Topo
pesquisar

Exercícios sobre a República Populista

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre um dos períodos mais importantes da história recente do Brasil: a Quarta República (1946-1964). Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Quarta República brasileira foi um período da história do Brasil que aconteceu entre 1946 e 1964 e ficou conhecido por ter sido um período de democracia liberal. A Quarta República, no entanto, ficou marcada por disputas políticas que abalaram as estruturas da democracia do país, tendo como resultado final o Golpe de 1964. Um dos nomes da política brasileira que ficou conhecido por atuar em favor de grupos conservadores e que foi o pivô da crise do governo de Vargas e um dos apoiadores do golpe em 1964 foi:

a) Juscelino Kubitschek

b) Henrique Teixeira Lott

c) Jânio Quadros

d) Carlos Lacerda

e) Auro de Moura

questão 2

A Quarta República, sobretudo em seus últimos anos, ficou marcada pela existência de movimentos sociais que evidenciavam os grandes entraves existentes na sociedade brasileira. Entre os movimentos sociais de destaque, estavam o movimento agrário e o movimento estudantil, que tinham como referência de luta a nível nacional:

a) as Ligas Camponesas e a UNE.

b) a Força Sindical e a CUT.

c) as Ligas Camponesas e o MTST.

d) a União Cívica e a CUT.

e) a Força Sindical e o MTST.

questão 3

Durante a Quarta República brasileira, foram realizadas quatro eleições presidenciais, respectivamente em 1945, 1950, 1955 e 1960. Os grandes partidos políticos que travavam disputa nessas eleições eram PTB, PSD e UDN. No caso da União Democrática Nacional (UDN), qual foi o único candidato que esse partido conseguiu eleger?

a) Juarez Távora

b) Juscelino Kubitschek

c) Jânio Quadros

d) João Goulart

e) Getúlio Vargas

questão 4

Em 1954, aconteceu o Atentado da Rua Tonelero, famoso episódio em que atentaram contra a vida do jornalista Carlos Lacerda. Esse evento, que foi decisivo para o desfecho do governo de Getúlio Vargas, foi planejado por quem?

a) Auro de Moura

b) Gregório Fortunato

c) Eduardo Gomes

d) Plínio Salgado

e) Luís Carlos Prestes

respostas
Questão 1

LETRA D

Um dos grandes nomes do conservadorismo brasileiro durante a Quarta República, responsável direto pela crise que selou o fim do governo de Getúlio Vargas em 1954 e que arquitetou o golpismo contra a democracia brasileira foi Carlos Lacerda. O jornalista foi dono do jornal Tribuna da Imprensa, foi eleito governador da Guanabara e um dos postulantes à presidência, caso tivesse acontecido eleições presidenciais em 1965.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

Do lado do movimento agrário, o grande nome foram as Ligas Camponesas, grupo que atuou com grande força no país, sobretudo durante o governo de João Goulart, pela aprovação da reforma agrária, debatida no Brasil, exaustivamente, em 1963. Já no caso do movimento estudantil, o grande destaque foi a União Nacional dos Estudantes (UNE), que tinha atuação destacada e exigia, por exemplo, a criação de mais vagas universitárias no Brasil.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

O único candidato à presidência que a União Democrática Nacional conseguiu eleger durante a Quarta República foi Jânio Quadros, político que fez carreira em São Paulo e que venceu a eleição presidencial de 1960. Houve outros candidatos udenistas que foram lançados, porém derrotados: Eduardo Gomes, derrotado em 1945 e 1950, e Juarez Távora, derrotado em 1955. O mandato de Jânio Quadros durou pouco mais de seis meses, uma vez que o presidente renunciou ao cargo em agosto de 1961.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

O Atentado da Rua Tonelero foi um dos maiores escândalos do governo de Getúlio Vargas (1951-1955). Aconteceu em 5 de agosto de 1954 quando Carlos Lacerda, maior adversário político de Vargas, aproximava-se de sua casa na Rua Tonelero, em Copacabana. O atentado contra a vida de Carlos Lacerda fracassou, e as investigações concluíram que o mandante do crime fora Gregório Fortunato, chefe de segurança do Palácio do Catete, o palácio presidencial. No entanto, não houve envolvimento do presidente com esse crime.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola