A Quarta República brasileira foi um período da história do Brasil que aconteceu entre 1946 e 1964 e ficou conhecido por ter sido um período de democracia liberal. A Quarta República, no entanto, ficou marcada por disputas políticas que abalaram as estruturas da democracia do país, tendo como resultado final o Golpe de 1964. Um dos nomes da política brasileira que ficou conhecido por atuar em favor de grupos conservadores e que foi o pivô da crise do governo de Vargas e um dos apoiadores do golpe em 1964 foi:
a) Juscelino Kubitschek
b) Henrique Teixeira Lott
c) Jânio Quadros
d) Carlos Lacerda
e) Auro de Moura
A Quarta República, sobretudo em seus últimos anos, ficou marcada pela existência de movimentos sociais que evidenciavam os grandes entraves existentes na sociedade brasileira. Entre os movimentos sociais de destaque, estavam o movimento agrário e o movimento estudantil, que tinham como referência de luta a nível nacional:
a) as Ligas Camponesas e a UNE.
b) a Força Sindical e a CUT.
c) as Ligas Camponesas e o MTST.
d) a União Cívica e a CUT.
e) a Força Sindical e o MTST.
Durante a Quarta República brasileira, foram realizadas quatro eleições presidenciais, respectivamente em 1945, 1950, 1955 e 1960. Os grandes partidos políticos que travavam disputa nessas eleições eram PTB, PSD e UDN. No caso da União Democrática Nacional (UDN), qual foi o único candidato que esse partido conseguiu eleger?
a) Juarez Távora
b) Juscelino Kubitschek
c) Jânio Quadros
d) João Goulart
e) Getúlio Vargas
Em 1954, aconteceu o Atentado da Rua Tonelero, famoso episódio em que atentaram contra a vida do jornalista Carlos Lacerda. Esse evento, que foi decisivo para o desfecho do governo de Getúlio Vargas, foi planejado por quem?
a) Auro de Moura
b) Gregório Fortunato
c) Eduardo Gomes
d) Plínio Salgado
e) Luís Carlos Prestes
LETRA D
Um dos grandes nomes do conservadorismo brasileiro durante a Quarta República, responsável direto pela crise que selou o fim do governo de Getúlio Vargas em 1954 e que arquitetou o golpismo contra a democracia brasileira foi Carlos Lacerda. O jornalista foi dono do jornal Tribuna da Imprensa, foi eleito governador da Guanabara e um dos postulantes à presidência, caso tivesse acontecido eleições presidenciais em 1965.
Voltar a questãoLETRA A
Do lado do movimento agrário, o grande nome foram as Ligas Camponesas, grupo que atuou com grande força no país, sobretudo durante o governo de João Goulart, pela aprovação da reforma agrária, debatida no Brasil, exaustivamente, em 1963. Já no caso do movimento estudantil, o grande destaque foi a União Nacional dos Estudantes (UNE), que tinha atuação destacada e exigia, por exemplo, a criação de mais vagas universitárias no Brasil.
Voltar a questãoLETRA C
O único candidato à presidência que a União Democrática Nacional conseguiu eleger durante a Quarta República foi Jânio Quadros, político que fez carreira em São Paulo e que venceu a eleição presidencial de 1960. Houve outros candidatos udenistas que foram lançados, porém derrotados: Eduardo Gomes, derrotado em 1945 e 1950, e Juarez Távora, derrotado em 1955. O mandato de Jânio Quadros durou pouco mais de seis meses, uma vez que o presidente renunciou ao cargo em agosto de 1961.
Voltar a questãoLETRA B
O Atentado da Rua Tonelero foi um dos maiores escândalos do governo de Getúlio Vargas (1951-1955). Aconteceu em 5 de agosto de 1954 quando Carlos Lacerda, maior adversário político de Vargas, aproximava-se de sua casa na Rua Tonelero, em Copacabana. O atentado contra a vida de Carlos Lacerda fracassou, e as investigações concluíram que o mandante do crime fora Gregório Fortunato, chefe de segurança do Palácio do Catete, o palácio presidencial. No entanto, não houve envolvimento do presidente com esse crime.
Voltar a questão