Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Alta Idade Média

Exercícios de História

Faça estes exercícios sobre a Alta Idade Média — período específico da Idade Média que se estendeu do século V ao século X. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Leia o trecho:

“O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém […] O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal-da-cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados […].”

São Gregório de Tours. A conversão de Clóvis. Historiae Eclesiasticae Francorum. Apud PEDRERO-SÁNCHES, M.G., História da Idade Média. Textos e testemunhas. SP: Ed. Unesp, 2000. p. 44-45.

O texto em questão fala da conversão de Clóvis, rei dos francos, convertido ao cristianismo no final do século V. Um grande reino surgiu do legado construído por Clóvis, rei dos francos de 481 a 511. Estamos falando do:

a) Reino dos visigodos

b) Império carolíngio

c) Reino da Normandia

d) Reino de Wessex

e) Reino de Castela

questão 2

A desagregação do Império Romano do Ocidente ficou marcada pelas invasões dos povos germânicos, que, a partir do século IV, começaram a instalar-se nas terras romanas, uma vez que Roma já não conseguia defender-se. Entre os diversos povos que a invadiram, selecione a alternativa INCORRETA:

a) Visigodos

b) Francos

c) Saxões

d) Húngaros

e) Alamanos

questão 3

Leia o trecho:

“Os pobres são despojados, as viúvas choram, os órfãos são espezinhados, a tal ponto que muitos deles, inclusive bem-nascidos e que receberam uma educação superior, refugiam-se entre os inimigos. Para não sucumbir à perseguição pública, vão buscar entre os bárbaros a humanidade dos romanos, porque já não conseguem suportar, entre os romanos, a desumanidade dos bárbaros.”

LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 22.

O trecho destacado foi escrito por Salviano, um padre do século V que tentou entender as raízes da crise romana. Segundo o trecho, podemos entender que:

a) os germânicos [bárbaros] seduziram os romanos a apoiá-los.

b) a massa romana de pobres não suportava mais a vida imposta pelos ricos e procurou apoiar-se nos germânicos.

c) os germânicos eram bárbaros cruéis que faziam as viúvas chorarem.

d) os romanos estavam subornando os germânicos para desistirem da guerra.

e) os ricos romanos contratavam mercenários germânicos para massacrarem os pobres romanos.

questão 4

Entre os historiadores, é considerado que a Alta Idade Média é o período inicial da Idade Média. Trata-se do período (do século V ao século X) de formação das estruturas que definiram a Europa durante a Baixa Idade Média. Selecione a alternativa com informações básicas sobre a Alta Idade Média:

a) difusão do catarismo e criação da Santa Inquisição

b) renascimento do comércio e invasões húngaras

c) redução populacional e ruralização da Europa

d) surgimento do islamismo e difusão da Peste Negra

e) decadência do império bizantino e enfraquecimento do comércio

respostas
Questão 1

LETRA B

O império carolíngio formou-se com o estabelecimento da Dinastia Carolíngia, evento passado no século VIII. Os carolíngios assumiram o poder após o reinado de Pepino, o breve, e eram herdeiros diretos dos francos, povo germânico que se estabeleceu na Gália e teve como grande governante Clóvis I, convertido ao cristianismo no final do século V.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

Os húngaros não eram um dos povos germânicos que invadiram o império romano durante os séculos IV e V. Eles ficaram conhecidos por realizarem invasões em territórios europeus em meados do século IX. Buscaram instalar-se na região dos Cárpatos (atual Romênia), e depois, em regiões da Europa Central. Estabeleceram-se na Panônia, no final do século IX, e formaram o reino da Hungria, sob a liderança de Árpad.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

Salviano foi declarado padre de Marselha (Massília no seu tempo) no século V. Nesse trecho destacado de um escrito dele chamado “Sobre o governo de Deus”, Salviano fala que a decadência romana tem relação direta com os pecados cometidos pelos próprios romanos. Nesse trecho ele sugere que a adesão de cidadãos romanos a povos germânicos explica-se pela dureza que era imposta à vida dos pobres em Roma.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

A redução populacional é uma marca da Alta Idade Média, e os historiadores afirmam que só a partir do século VIII é que a população europeia cresceu novamente. Explica-se essa redução pelas guerras, fome e doenças que atingiram a Europa no período de crise romana. A ruralização foi uma resposta à violência e às mortes causadas pela decadência romana e chegada dos germânicos. A população, buscando sobreviver, abandonou as cidades e abrigou-se nas zonas rurais.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola