Exercícios sobre a Revolta do Vintém

Por meio destes exercícios sobre a Revolta do Vintém, você poderá testar os seus conhecimentos a respeito das insatisfações populares durante o reinado de D. Pedro II. Publicado por: Cláudio Fernandes
Questão 1

Entre os principais líderes da chamada Revolta do Vintém, ocorrida no Rio de Janeiro na virada de 1879 para 1880, estava o jornalista Lopes Trovão. A função de Trovão nessa revolta foi a de:

a) negociar, pacificamente, as exigências dos revoltosos com as autoridades da cidade.

b) incitar as massas insatisfeitas com a cobrança de um vintém pelo transporte público.

c) apenas deixar que os revoltosos usassem o seu jornal para divulgar a sua insatisfação.

d) raptar as mulas que faziam a tração dos bondes públicos.

e) contratar outras empresas responsáveis pelo transporte público no Rio de Janeiro.

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Letra B

O jornalista Lopes Trovão ficou conhecido por agitar as massas insatisfeitas com o transporte público. Ele se valia do jornal onde trabalhava para criticar a administração da cidade e o descuido imperial em relação à população que necessitava dos serviços públicos.

Questão 2

(UERJ – Adaptada) A um grito de “Fora o vintém!”, os manifestantes começaram a espancar condutores, esfaquear mulas, virar bondes e arrancar trilhos ao longo da rua Uruguaiana. Dois pelotões do Exército ocuparam o Largo de São Francisco, postando-se parte da tropa em frente à Escola Politécnica, atual prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. A multidão dispersou-se e, salvo pequenos distúrbios nos três dias seguintes, estava findo o motim do vintém. A cobrança da taxa passou a ser quase aleatória. As próprias companhias de bondes pediam ao governo que a revogasse. Desmoralizado, o ministério caiu a 28 de março. O novo ministério revogou o desastrado tributo. Adaptado de CARVALHO, José Murilo de. A Guerra do Vintém. Revista de História, setembro/2007.

Ocorrida entre o final de 1879 e o início de 1880, a Revolta do Vintém representou a manifestação de segmentos populares descontentes com a decisão do governo de aumentar os preços das passagens dos bondes puxados a burro, que trafegavam na então capital do Império. Um dos principais efeitos dessa revolta naquele momento foi:

a) politização dos oficiais militares

b) privatização dos serviços públicos

c) modernização dos meios de transporte

d) enfraquecimento das instituições monárquicas

e) a fragilização das ideias republicanas

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Letra D

As instituições monárquicas começaram a ser questionadas em virtude da ineficiência em gerir as instâncias de atendimento ao público, como o transporte, que foi o estopim para outras críticas subsequentes.

Questão 3

As ações dos revoltosos contra o aumento do preço da passagem nos bondes de tração animal no Rio de Janeiro, em 1879, culminaram em agressões contra os condutores, contra os animais que faziam a tração e contra a polícia. Em reação, os policiais chamaram o reforço dos oficiais do exército imperial. Isso resultou:

a) em uma guerra civil generalizada na então capital do país.

b) na prisão e morte por enforcamento do jornalista Lopes Trovão.

c) na abdicação do trono por Dom Pedro II.

d) na substituição dos bondes por ônibus.

e) na morte de uma dezena de revoltosos.

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Letra E

Os policiais agredidos pela população solicitaram o auxílio dos oficiais do exército para conter a revolta. Entretanto, os oficiais desferiram saraivadas de tiros contra a população, o que provocou a morte de ao menos uma dezena de pessoas.

Questão 4

A Revolta do Vintém, mais do que simplesmente representar uma insatisfação popular contra o preço cobrado sobre a passagem no bonde, representou também:

a) a insatisfação com a circulação de animais de grande porte pelas ruas da capital.

b) a pressão para a transferência da capital para o Centro-Oeste do Brasil.

c) a insatisfação contra as ideias republicanas e abolicionistas.

d) a insatisfação contra a estrutura administrativa do Segundo Império.

e) a insatisfação contra as propostas de reforma urbana.

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Letra D

A cobrança de 1 vintém sobre a passagem do transporte público no Rio de Janeiro, em 1879, gerou uma das revoltas urbanas mais expressivas da época. Essa revolta expressava a insatisfação contra a administração imperial.

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