Whatsapp

Exercícios sobre a Primeira República

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos acerca da Primeira República, período da história brasileira conhecido como República Velha e que ficou marcado pela ação das oligarquias. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(UniFil) O termo vacina tem origem do latim e significa “de vaca”, uma referência à forma como a vacina foi criada. Apesar de existir uma parcela da população Brasileira a favor da antivacinação, inúmeras ações e campanhas aconteceram em nosso país, em uma das tentativas de vacinação obrigatória contra a varíola, houve revolta da população, em um movimento que ficou conhecido como Revolta da Vacina. Em qual estado brasileiro ocorreu esse fato?

a) Rio de Janeiro

b) Espírito Santo

c) Pará

d) Rio Grande do Sul

e) São Paulo

questão 2

(ESPM) Após várias décadas, a chamada República Velha mostrava sinais de desgaste, o que levou a um cenário de instabilidade política, social e econômica. Para tratar de um quadro sensível, o último presidente brasileiro da República Velha lançou a Lei Aníbal de Toledo, também conhecida como Lei Celerada.

Assinale a alternativa correta sobre a mencionada lei:

a) foi estabelecida no governo de Artur Bernardes e permitiu uma intervenção nos estados que não o apoiaram nas eleições.

b) foi estabelecida no governo de Artur Bernardes e autorizava a deportação de anarquistas.

c) foi estabelecida no governo de Washington Luís e criou a Caixa de Estabilização para sanear a moeda nacional.

d) foi estabelecida na presidência de Washington Luís e significou uma intervenção econômica, com a aquisição dos excedentes cafeeiros pelo governo federal, para enfrentar a crise do setor.

e) foi estabelecida na presidência de Washington Luís para combater os chamados delitos ideológicos, colocou o Partido Comunista na ilegalidade e censurou a imprensa.

questão 3

(ESPM) A cafeicultura, nas regiões pioneiras do oeste de São Paulo, estava em franca expansão e demandava maiores contingentes de trabalhadores rurais. Os fazendeiros, diante do problema, recorreram à imigração, trazendo, a partir da segunda metade do século XIX, milhares de estrangeiros para trabalhar nos cafezais.

Foi desenvolvida uma iniciativa que consistia em custear, a título de antecipação dos rendimentos, o transporte de trabalhadores europeus até as fazendas, bem como sustentá-los e as suas famílias nos primeiros tempos de sua permanência na propriedade.

Assim que instalados, os imigrantes deviam dar início aos trabalhos, cultivando café e gêneros de subsistência e, dos resultados com suas lavouras, retinham 1/3 dos lucros, entregando o restante ao fazendeiro para amortizar a dívida inicial.

(Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo. História do Brasil.)

A iniciativa descrita no texto deve ser relacionada com:

a) sistema de colonato

b) imigração interna

c) imigração custeada pelo governo

d) imigração ilegal

e) sistema de parceria

questão 4

(Pref. de Xanxerê) A respeito da República da Espada, assinale a alternativa que corresponde ao governo de Floriano Peixoto:

a) Extinção da Carta Outorgada; desmonte dos instrumentos centralizadores: Poder Moderador, conselho de Estado e Senado vitalício e Estado laico.

b) Tensão entre governo e Congresso; tentativa de golpe de Estado; reações de vários setores da sociedade; Primeira Revolta da Armada; renúncia.

c) Manutenção da política protecionista e dos estímulos à indústria; início de reformas urbanas; medidas populares: controle de preços; autoritarismo; censura; Segunda Revolta da Armada: efetivo ataque da Marinha à capital do Brasil; e Revolução Federalista.

d) Reforma do Rio de Janeiro; Revolta da Vacina; consolidação da política dos governadores.

e) Nenhuma das alternativas acima.

questão 5

A Segunda Revolta da Armada procurou conquistar o Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Incapazes de alcançar esse objetivo, os revoltosos da Marinha partiram para o Sul do país a fim de se juntarem aos federalistas, que participavam da:

a) Guerra de Canudos

b) Guerra do Contestado

c) Guerra dos Farrapos

d) Revolução Federalista

e) Coluna Prestes

questão 6

A Guerra do Contestado se deu em uma região que era disputada por quais estados brasileiros:

a) Minas Gerais e São Paulo

b) Paraná e Santa Catarina

c) Rio de Janeiro e Espírito Santo

d) Minas Gerais e Bahia

e) Rio Grande do Sul e Santa Catarina

questão 7

A política dos governadores foi um acordo político formulado durante o governo de:

a) Prudente de Morais

b) Rodrigues Alves

c) Washington Luís

d) Afonso Pena

e) Campos Sales

questão 8

Presidente brasileiro do período da Primeira República que faleceu vítima da gripe espanhola:

a) Wenceslau Brás

b) Hermes da Fonseca

c) Artur Bernardes

d) Rodrigues Alves

e) Júlio Prestes

questão 9

A política do café com leite consistia:

a) em uma parceria entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais para promover o revezamento da escolha do presidente.

b) em uma política de valorização do café.

c) em um decreto racista que visava ao controle social da população mais pobre do país.

d) em uma lei para convocação compulsória de jovens para o Exército.

e) em uma política para promover melhorias na alimentação da população brasileira.

questão 10

Qual símbolo nacional não foi estabelecido na Primeira República:

a) Hino Nacional

b) Selo Nacional

c) Armas Nacionais

d) Bandeira Nacional

e) Todos os símbolos foram estabelecidos durante a Primeira República.

questão 11

A Aliança Liberal foi o grupo responsável pelo fim da Primeira República, em 1930. Esse processo se iniciou com o rompimento da aliança entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais. A oligarquia mineira acabou unindo-se à oligarquia de qual estado?

a) Espírito Santo

b) Rio de Janeiro

c) Bahia

d) Rio Grande do Sul

e) Paraná

questão 12

Qual desses acontecimentos se passou durante a Primeira República:

a) Abolição da escravatura

b) Revolução Constitucionalista de 1932

c) Surgimento do queremismo

d) Semana de Arte Moderna

e) Atuação do tropicalismo

respostas
Questão 1

LETRA A

A Revolta da Vacina aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, em novembro de 1904. Foi uma reação da população contra a campanha de vacinação obrigatória estipulada por Oswaldo Cruz como forma de combater os surtos de varíola que afetavam a cidade.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA E

A Lei Celerada foi aprovada no ano de 1927, durante o governo de Washington Luís. Essa lei determinava a criminalização do Partido Comunista do Brasil e estabelecia a censura de imprensa, além de limitar o direito de reunião da população. Esses dois últimos tinham como objetivo enfraquecer o movimento tenentista.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA E

O sistema de parceria funcionava com uma espécie de pagamento antecipado que os imigrantes recebiam. Esse pagamento consistia no cafeicultor financiar os custos da viagem do imigrante europeu ao Brasil. Aqui chegando, ele seria obrigado a devolver, por meio de seu trabalho, o valor gasto na viagem.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

Entre os acontecimentos mencionados, os que se relacionavam com o governo de Floriano Peixoto (1891-1894) foram os presentes na alternativa C, tais como a Segunda Revolta da Armada e a Revolução Federalista, ambas iniciadas em 1893.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA D

Os membros da Armada se rebelaram em 1893, contudo se mostraram incapazes de conquistar o Rio de Janeiro. Assim, foram para Desterro (atual Florianópolis) a fim de negociar sua adesão à luta  dos federalistas, mas o acordo não se concretizou.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA B

A Guerra do Contestado foi travada entre 1912 e 1914 e envolveu a insatisfação da população com os problemas sociais bem como a influência do messianismo. Essa guerra foi travada em uma região de fronteira disputada por Paraná e Santa Catarina.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA E

A política dos governadores foi um acordo político firmado durante o governo de Campos Sales (1898-1902). Nela, acordou-se uma união entre o governo federal e as oligarquias estaduais. Assim, o governo federal apoiaria a oligarquia mais poderosa e esperaria o apoio dela no Legislativo.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA D

A gripe espanhola foi uma pandemia que atingiu o mundo entre 1919 e 1920, causando a morte de cerca de 50 milhões de pessoas. No Brasil, os registros apontam a morte de 35 mil pessoas, entre elas, Rodrigues Alves, eleito presidente do Brasil em 1918. Ele acabou não assumindo porque ficou doente e faleceu. Ele havia sido presidente do Brasil entre 1902 e 1906.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA A

A política do café com leite foi uma política exercida durante parte da Primeira República. Nela, as oligarquias de São Paulo (maior produtor de café) e de Minas Gerais (maior produtor de leite) fizeram um acordo para que os estados revezassem na escolha do candidato que seria lançado à disputa da presidência.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA E

Todos os símbolos nacionais, segundo sua definição na Constituição de 1988, foram estabelecidos durante a Primeira República. Bandeira Nacional, Hino Nacional e Armas Nacionais foram estabelecidos ainda em 1889. Já o Hino Nacional foi composto de uma melodia criada em 1831 e de uma letra criada em 1909. A oficialização do Hino Nacional, por sua vez, só aconteceu em 1922.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA D

A Aliança Liberal surgiu de um desentendimento entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais acerca do candidato que disputaria a eleição presidencial de 1930. Isso fez com que a oligarquia de Minas Gerais rompesse com a de São Paulo e se aliasse com a gaúcha para lançar Getúlio Vargas como candidato à presidente.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA D

A Semana de Arte Moderna foi um evento artístico-cultural realizado em São Paulo, em fevereiro de 1922. Esse evento contou com a exposição de diferentes obras de arte e serviu como forma de dar visibilidade a um importante movimento artístico no Brasil: o modernismo. Esse evento foi organizado por nomes como Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado