afastando do Exército, buscou apoio nos sindicatos livres e no Poder Judiciário.

respostas
Questão 1

LETRA D

A única afirmativa incorreta é a afirmativa II, uma vez que Perón não foi derrotado na eleição em 1955, mas foi deposto por um levante militar iniciado em Córdoba. Esse levante forçou Perón a se exilar e foi responsável por colocar o general Lombardi na presidência da Argentina, a partir de 23 de setembro de 1955.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

Evita Perón foi uma figura essencial na construção da relação entre o governo peronista com os sindicatos e movimentos de trabalhadores. Ela foi a grande responsável por consolidar a imagem do governo peronista como “benfeitor”. Além disso, Evita criou uma fundação que era responsável por uma série de obras de caridade, como distribuição de alimentos e presentes.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA E

Juan Domingo Perón não teve uma política externa que o aproximava dos Estados Unidos, mas optou por construir uma espécie de terceira via, isto é, ele mantinha os seus interesses acima dos interesses de americanos e soviéticos, estabelecendo relações neutras com ambos os países.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

O poder de Perón sustentava-se fortemente no suporte fornecido pela Igreja Católica argentina. Sua queda, inclusive, iniciou-se quando perdeu o apoio desse grupo. Além disso, o peronismo inspirou, determinados pontos de sua ideologia, no fascismo embora não fosse um governo literalmente fascista. Por fim, Perón possuía um governo nacionalista e populista que tinha sua sustentação baseada nos trabalhadores, militares e católicos.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola