Exercícios sobre a República Oligárquica
(MPE-GO – adaptado) Durante a Primeira República (1889-1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes.
Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:
a) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
b) Revolta Federalista e Guerra do Contestado.
c) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
d) Revolta da Chibata e Revolta Federalista.
e) Revolta Federalista e Revolta da Armada.
LETRA A
A Guerra de Canudos, realizada na Bahia, entre 1896 e 1897, foi resultado da falta de oportunidades da população de sertanejos do interior daquele estado. No caso da Revolta da Vacina, realizada em 1904, no Rio de Janeiro, havia uma forte insatisfação com a exclusão social e com a truculência do Estado com a população mais empobrecida.
(MPE-GO – adaptado) Sobre a Primeira República, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:
I – O esquema político-eleitoral por meio do qual as oligarquias exerceram sua dominação durante a
Primeira República funcionava da seguinte maneira: os chefes políticos locais, chamados na época de coronéis, coagiam os eleitores a votarem nos candidatos indicados por eles ou conseguiam o voto por meio da “troca de favores”. Esse voto imposto e controlado pelo coronel é chamado voto de cabresto.
II – Em virtude da política dos governadores, Campos Sales não aumentou o controle do presidente sobre a Comissão de Verificação de Poderes, órgão responsável pela diplomação dos candidatos eleitos.
III – As oligarquias estaduais mantinham-se no poder por meio de alianças e favores que uniam municípios, estados e governo federal. O coronelismo era a coluna mestra desse edifício baseado na fraude eleitoral e na corrupção.
a) Apenas o item I está correto.
b) Apenas os itens I e II estão corretos.
c) Apenas os itens I e III estão corretos.
d) Apenas os itens II e III estão corretos.
e) Nenhum dos itens está correto.
LETRA C
A respeito das afirmativas, podemos falar que o poder das oligarquias passava diretamente pelo controle dos coronéis sobre a população brasileira, sendo a troca de favores e a violência duas formas de exercer esse controle. Além disso, a política brasileira se estruturava com base na troca de favores e nas alianças entre os poderes municipais, estaduais e federal.
(IBFC) Sobre a organização e a importância dos partidos republicanos durante a República, assinale a alternativa correta.
a) Os partidos republicanos não eram intensamente influenciados pelas oligarquias regionais.
b) Os partidos republicanos estavam distantes das ideias oligárquicas no Brasil República.
c) Apesar da grande influência oligárquica, não havia influência das oligarquias na escolha do Presidente da República.
d) Controlados por uma elite reduzida, os partidos republicanos decidiam os destinos da política nacional e fechavam acordos para a indicação de candidatos à Presidência da República.
e) Nenhuma das alternativas acima.
LETRA D
O termo oligarquia é utilizado na historiografia para explicar o caráter limitado e excludente da política brasileira da Primeira República. Uma elite muito pequena tinha poderes e controlava os partidos e a política brasileira do período, impondo os seus interesses sobre a população. Para saber mais sobre o conceito de oligarquia, clique aqui.
Rebelião ocorrida entre 1893 e 1894 — anos iniciais da Primeira República no país — e que foi organizada por integrantes da Marinha do Brasil. Um dos objetivos dessa revolta era a reivindicação de equidade salarial entre Marinha e Exército. Assinale a alternativa que apresente o nome dessa rebelião:
a) Revolta da Armada.
b) Revolta da Vacina.
c) Revolta da Chibata.
d) Revolta dos Sapateiros.
e) Revolta dos Perdidos.
LETRA A
A Revolta da Armada, realizada entre 1893 e 1894, demonstrou a insatisfação da Marinha Brasileira com o governo de Floriano Peixoto. Essa insatisfação passava muito pela forma como o marechal governava o Brasil. A revolta se iniciou no Rio de Janeiro, e logo os revoltosos foram ao Sul para juntar-se a um dos grupos que lutavam na Revolução Federalista. Caso queira saber mais sobre a Revolta da Armada, leia nosso texto.
A Revolta Paulista de 1924 foi uma revolta realizada por quem:
a) socialistas
b) comunistas
c) anarquistas
d) fascistas
e) tenentistas
LETRA E
A Revolta Paulista de 1924 foi realizada pelos tenentistas, e nela eles foram responsáveis por conquistar a cidade de São Paulo. Os participantes dessa revolta tinham como objetivo derrubar o governo de Artur Bernardes. Após três semanas, foram obrigados a abandonar a cidade devido à repressão do governo de Artur Bernardes. Para saber mais sobre a Revolta Paulista, clique aqui.
O acontecimento que deu início à Revolução de 1930 foi:
a) a vitória de Júlio Prestes na eleição de 1930.
b) o assassinato de João Pessoa em Recife.
c) a campanha de vacinação obrigatória contra a vacina.
d) a vitória de Getúlio Vargas para o governo do estado do Rio Grande do Sul.
e) o término do Convênio de Taubaté.
LETRA B
O assassinato de João Pessoa aconteceu em 26 de julho de 1930, sendo realizado por motivações passionais que envolviam João Pessoa e um desafeto chamado João Dantas. O assassinato de João Pessoa acabou sendo explorado politicamente pelos adeptos da Aliança Liberal e foi usado como justificativa para o início da Revolução de 1930, em outubro do mesmo ano.
A Semana de Arte Moderna, em 1922, foi realizada em qual cidade brasileira:
a) Rio de Janeiro
b) São Paulo
c) Belo Horizonte
d) Salvador
e) Recife
LETRA B
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um dos eventos artísticos e culturais mais importantes da história brasileira, sendo realizada em São Paulo, entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. Contou com o envolvimento de artistas e intelectuais importantes de nosso país, como Mário de Andrade, Pagu, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade, entre outros.
Qual dos acontecimentos abaixo não se passou no período da República Oligárquica, também conhecido como Primeira República:
a) Revolta dos Sargentos
b) Revolta da Chibata
c) Coluna Prestes
d) Revolta do Forte de Copacabana
e) Revolta da Vacina
LETRA A
Entre os acontecimentos mencionados, o único que não se passou na República Oligárquica foi a Revolta dos Sargentos. Esse acontecimento se passou durante o governo de João Goulart e aconteceu no dia 12 de setembro de 1963.
A campanha de vacinação obrigatória foi o que motivou a realização de uma revolta popular no Rio de Janeiro em 1904. A vacina visava ao combate de qual doença:
a) Febre amarela
b) Malária
c) Varíola
d) Sarampo
e) Hepatite
LETRA C
A campanha de vacinação obrigatória foi realizada na cidade do Rio de Janeiro e idealizada por Oswaldo Cruz, líder da Diretoria-Geral de Saúde Pública. A vacinação visava a combater a varíola, doença que agia de maneira endêmica no Rio de Janeiro, matando milhares de pessoas todos os anos.
Presidente brasileiro que recebeu o apelido de “marechal de ferro”:
a) Afonso Pena
b) Hermes da Fonseca
c) Deodoro da Fonseca
d) Floriano Peixoto
e) Artur Bernardes
LETRA D
O presidente que recebeu o título de “marechal de ferro” foi Floriano Peixoto, cujo mandato foi de 1891 a 1894. Ele recebeu esse título por reprimir a Revolta da Armada e a Revolução Federalista, duas revoltas que ameaçaram o seu governo.
O primeiro presidente civil do Brasil foi:
a) Campos Sales
b) Prudente de Morais
c) Rodrigues Alves
d) Afonso Pena
e) Delfim Moreira
LETRA B
O primeiro presidente civil do Brasil foi o paulista Prudente de Morais. Ele se tornou presidente ao vencer a eleição de 1894, com mais de 88% dos votos. Seu mandato foi de 1894 a 1898.
A crise econômica iniciada durante o governo de Deodoro da Fonseca ficou conhecida como:
a) Crise de 1929.
b) Crise do Rio de Janeiro.
c) Encilhamento.
d) Quebra da Bolsa.
e) Nenhuma das alternativas acima.
LETRA C
O Encilhamento foi o nome de uma crise econômica que se iniciou durante o governo de Deodoro da Fonseca e que foi causada por uma reforma na economia realizada por Rui Barbosa. Essa revolta ficou marcada por uma grande especulação imobiliária que causou uma elevada inflação no Brasil.