Whatsapp

Exercícios sobre Quarta República ou República Populista

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos acerca do período que é reconhecido como a primeira experiência democrática do Brasil: a República Populista ou Quarta República. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(IDCAP) Foram medidas do Plano de Metas de JK, exceto:

a) implantação de uma indústria automobilística.

b) expansão das usinas hidrelétricas (Paulo Afonso, Furnas e Três Marias).

c) criação do Conselho Nacional de Educação.

d) criação da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

e) abertura de novas rodovias.

questão 2

(Unesp — adaptado) Qual o nome do presidente do Brasil que ficou conhecido como Jango?

a) João Goulart.

b) Getúlio Vargas.

c) Jânio Quadros.

d) João Figueiredo.

e) Eurico Dutra.

questão 3

(Instituto UniFil — adaptado) Sobre o governo de Jango, podemos dizer que seu governo foi marcado por:

a) mobilizações sociais.

b) conformidades sociais.

c) ascensão social.

d) divisão social

e) paz social.

questão 4

(Fundep – adaptado) Leia o trecho a seguir.

“O anticomunismo e a retórica moralista de Jânio em muito agradava aos udenistas. Misturando o discurso conservador com práticas populistas, Jânio consegue o impossível: ser de direita e conquistar o apoio das massas.”

PRIORE, Mary. VENÂNCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010, p. 196.

A respeito do que representou o governo de Jânio Quadros (1961), assinale a alternativa incorreta.

a) Obteve ampla vitória, consolidando, pela primeira vez, a vitória udenista para a presidência do

Brasil.

b) Causou constrangimento dentro da UDN na medida em que, na indicação de ministérios, pouco consultou a coligação de partidos que o elegeu.

c) No âmbito externo, desagradou aliados ao adotar uma política que não se alinhou totalmente aos Estados Unidos, aproximando-se de países do bloco comunista.

d) Optou por uma política financeira de valorização cambial, fornecendo subsídios à importação do trigo no intuito de controlar a inflação.

e) Renunciou de maneira abrupta em uma iniciativa que foi interpretada pelos historiadores como uma tentativa de autogolpe.

questão 5

A Quarta República brasileira foi um período da história do Brasil que aconteceu entre 1946 e 1964 e ficou conhecida por ter sido um período de democracia liberal. No entanto, ficou marcada por disputas políticas que abalaram as estruturas da democracia do país, tendo como resultado final o Golpe de 1964. O nome da política brasileira que ficou conhecido por atuar em favor de grupos conservadores e ser o pivô da crise do governo de Vargas e um dos apoiadores do golpe em 1964 foi:

a) Juscelino Kubitschek.

b) Henrique Teixeira Lott.

c) Jânio Quadros.

d) Carlos Lacerda.

e) Auro de Moura.

questão 6

A Quarta República, sobretudo em seus últimos anos, ficou marcada pela existência de movimentos sociais que evidenciavam os grandes entraves existentes na sociedade brasileira. Entre os movimentos sociais de destaque, estavam o movimento agrário e o movimento estudantil, que tinham como referência de luta a nível nacional:

a) as Ligas Camponesas e a UNE.

b) a Força Sindical e a CUT.

c) as Ligas Camponesas e o MTST.

d) a União Cívica e a CUT.

e) a Força Sindical e o MTST.

questão 7

Durante a Quarta República brasileira, foram realizadas quatro eleições presidenciais, respectivamente em 1945, 1950, 1955 e 1960. Os grandes partidos políticos que travavam disputa nessas eleições eram PTB, PSD e UDN. No caso da União Democrática Nacional (UDN), qual foi o único candidato que esse partido conseguiu eleger?

a) Juarez Távora.

b) Juscelino Kubitschek.

c) Jânio Quadros.

d) João Goulart.

e) Getúlio Vargas.

questão 8

Em 1954, aconteceu o Atentado da Rua Tonelero, famoso episódio em que atentaram contra a vida do jornalista Carlos Lacerda. Esse evento, que foi decisivo para o desfecho do governo de Getúlio Vargas, foi planejado por quem?

a) Auro de Moura.

b) Gregório Fortunato.

c) Eduardo Gomes.

d) Plínio Salgado.

e) Luís Carlos Prestes.

questão 9

O trabalhismo era uma ideologia política que estava associada com qual político brasileiro?

a) Ademar de Barros.

b) Plínio Salgado.

c) Juscelino Kubitschek.

d) Jânio Quadros.

e) Getúlio Vargas.

questão 10

A respeito da Constituição de 1946, selecione a alternativa incorreta.

a) O mandato presidencial estabelecido tinha duração de cinco anos.

b) Foi uma Constituição reconhecida pelo seu caráter liberal e que prezava pela garantia dos direitos individuais.

c) Estabelecia que a reforma agrária só seria realizada mediante indenização em dinheiro.

d) Foi a primeira Constituição promulgada da história brasileira.

e) Garantia sufrágio universal, mas excluía os analfabetos.

questão 11

Qual foi o governo responsável por estabelecer critérios rígidos para a realização de greves e que cassou o Partido Comunista do Brasil (PCB)?

a) Governo Dutra.

b) Segundo governo Vargas.

c) Governo JK.

d) Governo Jânio Quadros.

e) Governo Jango.

questão 12

O golpe preventivo ou Movimento 11 de Novembro, liderado pelo ministro da Guerra, Henrique Teixeira Lott, foi um contragolpe que garantiu a posse de qual presidente?

a) Jânio Quadros.

b) Juscelino Kubitschek.

c) Getúlio Vargas.

d) Eurico Gaspar Dutra.

e) João Goulart.

respostas
Questão 1

LETRA C

Apesar de a educação constar como uma das prioridades do Plano de Metas, a área ficou  abandonada pelo governo JK, haja vista os baixos recursos que recebeu. De toda forma, o Conselho Nacional de Educação não foi criado durante o governo JK, mas, sim, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, na década de 1990.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

Jango era o apelido de João Goulart, presidente do Brasil de 1961 a 1964. Ele foi o presidente destituído do cargo pelo Golpe Civil-Militar de 1964. Durante o seu governo, ele procurou promover as Reformas de Base e encontrou forte oposição dos grupos conservadores da sociedade, que articularam sua derrubada.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

O governo de Jango ficou muito marcado pelas mobilizações sociais, destacando-se o papel das Ligas Camponeses, que exigiam a concretização da reforma agrária no país. Houve também muita mobilização estudantil, por meio da União Nacional dos Estudantes (UNE); mobilizações em defesa das Reformas de Base e até mesmo mobilizações de grupos conservadores contra o governo de Jango.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

Jânio Quadros não defendeu a valorização da moeda nacional, mas, sim, tomou iniciativas que a desvalorizaram em relação ao dólar, além de ter retirado os subsídios sobre a importação do trigo, ação que contribuiu para o aumento da inflação no Brasil.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA D

Carlos Lacerda foi um dos grandes nomes do conservadorismo brasileiro durante a Quarta República. Ele foi também o responsável direto pela crise que selou o fim do governo de Getúlio Vargas, em 1954, e o arquiteto do golpismo contra a democracia brasileira. O jornalista foi dono do jornal Tribuna da Imprensa, foi eleito governador da Guanabara e foi um dos postulantes à presidência, caso tivesse acontecido eleições presidenciais em 1965.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA A

Do lado do movimento agrário, o grande nome foram as Ligas Camponesas, grupo que atuou com grande força no país, sobretudo durante o governo de João Goulart, pela aprovação da reforma agrária, debatida no Brasil exaustivamente em 1963. Já no caso do movimento estudantil, o grande destaque foi a União Nacional dos Estudantes (UNE), que tinha atuação destacada e exigia, por exemplo, a criação de mais vagas universitárias no Brasil.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA C

O único candidato à presidência que a União Democrática Nacional conseguiu eleger durante a Quarta República foi Jânio Quadros, político que fez carreira em São Paulo e que venceu a eleição presidencial de 1960. Houve outros candidatos udenistas que foram lançados, porém derrotados: Eduardo Gomes, derrotado em 1945 e 1950, e Juarez Távora, derrotado em 1955. O mandato de Jânio Quadros durou pouco mais de seis meses, uma vez que o presidente renunciou ao cargo em agosto de 1961.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA B

O Atentado da Rua Tonelero foi um dos maiores escândalos do governo de Getúlio Vargas (1951-1955). Aconteceu em 5 de agosto de 1954, quando Carlos Lacerda, maior adversário político de Vargas, aproximava-se de sua casa na Rua Tonelero, em Copacabana. O atentado contra a vida de Carlos Lacerda fracassou, e as investigações concluíram que o mandante do crime foi Gregório Fortunato, chefe de segurança do Palácio do Catete, o palácio presidencial. No entanto, não houve envolvimento do presidente com esse crime.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA E

O trabalhismo foi uma ideologia política desenvolvida por Getúlio Vargas na década de 1940. Nessa ideologia, Getúlio Vargas defendia a implantação de práticas políticas que promovessem certa igualdade social, sob a mediação do governo, na manutenção de um contato direto de Vargas com os trabalhadores.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA D

A Constituição de 1946 foi promulgada em 18 de setembro de 1946, já durante o período do governo de Eurico Gaspar Dutra. Essa Constituição foi o documento-base da primeira experiência democrática da história do Brasil: a Quarta República. No entanto, a primeira Constituição promulgada na história brasileira foi a Constituição de 1891.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA A

O governo de Eurico Gaspar Dutra foi o responsável por estabelecer critérios extremamente rígidos para a realização de greves no país. Além disso, esse governo, com o apoio do STF, foi o responsável por cassar o Partido Comunista do Brasil e os políticos eleitos por esse partido.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA B

O golpe preventivo foi um contragolpe liderado pelo ministro da Guerra Henrique Teixeira Lott. A ação liderada por esse militar foi justificada como meio de garantir a posse de Juscelino Kubitschek, eleito presidente na eleição presidencial de 1955. Na ocasião, os udenistas organizavam um golpe para impedir a posse do político mineiro, mas a ação de Lott garantiu a normalidade da democracia no Brasil.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas