Exercícios sobre as rebeliões na República Velha

Teste seus conhecimentos com esta lista de exercícios sobre as rebeliões que aconteceram no Brasil na República Velha, conhecida também como Primeira República. Publicado por: Daniel Neves Silva
Questão 1

(MPE – adaptada) Sobre a Revolução de 1930, assinale o fato histórico que pode ser considerado o estopim para a mobilização de grupos insatisfeitos, munindo-os de uma motivação revolucionária, com o início de um levante armado contra o presidente Washington Luís:

A) O assassinato de João Pessoa, vice da candidatura de Getúlio Vargas.

B) A deposição de Júlio Prestes, então presidente.

C) A fraude nas eleições ocorridas em 1930.

D) A vitória de Getúlio Vargas com ampla margem de votos contra Júlio Prestes.

E) A morte de Washington Luís.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A

O assassinato de João Pessoa, na cidade de Recife, em 26 de julho de 1930 foi o estopim que motivou o início da Revolução de 1930. O assassinato dele foi realizado por João Dantas por motivos passionais, mas foi explorado politicamente pelos membros da Aliança Liberal.

Questão 2

(MPE – adaptada) A Primeira República ficou muito marcada por diferentes movimentos sociais e pequenos conflitos que eclodiram, manifestando a insatisfação popular e os diferentes interesses em disputa em nossa sociedade. Entre os movimentos listados a seguir, qual não se passou durante a Primeira República?

A) Revolução Praieira

B) Revolução Federalista

C) Revolta da Armada

D) Revolta da Chibata

E) Revolta da Vacina

Ver resposta
Resposta

Alternativa A

A Revolução Praieira foi uma revolta que aconteceu em Pernambuco entre os anos de 1848 e 1850, portanto se passou durante o Segundo Reinado. Foi motivada pela disputa política travada no interior daquele estado.

Questão 3

(Ameosc – adaptado)

A gota que faltava para o cálice transbordar, caiu. Ninguém seria capaz de deter o estopim do movimento tenentista. O comandante e filho de Hermes da Fonseca — Euclides Hermes da Fonseca — avisou que a fortaleza iria se revoltar. O tenente Eduardo Gomes, um dos líderes da revolta, relatou ao marechal Hermes a intenção do Forte em se rebelar, no que foi prontamente repreendido. ‘O tenente voltou. Euclides Hermes, Siqueira Campos, Delso Mendes da Fonseca e os outros chefes do movimento resolveram aguardar um outro dia. [...] Fora fixado o dia e a hora do início: uma hora da madrugada de 5 de julho de 1922.’ (SILVA, 2004, p. 85).

Fonte (adaptada): NUNES, J. C. A. P. A GÊNESE DO MOVIMENTO TENENTISTA E O “PRIMEIRO 5 DE JULHO”: Memórias do “revolucionário” Delso Mendes DaFonseca. ANPUH Brasil – 30º Simpósio Nacional de História, 2009, p. 8.

O excerto acima faz referência à(ao) chamado:

A) Levante do Forte de Copacabana.

B) Revolta da Vacina.

C) Revolução Constitucionalista.

D) Revolta da Chibata.

E) Revolta Paulista de 1924.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A

O texto em questão faz menção à Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, sendo considerado o movimento que inaugurou o tenentismo no Brasil. Essa revolta foi uma demonstração de insatisfação com o governo de Artur Bernardes.

Questão 4

Rebelião ocorrida entre 1893 e 1894 — anos iniciais da Primeira República no país —, organizada por integrantes da Marinha do Brasil. Um dos objetivos dessa revolta era a reivindicação de equidade salarial entre marinha e exército. Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa rebelião:

A) Revolta da Armada

B) Revolta da Vacina

C) Revolta da Chibata

D) Revolta dos Sapateiros

E) Revolta dos Perdidos

Ver resposta
Resposta

Alternativa A

A Revolta da Armada se deu em dois momentos entre 1891 e 1894, sendo uma demonstração de insatisfação da marinha com a política brasileira e com a sua condição em geral. As duas rebeliões foram controladas pelo governo.

Questão 5

A Coluna Prestes procurou derrubar o governo de qual presidente da Primeira República?

A) Washington Luís

B) Artur Bernardes

C) Epitácio Pessoa

D) Rodrigues Alves

E) Hermes da Fonseca

Ver resposta
Resposta

Alternativa B

A Coluna Prestes, assim como grande parte dos movimentos tenentistas, procurou derrubar o governo de Artur Bernardes, presidente que era odiado pelos tenentistas por conta do episódio das cartas falsas. A Coluna Prestes foi desarticulada em 1927, e seus membros fugiram para a Bolívia.

Questão 6

Qual capital brasileira teve o seu nome alterado durante a Revolução Federalista?

A) Rio de Janeiro

B) São Paulo

C) Porto Alegre

D) Curitiba

E) Florianópolis

Ver resposta
Resposta

Alternativa E

Durante a Revolução Federalista, a cidade de Desterro teve seu nome alterado em homenagem ao presidente Floriano Peixoto. Com isso, passou a chamar-se Florianópolis.

Questão 7

Qual das revoltas do período da Primeira República aconteceu no interior do estado da Bahia?

A) Revolta do Forte de Copacabana

B) Contestado

C) Revolta de Juazeiro

D) Guerra de Canudos

E) Revolta da Chibata

Ver resposta
Resposta

Alternativa D

A Guerra de Canudos aconteceu entre os anos de 1896 e 1897, um conflito iniciado pelo Estado brasileiro contra o arraial de sertanejos chamado Canudos. Esse arraial era liderado por Antônio Conselheiro e sua existência desagradava as elites locais. O arraial foi destruído pelo exército brasileiro.

Questão 8

A campanha de vacinação que acontecia no Rio de Janeiro em 1904 e que motivou a Revolta da Vacina combatia qual doença?

A) Febre amarela

B) Sarampo

C) Varíola

D) Gripe

E) Poliomelite

Ver resposta
Resposta

Alternativa C

A campanha de vacinação que acontecia no Rio de Janeiro visava ao combate à varíola, uma das doenças que se espalhavam na cidade de maneira endêmica, causando milhares de mortes por ano. A vacinação obrigatória foi impopular entre a população que se rebelou, gerando a Revolta da Vacina.

Questão 9

A Revolta da Chibata foi uma revolta que aconteceu em qual área das Forças Armadas?

A) Exército

B) Aeronáutica

C) Cavalaria

D) Marinha

E) Nenhuma das alternativas acima

Ver resposta
Resposta

Alternativa D

A Revolta da Chibata aconteceu em novembro de 1910, sendo uma revolta dos marujos da marinha, em especial dos marujos negros, contra as injustiças presentes na marinha brasileira — como os castigos físicos. O movimento também questionava o racismo e foi sufocado pelo governo brasileiro, tendo sido seus líderes punidos.

Questão 10

Qual das revoltas abaixo teve características de messianismo religioso?

A) Revolta da Chibata

B) Guerra do Contestado

C) Revolta da Vacina

D) Greve Geral de 1917

E) Revolta Paulista de 1924

Ver resposta
Resposta

Alternativa B

A Guerra do Contestado, que aconteceu entre 1912 e 1916, teve características de messianismo, porque os questionamentos sociais e políticos dos sertanejos se misturava ao discurso religioso que era defendido pelo líder José Maria.

Questão 11

Selecione a alternativa com a revolta que pertencia ao tenentismo:

A) Revolta Armada

B) Revolução Federalista

C) Guerra de Canudos

D) Revolta Paulista de 1924

E) Revolta da Vacina

Ver resposta
Resposta

Alternativa D

A Revolta Paulista de 1924 foi um movimento tenentista que se iniciou na cidade de São Paulo, colocando a capital paulista nas mãos dos revoltosos. O objetivo era derrubar o governo de Artur Bernardes e foi iniciado em 5 de julho de 1924, fracassando pouco mais de 20 dias depois.

Questão 12

O mais famoso chefe do cangaço no Brasil foi:

A) Antônio Conselheiro

B) José Maria

C) Lampião

D) Sinhô Pereira

E) Luís Carlos Prestes

Ver resposta
Resposta

Alternativa C

Lampião foi o mais famoso líder cangaceiro da história brasileira, tendo sido líder de seu bando entre os anos de 1922 e 1938. Promovia ataques em diversos locais do interior do Nordeste brasileiro, mas foi morto em uma emboscada do exército em 1938.