Topo
pesquisar

Exercícios sobre o presidente Washington Luís

Exercícios de História do Brasil

Avalie seus conhecimentos a respeito do governo de Washington Luís, presidente que governou o Brasil de 1926 a 1930 e que foi deposto com a Revolução de 1930. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

O presidente Washington Luís governou o Brasil entre 1926 e 1930 e teve seu mandato abreviado em algumas semanas, uma vez que foi deposto por um movimento que é entendido pelos historiadores como golpe, mas que passou a ser chamado nos livros de História como “revolução”. Estamos falando:

a) da Revolução Constitucionalista.

b) da Revolta Paulista.

c) da Coluna Prestes.

d) da Revolução de 1930.

e) da Intentona Comunista.

questão 2

Os meses finais do mandato de Washington Luís foram marcados por uma forte crise que levou à sua deposição em outubro de 1930. A crise que atingiu o governo de Washington Luís foi motivada:

a) pela crise econômica que atingiu seu governo e que ficou conhecida como Encilhamento.

b) pelo rompimento do acordo feito no que ficou conhecido como política do café com leite.

c) pelo fechamento do Clube Militar e pela prisão do marechal Hermes da Fonseca.

d) pela expulsão de moradores pobres do centro do Rio de Janeiro e pela autorização de sua vacinação compulsória.

e) pela tentativa de fazer um golpe parlamentar que o permitiria estender seu cargo por mais oito anos.

questão 3

Washington Luís foi deposto do cargo de presidente do Brasil em 24 de outubro de 1930. Quem foi o sucessor de Washington Luís no poder?

a) Epitácio Pessoa

b) João Pessoa

c) Júlio Prestes

d) Artur Bernardes

e) Getúlio Vargas

questão 4

A deposição de Washington Luís foi resultado do sucesso da Revolução de 1930, organizada por partidários da Aliança Liberal que havia sido derrotada na eleição presidencial daquele ano. Qual foi o estopim que deu início à Revolução de 1930?

a) Assassinato de João Pessoa, em Recife.

b) Decreto de prisão de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.

c) Descoberta de envolvimento do presidente com um esquema de prisão.

d) Demissão de Vargas do cargo de ministro da Fazenda.

e) Prisão de Luís Carlos Prestes.

respostas
Questão 1

LETRA D

A destituição de Washington Luís da presidência aconteceu em outubro de 1930 e foi o desfecho do evento que ficou conhecido como Revolução de 1930. Essa revolução também foi responsável por impedir a posse de Júlio Prestes, vencedor da eleição de 1930, e por colocar Getúlio Vargas na presidência.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

A crise política que atingiu Washington Luís no final de seu governo foi resultado da “quebra do acordo” que existia entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais. Esse acordo era conhecido como “política do café com leite” e era caracterizado por uma espécie de rodízio entre os dois estados para determinar a escolha dos presidentes. Em 1930, em tese, o candidato a ser indicado seria um mineiro, mas Washington Luís insistiu em indicar Júlio Prestes, um paulista, e isso fez a oligarquia mineira passar a conspirar contra os paulistas.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA E

O sucessor de Washington Luís no poder foi o gaúcho Getúlio Dornelles Vargas, que assumiu a presidência em novembro de 1930. Vargas assumiu a presidência após a Revolução de 1930 e permaneceu no poder do Brasil (em seu primeiro mandato) durante 15 anos.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

O estopim que foi o responsável pelo início da Revolução de 1930 foi o assassinato de João Pessoa em uma confeitaria na cidade de Recife, em 1930. O assassinato de João Pessoa foi obra de João Dantas, político da Paraíba, e teve motivos passionais. João Pessoa havia sido responsável por difamar João Dantas e sua namorada Anaíde Beiriz.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola